O impacto da análise nos resultados de campanhas pagas para Inbound

O impacto da análise nos resultados de campanhas pagas para Inbound

  • 2
  • 30 de maio de 2018

Qual o impacto da mídia online na sua estratégia Inbound? Você tem tomado as ações para otimizar as campanhas de maneira efetiva?  Nesse artigo vou falar sobre a experiência positiva com análises minuciosas e como elas são importantes na tomada de decisão.

Como diz o ditado “A pressa é inimiga da perfeição”, e em uma análise isso não é diferente. Uma boa análise leva tempo. Alcançar seu objetivo com rapidez é desafiador, porém com metodologia, boa análise e criatividade nós conseguimos alcançar as metas.

Muitas vezes em uma campanha de geração de leads, acertamos no investimento (custo por lead), mas não atingimos a qualificação esperada. Mas você sabe por que isso acontece? É importante entender que o investimento nem sempre condiz com o esperado. Exemplo: podemos gerar 1.000 leads por R$ 0,10 cada, cenário que faz brilhar os olhos, porém, todos esses leads são desqualificados.

O melhor dos cenários seria você conseguir gerar com a mesma verba uma quantidade menor de leads, porém todos bem qualificados, ou seja, gerar 50 leads por R$ 20,00 cada.    

blog-midia-e-performance

Por esse motivo a análise de dados é muito importante. Através  dessas métricas você irá perceber facilmente quais os números que precisam ser melhorados e aqueles que vão bem e precisam apenas de manutenção.

Quais os caminhos para se obter um lead qualificado?

Tenha o objetivo claro

Primeiramente, você já mapeou todos os objetivos desta campanha? Se não, este é o momento! Com todas essas informações organizadas, lá na frente isso irá lhe ajudar na análise de todos os dados disponíveis, seja eles no Facebook, Google Adwords, LinkedIn ou até mesmo numa ferramenta de automação como o RD Station.

Analise o que é útil

Na maioria das vezes o que estamos procurando é mais simples do que pensamos, não perca tempo com alguns dados desnecessários que nos é apresentados em quase todos os painéis de ads, e sim economize todo esse tempo buscando dados mais simples e que mostram o resultado positivo/qualificado referente ao seu objetivo.

Quero dizer que, utilizar um método de organização e também de coleta de dados é fundamental para uma boa análise. Resumindo ainda mais, acredito fielmente que criar filtros é melhor forma de sair desse emaranhado de informações.

Faça análises constantes, diárias se possível.

A validação diária é importante para diagnosticar algum tipo de anomalia em seus anúncio, por exemplo:

  • Funcionamento/configuração da campanha

Quem nunca passou por um “Facebugs” na campanha? Quanto mais cedo você diagnosticar, mais rápida será a solução, independente da rede social. Olhando uma campanha diariamente você poderá se deparar com um anúncio pausado sem explicação, uma conversão que não está sendo contabilizada, uma imagem que não foi aprovada por conta da quantidade de texto, restrição na forma de pagamento do anúncio, assim entre outras.

  • Verba não utilizada conforme o planejado.

Já deixou aquele anúncio teste rodando com uma verba baixa, viu que deu resultado positivo, que está trazendo leads qualificados, porém esqueceu de validar a verba?  Nesse caso, você está gerando qualidade sem quantidade. Alcançar a meta é muito importante, e não usar a verba disponível por falta de validação irá comprometer na quantidade.  

  • Queima de verba  

Ao contrário da verba não utilizada temos a verba MUITO utilizada. Deixar uma campanha que não está performando bem por muito tempo pode gerar um gasto muito grande e falta de qualificação do lead.

  • Custo por lead.

O custo pode subir de um dia pro outro e as medidas precisam ser tomadas rapidamente. Medidas como: Alterar o discurso do anúncio, rever a segmentação, atualização das palavras-chave, termos de pesquisa e etc.

Vá além do painel com números

Visualize a estratégia inteira, não foque apenas em números, se questione: Essa copy está conversando com o a imagem do anúncio? Essa imagem está conversando com a Landing Page? Essa Landing Page está conversando com o produto ofertado? A segmentação está direcionada para a persona da qual sua campanha está entregando?

Entenda o que está funcionando, análise os resultados e olhe mais afundo, a partir desse momento você saberá quais serão os próximos passos e otimizações que devem ser feitas para que o caminho até o objetivo seja assertivo.

Agora você entende como uma boa análise e o funcionamento dos anúncios podem ser extremamente importantes para que sua estratégia seja matadora. Se alguns desses pontos não estiverem em ordem isso irá impactar negativamente no resultado final. Entregar resultados positivos e qualificados sempre será nosso objetivo, e temos que trabalhar, analisar e validar para que isso seja entregue da melhor maneira possível.

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o