Investir para crescer ou crescer para investir?

Investir para crescer ou crescer para investir?

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  • 24 de julho de 2015

Em uma época onde o empreendedorismo tem estado em alta, é muito comum observarmos a dificuldade das empresas em promoverem a expansão de seus negócios.

Deste modo, por mais que exista um plano de negócios bem estruturado, muitos empresários sentem dificuldades para decidirem como e quando expandir a empresa. Mas afinal, é preciso investir para crescer ou crescer para investir? Acompanhe os detalhes a seguir:

Investimento vs Crescimento

Investir para crescer ou crescer para investir? Este talvez seja uma dos maiores dilemas de muitos empresários ao se depararem com a necessidade de expansão em suas empresas.

Com isso, quando se fala em investimento para o crescimento, é possível destacar o marketing como um dos setores responsáveis e essenciais para receber capital e trazer o retorno esperado. Mas antes de sair investindo grandes quantidades de valores e esperar excelentes resultados, é preciso estar atento a algumas regras importantes que são:

Trace o público-alvo:

Conhecer o perfil do suposto cliente é o primeiro passo para segmentar suas campanhas, aumentando a captação de leads.

Divulgue sua marca:

Após conhecer o público-alvo é necessário investir na criação de oportunidades para a empresa, sendo neste caso, a criação de leads, que pode ser feita de três maneiras:

  • Seeds (sementes): Divulgação baseada no boca a boca, recebendo indicações de clientes;
  • Nets (redes): Divulgação baseada em marketing digital, por meio do marketing de conteúdo, campanhas pagas, redes sociais, entre outros.
  • Spears (lanças): Modelo baseado na abordagem de prospectos um a um, geralmente feito por um profissional dedicado a tal tarefa.

Desenvolva soluções: 

Antes de divulgar os produtos no qual sua empresa deseja negociar, é importante ter em mente a necessidade de expor ao cliente muito mais do que a venda de um produto. Neste caso, é essencial oferecer soluções em vez de propriamente lhe “empurrar o produto” para ser comprado. Desta forma, as chances de aceitação passarão a ser maiores e consequentemente será possível gerar mais vendas para sua empresa.

Menos é mais:

Antes de sair contratando vendedores para compor sua equipe, é preciso avaliar que a quantidade de profissionais não está diretamente ligada a uma maior possibilidade de geração de vendas. Deste modo, é essencial investir na qualificação desde profissionais fazendo com que estes se qualifiquem por meio de novas oportunidades de negócio, criadas neste caso, pelos Leads.

Desenvolva um Faturamento Previsível

O princípio para um Faturamento Previsível é garantir que a empresa tenha um volume frequente de resultados positivos em suas vendas. Desta forma, se a empresa possui um volume contínuo, é possível declarar que seu produto garantiu uma tração de mercado e poderá evoluir ainda mais para atender a um maior público, por exemplo. (Veja na imagem um exemplo prático de Faturamento Previsível de uma companhia, baseado nos investimentos em campanhas de marketing.)

Com isso, é possível analisar que a previsibilidade de faturamento possui um grande papel para alinhar a decisão do empresário quanto ao seu retorno sobre o que será investido em suas campanhas de marketing. Note ainda no exemplo, que a análise da previsão de faturamento mostrará se a empresa terá a possibilidade de ampliar cada vez mais seus investimentos, de modo a crescer junto com o retorno do que é previsto.

Após conhecermos algumas métricas a respeito da necessidade de medir o alcance dos investimentos, torna-se possível avaliar que o crescimento e o investimento não devem ser vistos como fatores distintos. Pode-se destacar ainda que o crescimento das empresas não está diretamente relacionado à quantidade de vendedores contratados ou na quantidade de capital investido.

Desta forma, a criação de um faturamento previsível mostra a eficiência em atuar com campanhas segmentadas de marketing, avaliando sempre o retorno sobre o investimento, de modo a ser possível obter uma visão do quanto é possível crescer de acordo com o que se investe.

E você, como investe no crescimento da sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários!

 

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