Marketing Digital para pequenas e médias empresas em 8 passos

Marketing Digital para pequenas e médias empresas em 8 passos

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  • 20 de novembro de 2015

Marketing Digital não é uma moda passageira, ele é um método que deve ser implementado passo a passo e que irá resultar no sucesso da sua pequena ou média empresa.

A base do marketing digital é fazer com que a sua empresa e a sua marca sejam conhecidas e respeitadas no mercado. Para entender melhor os aspectos essenciais que você deve considerar na estratégia de marketing digital, separamos 8 dicas fundamentais! Acompanhe!

1. Tenha um Website

O coração de qualquer planejamento on-line começa com a criação do website da sua empresa, ele é essencial, pois é a sede da sua empresa digital. O site deve ser otimizado e muito fácil de navegar.

Um aspecto crucial para implementar o seu site é a criação do blog da empresa e se ele for integrado ao site, melhor. No blog será postado conteúdo útil para os usuários, informando-os sobre a sua empresa, seus serviços ou seus produtos e também pode ajudá-los a resolver um problema ou preencher uma necessidade.

2. Invista em conteúdo

O conteúdo é o combustível essencial para trabalhar e avançar sua estratégia de marketing digital. Mas qual é objetivo do conteúdo? Fazer o seu site ser encontrado nos sites de busca como Google ou Bing, para construir confiança e para atrair público-alvo, além de chamar a atenção potenciais usuários.

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Que tipo de conteúdo? O conhecimento de seu segmento de mercado específico é a chave para criar informação, tais como respostas e soluções que podem interessar e ajudar o seu público-alvo.O ideal é criar esse conteúdo em vários formatos, como itens de texto, voz (podcast); vídeos, infográficos, webinars, imagens, etc.

3. Entenda o SEO

Uma vez que você criou o site e otimizou o conteúdo do seu blog, você deverá espalhar eu seu conteúdo. O processo prévio de aquisição de bens e serviços é verificado nos motores de busca (97% para o Google). Assim, é possível estar nos resultados dessas pesquisas. Há duas maneiras de promover o site e conteúdo: gratuitamente ou pagando.

O primeiro é conseguido através da otimização do conteúdo, ou seja, usando a  Search Engine Optimizatio – SEO – que nada mais é que otimizar o conteúdo usando palavras-chave, subtítulos, links e publicando com frequência.

O segundo é feito usando a publicidade paga e anúncios online.

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4. Faça publicidade online

Qualquer PME que pretenda obter um resultado positivo em sua estratégia de negócios deve considerar fazer publicidade on-line para o seu site. E por que eu deveria fazer publicidade on-line?

Porque a Internet dá-nos a possibilidade de uma ampla gama de potenciais clientes a um custo muito menor do que os meios tradicionais conhecidos na mídia impressa, rádio ou TV.

A publicidade também pode atingir um público específico e permite que você monitore as estatísticas de cada campanha, tanto no Google Adwords, anúncios do Facebook ou no LinkedIn.

5. Esteja nas redes sociais

A rede social é um fenômeno que tem tido um papel fundamental na estratégia de comunicação, distribuição e de captura de leads para empresas ou marcas.

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Este aspecto é tão importante que é necessário elaborar um plano de ação específico para as mídias sociais, que servem para amplificar o conteúdo do seu blog, construir a confiança, humanizar a marca, direcionar o tráfego para o site e gerar leads ou potenciais clientes.

6. Fique atento à taxa de conversão

A taxa de conversão nada mais é que uma métrica utilizada para analisar os resultados alcançados com as campanhas e estratégias de marketing de sua empresa. Ela pode ser refletida no fechamento de uma venda, quando um lead preenche um cadastro, quando pede um orçamento ou simplesmente quando ele assina um newsletter.

Só através dela você pode mensurar seus resultados e analisar o que está funcionado e o que não esta em sua estratégia.

7. Utilize o e-mail marketing

E-mail marketing é, de acordo com as estatísticas, a ferramenta mais eficaz no momento da conversão. E se você pensa que é uma ferramenta em desuso, se engana, ele é mais relevante do que nunca. Por que usar um plano de e-mail marketing?

  • Para permanecer na mente dos potenciais clientes.
  • Para construir confiança.
  • Ter um público cativo e interessado
  • Construir um veículo de comunicação de imediato e pessoal
  • Gerar vendas!

Leia nosso e-book de Introdução ao E-mail Marketing e entenda como usar essa ferramenta. Baixe gratuitamente aqui

8. Analise e controle!

A medição e análise de marketing digital não consiste em implementar o Google Analytics e dar uma olhada de vez em quando. Para ajudar a melhorar os resultados da sua empresa, o processo é mais complexo e ocorre em quatro etapas:

I. Definição de Metas

II. Implementar ferramentas de medição

III. Definir um painel de controle

IV. Analisar, avaliar, aplicar ações corretivas.

Pronto! Seguindo estas dicas você esta pronto para começar! Lembre-se que em nosso blog você encontra materiais extras para te ajudar em cada etapa deste processo. E se ainda restar alguma dúvida, entre em contato!

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