Marketing de convergência: como unificar o digital e o físico em uma única estratégia?

Marketing de convergência: como unificar o digital e o físico em uma única estratégia?

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  • 26 de agosto de 2015

Como você bem pode imaginar, o surgimento e crescimento do marketing digital está acabando com o marketing tradicional. E, na realidade, a co-existência destas duas formas de marketing criou um desafio interessante, que só as agências de marketing mais altamente capacitadas podem vencer: a unificação do marketing digital e físico em uma só estratégia.

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Afinal, qual a definição para cada um deles?

Marketing Digital

O marketing digital envolve diversas ações que são realizadas através da internet. Isso inclui criação e manutenção de websites e blogs, redes sociais, campanhas de Ad Words, e-commerce, entre outros.

Marketing Físico

O marketing físico, tradicional, é aquele que você já conhece. Ele envolve ações no ponto de venda, criação de material promocional ou brindes, anúncios em revistas, televisão, entre outros.

Marketing de Convergência

O marketing de convergência apresenta uma estratégia que conta com elementos tanto do marketing digital quanto do físico. Seu objetivo é otimizar os resultados obtidos com cada um. Na prática, as ações realizadas no meio digital possuem um impacto sobre o meio físico – e o inverso também é verdadeiro, é claro.

A quem atende cada um deles atende?

O marketing de convergência é a opção ideal para atender empresas de um mercado com perfil consumidor híbrido. Para entender isto melhor, vamos pegar dois exemplos diferentes: o segmento de alta tecnologia pessoal, como smartphones, e o segmento de cosméticos.

O consumidor mais típico de smartphones é uma pessoa que já deixou para trás boa parte da sua conexão com o marketing físico. Ele passa o dia conectado, busca tudo o que precisa online, e faz suas compras pela internet. Para esse tipo de público, o marketing digital é a melhor opção, pois é o que realmente interessa e atinge ao perfil.

Enquanto isso, a consumidora de cosméticos tem um pé no mundo digital, e outro no físico. Ela gosta de ler sobre as novidades e ver tutoriais de beleza no YouTube, mas também adora visitar as lojas para testar produtos ou receber catálogos de suas marcas favoritas. Para esse tipo de público, o marketing de convergência vai garantir um impacto de todos os ângulos.

Comunicação no Marketing de Convergência

O consumidor com perfil híbrido valoriza o contato sob todas as formas. Por isso, é essencial que as empresas interajam com seus clientes através da internet, com as redes sociais, mas também não se esqueçam do contato pessoal. É preciso aproveitar todos os canais de comunicação. Por que não enviar cartas, por exemplo? Esse é um meio tradicional de contato que, se comparado a um e-mail, demonstra uma valorização muito maior do cliente.

Informação com o Marketing de Convergência

O marketing de convergência também garante que você terá como oferecer ao cliente todas as informações que ele precisa para chegar à decisão de compra. Isso pode ser feito através do inbound marketing, que se dedica a conquistar clientes oferecendo a eles informação de alto valor. O consumidor bem informado e engajado com sua empresa, tanto no meio físico quanto no digital, vai se sentir mais confiante em realizar uma compra. Por isso, o marketing de convergência possui uma alta taxa de sucesso.

O marketing de convergência exige uma alta capacidade estratégica da agência de marketing. Do contrário, o cliente acaba recebendo dois planos de marketing independentes – um digital e outro tradicional – sem conexão entre si.

Mas um plano de marketing de convergência profissional, bem estruturado e executado, consegue aproveitar os melhores aspectos de cada vertente de marketing. Desta maneira, ele contribui com resultados concretos de aumento nas vendas de sua empresa.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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