Marketing Digital realmente funciona para todos os mercados? 3 cases que mostram que sim!

Marketing Digital realmente funciona para todos os mercados? 3 cases que mostram que sim!

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  • 11 de dezembro de 2017

Muito se fala nos benefícios do marketing digital: é mais econômico do que os meios tradicionais, tem alto poder de alcance e é eficiente em fortalecer o relacionamento com o cliente. Este também é um tipo de marketing que permite o acompanhamento de dados em tempo real, que traz retorno sólido e que pode gerar resultados anos depois que a ação foi aplicada.

Mas será que este marketing funciona para todas as empresas? Ou existem mercados que não são afetados por ações realizadas online? A melhor maneira de responder a esta pergunta é apresentando cases de sucesso em marketing digital.

Abaixo, mostramos, em três exemplos, que há efetividade tanto no marketing digital para B2B quanto no marketing digital para B2C. As estratégias realizadas online também são indicadas para todos os setores do mercado – de alimentos a móveis, por exemplo. Confira:

Como o marketing digital traz resultados para todos os mercados

Case 1. L’inizio Pizza Bar e o Pokémon GO

Assim que lançado, o jogo Pokémon GO foi uma febre. Consumidores de todo o mundo – e de todas as idades – eram vistos percorrendo as cidades com um celular na mão e um objetivo na mente: caçar muitos Pokémons. Uma pizzaria em Nova York virou notícia na época por ter aproveitado a fama do jogo para atrair mais fregueses para o estabelecimento. Tudo que o gerente precisou fazer foi investir 10 dólares para atrair Pokémons para a pizzaria. Os jogadores não demoraram a chegar – atrás de Pokémons e, claro, pizzas. As vendas subiram 75% graças à ação feita pelo gerente.

É claro que esta foi uma ação simples, com resultado passageiro. Mas é um bom exemplo do potencial do marketing digital. Assim como a pizzaria americana, muitos negócios aproveitaram o sucesso do jogo para atrair mais clientes para os seus negócios.

Como este case pode servir de inspiração para o seu negócio: Pokémon GO foi um jogo muito popular assim que lançado. A febre não durou muito, mas situações assim representam boas oportunidades para chamar a atenção de mais clientes. Junto a isso, é importante criar uma estratégia que garanta a retenção dos novos consumidores atraídos.

Case 2. Ponto Frio e o Pinguim mascote

As redes sociais aproximam marcas de consumidores. Um exemplo de empresa que soube aproveitar muito bem estas novas ferramentas de comunicação é o Pontofrio.com. Com muito bom humor, o mascote da marca o responsável pelo Twitter. Em seus tweets, ele anuncia promoções, responde seguidores e até já apresentou a sua namorada, a Pinguina.

O segredo do sucesso do Twitter do Ponto Frio é a personalidade e a linguagem utilizadas pelo Pinguim. Mas ele cresceu muito com os anos. Sem nenhum investimento em mídia paga, o mascote gerou vendas na casa dos R$ 20 milhões em um ano. Foram testadas várias formas de comunicação, até chegar à linguagem descontraída usada pelo personagem atualmente. A ação ganhou a atenção da mídia há uns quatro anos. Ainda hoje, o Twitter da empresa tem um número considerável de seguidores: mais de 250 mil.

Como este case pode servir de inspiração para o seu negócio: As redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação com o cliente. Para fortalecer a estratégia e maximizar resultados, leve em consideração o perfil dos seus clientes para definir o melhor tom de linguagem. Assim como o Ponto Frio, vale a pena fazer testes até encontrar a comunicação ideal para engajar o seu público (fique atento ao que gera mais interação – likes e comentários).

Case 3. HubSpot e o crescimento de 1.193%

Desde 2006, a HubSpot vem crescendo como autoridade em marketing digital. Não faltam acessos no seu blog e é alta a conversão de visitantes em leads. Boa parte do sucesso pode ser explicada pelo excelente marketing de conteúdo criado pela empresa. Por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes, eles ajudam os seus clientes a alcançarem melhores resultados com ações realizadas no meio virtual.

Essa é uma maneira eficiente de criar um relacionamento de confiança com os potenciais clientes e de fazer da marca uma referência na área em que atua. Deu tão certo para a HubSpot que o crescimento da empresa chegou a 1.193% em apenas três anos.

Como este case pode servir de inspiração para o seu negócio: Uma vez identificadas as dores da sua persona, é possível investir na criação de conteúdos relevantes para ela. Eles podem ser compartilhados em um blog, associado ao site da empresa, ou até no próprio site. O objetivo é atrair a atenção de pessoas que precisam do seu produto, dar mais destaque à sua marca, começar um relacionamento com potenciais clientes e criar autoridade no mercado.

O que aprender com cases de sucesso em marketing digital

Explorar casos de sucesso, como os citados neste post, pode ser uma excelente maneira de aprender com os acertos de outras empresas. Aqui, falamos de uma empresa ligada à área de alimentos e de uma marca varejista. Ambos são exemplos de como o marketing digital funciona para empresas B2C. O consumidor final está na internet e é influenciado pelas informações que são compartilhadas na rede. Assim, é essencial usar ferramentas digitais para atrair estes clientes em potencial, dar mais visibilidade à sua marca e, consequentemente, gerar mais vendas.

O mesmo vale para empresas que fazem negócios com outras empresas. O marketing digital para empresas B2B também é não só eficiente, como essencial para que a marca tenha destaque no mercado. A HubSpot, por exemplo, tem outras empresas como público-alvo e conseguiu apresentar um considerável crescimento apenas com ações digitais.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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