Marketing digital para educação: problemas que sua instituição pode estar enfrentando

Marketing digital para educação: problemas que sua instituição pode estar enfrentando

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  • 28 de março de 2018

Alguns problemas encontrados nas instituições de ensino podem vir da falta de um Marketing mais engajado ou alinhado com as estratégias das empresas. São eles: baixa conversão, pouco engajamento e fidelidade em queda. Entenda como agir frente a essas falhas.

Jogo dos erros

Identifique os problemas de um marketing não estratégico. O primeiro passo é estabelecer uma estratégia sólida diante da concorrência. É fundamental reunir profissionais da área de marketing digital para educação aptos a encontrar o problema o mais rápido possível a fim de entender em que pontos será necessário empregar melhorias. Algumas questões devem ser levantadas, como as seguintes:

  • A persona da empresa está construida de maneira sólida? Ou seja, a instituição de ensino sabe quem são os grupos que irão formar o corpo discente?
  • Suas necessidades e desejos estão bem definidos e alinhados com as ações planejadas pela empresa?
  • As ações digitais estão resultando em conversão? Acompanhe os índices: trabalhe com dados, não suponha. Invista em pesquisas de tecnologia, realize testes a/b, alterações em títulos de páginas, simplifique as telas de matrícula, interação, feedback etc., a fim de compreender quais mudanças geram aumento das taxas de conversão;
  • A solução oferecida cumpre a publicidade ao seu redor? Comunique a verdade. Ao mesmo tempo, a empresa precisa estar aberta a analisar os feedbacks dos clientes a fim de fazer alterações que os prendam. É importante considerar que um problema na linguagem da marca esteja comprometendo a aproximação e o engajamento dos alunos. Para garantir que isso não ocorra, é necessário que todas as áreas estejam alinhadas com marketing, além de investir em conteúdo especializado segmentado para difundir nas redes sociais. Não é preciso dizer que quizzes, jogos e gráficos interativos, assim como vídeos com digital influencers são aliados de peso para dar uma força na interação com os alunos, certo?
  • Mesmo no caso das empresas de educação, transações comerciais são compostas por níveis de satisfação do cliente e são mais do que a simples venda de um produto: a experiência que o usuário tem é o verdadeiro foco para estabelecer e manter uma relação estável. O marketing digital para educação é a chave de conhecimento do público ao padrão de qualidade que seu negócio tem;
  • Use os feedbacks a favor da instituição. Ouça o que os clientes têm a dizer para empregar melhorias efetivas, que vão de encontro com suas demandas. Vale realizar pesquisas de satisfação por meio de enquetes em mídias como o Instagram ou o Facebook, por exemplo. Ferramentas como o NPS (Net Promoter Score) também podem auxiliar na hora de medir os dados com a seguinte pergunta, que pode ser respondida de 0 a 10: “Qual a chance de você recomendar nossa empresa a outra pessoa?” Os benefícios são engajamento e até mesmo fidelização;
  • Promova ações que consolidem a essência da marca e aproximem os clientes que percebem e alinham-se com os valores passados. Explore a postura projetada pela marca, seja por meio da linguagem expressa nas redes ou nos conteúdos veículados e passe a mensagem pretendida. Entenda que é importante deixar claro o posicionamento assumido pela empresas frente a questões e isso conta muitos pontos;
  • Abuse do “return on investiment’’ ou ‘’retorno sobre o investimento’’, o famoso ROI. A sigla diz respeito à métrica responsável por estabelecer a relação entre o dinheiro ganho ou perdido com o investimento realizado a priori. O cálculo do ROI é, basicamente, o ganho obtido – investimento inicial / investimento inicial. Tenha ciência e controle sobre esse valor e fique a frente das concorrentes.

Estratégias de marketing digital para educação

Alinhadas, todas as áreas da empresa devem trabalhar para dar vida à estratégia definida. Nesse contexto, as equipes de Marketing devem buscar sempre novas fontes de leads e trabalhar em mensagens que gerem interesse nas fórmulas de ensino que a empresa propõe. Como muitos segmentos, o marketing digital para educação também depara-se com obstáculos e incertezas. Entender as falhas no planejamento garante que as alterações necessárias sejam feitas o quanto antes, evitando problemas futuros. Isso, sem dizer que repensar formas tradicionais de comunicar e inovar coloca a instituição de ensino não só a frente da concorrência, mas também ao lado de seus alunos. Pronto para mudar?

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