O que um investidor busca em uma startup  (E como o Marketing Digital pode ajudar)

O que um investidor busca em uma startup (E como o Marketing Digital pode ajudar)

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  • 20 de março de 2018

Se a sua startup já está criada, os serviços e produtos consolidados e seu modelo de negócio aprimorado, ela está na Série A. Logo, você está no caminho certo para atrair investimentos. É importante lembrar que os investidores para startup estão sempre atentos aos resultados e o progresso das empresas nas quais pretendem investir, e pode ser a hora de você buscar uma Series A Round. O marketing digital para startup pode te ajudar nessa tarefa, e nós vamos te explicar como.

Na Series A Round, serão definidas escalas de produção, otimizações e adaptações de produtos/serviços e aprimoramento de modelos de negócios. Os investimentos para este nível de empresa variam de 2 milhões à 15 milhões de dólares, e em alguns casos podem chegar na casa dos 20 milhões. Se você já chegou nesta etapa, pode ser a hora de buscar um novo investidor para a sua startup.

Neste texto você vai saber o que um investidor busca em uma startup e como o marketing digital pode te ajudar a obter os resultados desejados.

Um plano de marketing bem elaborado é um passo importantíssimo para conseguir um investidor. Com ele, serão traçados os principais pontos como: público-alvo, serviços e produtos a serem oferecidos, estratégias online, objetivos, metas, entre outras informações relevantes.

Marketing digital para startups

Invista na divulgação da sua empresa, esteja no campo de visão dos investidores potenciais e seja criativo. Uma startup diferenciada é sempre uma boa oportunidade de negócio.

Mas como fazer isso? O marketing digital irá a ajudar a sua startup nas seguintes tarefas:

  • Elaborar um planejamento de comunicação eficiente e direcionado para a sua empresa;
  • Conhecer melhor o público-alvo e a persona da sua startup;
  • Criar diferenciais de mercado;
  • Conquistar leads qualificados e educar o mercado;
  • Consolidar a reputação da sua empresa;
  • Tornar-se autoridade nos assuntos referentes ao ramo de atuação;
  • Prospectar novas oportunidades de negócio e clientes;
  • Interagir com os leads e estabelecer uma comunicação permanente com os seus clientes;
  • Dar maior volume e qualidade nas oportunidades de vendas.

Apresentar um planejamento bem elaborado e um plano de marketing estruturado, além de organizar a sua estratégia de comunicação, irá te ajudar a atrair a atenção dos investidores e garantir boas parcerias.

O que os investidores buscam

Existem diversos tipos de investidores no mercado atual, eles podem ser um financiamento bancário, uma sociedade, um investidor-anjo, ou qualquer outro que busque uma boa oportunidade de investimento. No entanto, apesar dos diferentes tipos, todos eles buscam uma proposta sólida e promissora de negócio.

Veja alguns itens que são essenciais na hora de apresentar o seu planejamento:

Estruturação

Se você é um empreendedor que busca atrair investimentos para sua startup, tenha em mente que este é um negócio de risco para investidores. Estruture bem as suas ideias e planos na hora de fazer a apresentação da sua startup.

Apresentação

Por meio de uma apresentação bem organizada, prove a capacidade de crescimento da sua empresa e as chances que ela tem de trazer resultados positivos ao investidor. Apresente suas projeções de crescimento e planos de negócios, eles devem conter:

  • Estudo de viabilidade;
  • Principais diferenciais;
  • Perspectivas reais de ganhos.

Seja coeso nas ideias, quanto mais sólido for o seu plano, mais os investidores ficarão interessados e maiores serão as chances de conquistá-los.

Reputação

Tenha uma boa reputação, muitos investidores não buscam apenas bons negócios, mas também apostam nas pessoas que estão por trás das startups. Ter uma boa oferta é importante, mas também é preciso que o investidor tenha confiança em quem está à frente do projeto. Invista nas suas ideias e trabalhe sua autoconfiança.

Equipe

Crie uma equipe, não basta ser apenas você o responsável por fazer tudo acontecer. Ter um time de peso trará mais segurança ao investidor e com isso ele saberá que mais pessoas eficientes trabalham para o sucesso do negócio.

Parcerias

Busque parcerias que possam contribuir com a sua startup, investimento capital é importante, mas existem mentores intelectuais que podem contribuir para o seu crescimento. Geralmente são empresas ou profissionais bem-sucedidos no mercado que oferecem apoio para quem ainda está em busca do sucesso. Essa também é uma boa forma de se estabelecer um networking e criar novas oportunidades no mercado.

Muitos investidores para startup buscam oportunidades promissoras no mercado. Os requisitos mencionados acima irão te ajudar a conquistar um investidor real. Já o marketing digital para startups, se aplicado da forma correta, irá potencializar ainda mais essa conquista, atraindo um investidor que realmente acredite na sua startup e caminhe lado a lado com o seu negócio.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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