Linkedin para negócios B2B: porque você deve prestar mais atenção a essa rede

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  • 16 de agosto de 2016

O potencial do Facebook e de seu recurso de anúncios (Facebook Ads) já é conhecido no mercado brasileiro. Entretanto, é importante lembrar que essa não é a ferramenta única e, algumas vezes, nem a mais eficiente para negócios. É um erro considerar que o marketing digital nas mídias sociais deve ficar restrito somente a essa plataforma. Na verdade, em segmentos como o B2B, por exemplo, o LinkedIn é uma mídia social que gera ótimos resultados.

Os diferenciais do LinkedIn

O LinkedIn, mídia social que acaba de completar 13 anos, já possui mais de 25 milhões de usuários no Brasil, sendo a rede social preferida por quem tem mais de 40 anos. Essa é uma mídia social mais segmentada, utilizada para relacionamento profissional e entre empresas.

Essa plataforma possui recursos que permitem a geração de leads bastante qualificados, por meio de recursos como grupos ou links patrocinados (que possuem uma segmentação bastante específica, possibilitando o alcance de perfis de tomadores de decisões das empresas).

LinkedIn: a mídia social perfeita para negócios B2B

A efetividade e respeitabilidade do LinkedIn qualificou-o a ser um dos canais mais importantes para o marketing B2B contemporâneo.

Essa reputação para o mercado B2B é confirmada, por exemplo, por um estudo que revela que o LinkedIn é a mídia social preferida pelos profissionais de marketing B2B para lançamentos de produtos e serviços.

Outro fator que levou a plataforma às graças do segmento business to business é seu poder de atração e segmentação. Lá é possível focar em ações com públicos muito direcionados, por exemplo, com foco em cargos ou setores específicos das organizações. Por isso, essa é a mídia social perfeita para as empresas buscarem fornecedores ou clientes corporativos.

Como utilizar o LinkedIn para gerar negócios?

Company Page

Assim como no Facebook, no LinkedIn também há a possibilidade de criação de uma página para a sua empresa na mídia social. Por meio da Company Page, sua empresa poderá adotar uma estratégia de marketing de relacionamento para apresentar sua cultura, especialidades e diferenciais para outras empresas, fazendo contato com possíveis clientes e gerando leads qualificados.

Dica:

Para que sua estratégia de atração B2B seja efetiva no LinkedIn, é muito importante entregar conteúdo relevante para as empresas, como artigos técnicos, demonstrações de produtos/serviços, soluções que levem à economia de recursos e maximização de resultados, etc. Outro ponto importante é manter sua Company Page sempre atualizada. Se uma empresa acessa sua página e vê que sua última atualização ocorreu há meses, isso poderá afetar a confiança e credibilidade, levando-a a página de um concorrente.

Showcase Pages

É possível criar no LinkedIn páginas específicas de segmentos de negócios da sua organização, que funcionam como como uma vitrine, apresentando-os em detalhes. Esse recurso permite que sua empresa promova produtos ou serviços para nichos mais direcionados de público. Esse é um ótimo recurso para divulgar serviços mais complexos, por exemplo.

Grupos

Os Grupos no LinkedIn funcionam como fóruns de discussão sobre temas profissionais e de mercado mais específicos (por exemplo, se sua empresa comercializa sistemas ERP, ela poderá ingressar em grupos de T.I, de Inteligência de Mercado, de Gestão Empresarial, etc.). Mas os grupos não devem ser utilizados apenas para divulgar os produtos de sua empresa, sua organização deve propor soluções, divulgar novidades de seu segmento, compartilhar conteúdo relevante (que pode, por exemplo, estar no seu blog corporativo) que gere interesse de outras empresas em conhecer melhor seus produtos e serviços.

Outra opção é sua empresa criar e moderar um Grupo próprio, o que fará com que ela seja vista como uma apoiadora e representante de uma causa, reforçando sua autoridade em relação ao tema do Grupo.

LinkedIn Ads

Além das opções de marketing de relacionamento, outro recurso desta mídia social possui grande potencial de marketing B2B: os anúncios patrocinados, ou LinkedIn Ads.

Esses anúncios podem ter diversos formatos, podem aparecer como resultado de pesquisa, nas páginas de Grupos, nas páginas de perfil ou mesmo na página principal de seu público de interesse. Como falamos, no LinkedIn é possível segmentar com grande detalhamento quem você quer impactar com a divulgação, o que garante um retorno bastante satisfatório das campanhas realizadas por lá.

O LinkedIn é uma ferramenta que permite a geração de leads qualificados, segmentação muito precisa de público e que conta com uma base de usuários que são influenciadores e tomadores de decisão nas organizações, além de ser um canal muito efetivo de relacionamento e de atração de negócios para o segmento B2B.

Sua empresa já está presente no LinkedIn? Compartilhe conosco sua experiência aqui nos comentários!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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