Instagram: conheça as vantagens de utilizá-lo como ferramenta de marketing digital

Instagram: conheça as vantagens de utilizá-lo como ferramenta de marketing digital

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  • 22 de junho de 2018

Criado em 2010, o Instagram atingiu 800 milhões de usuários em 2017 e é a segunda rede social mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas do Facebook. Com tanta abrangência, disponível em todos os sistemas operacionais mobile (iOS, Android e Windows Phone) e podendo ser sincronizado com outras redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo), o uso do aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos vem se popularizando também no meio empresarial.

Isso porque a publicação de fotos e vídeos permite muito mais que simplesmente expor momentos da vida pessoal de usuários comuns. Para as empresas, o aplicativo pode acabar se tornando uma ferramenta eficaz de marketing digital, com alto potencial de atração de clientes, desde que seja utilizado estrategicamente. Pesquisas mostram que o aplicativo tem sido usado cada vez mais para definição de estilo de vida, pesquisa de compras, reconhecimento de marca e muito mais.

Continue lendo para entender as principais vantagens de se utilizar o Instagram como ferramenta de marketing digital.

A sua abrangência de público permite conteúdo segmentado

Até o ano de 2013, o público feminino tinha presença em peso na rede social, representando quase que 70% dos usuários ativos. Entretanto, hoje ambos os sexos se equiparam no número de perfis ativos: cerca de 50% de usuários são do sexo masculino e 49%, do sexo feminino. A faixa etária da maioria dos usuários está em torno de 16 a 30 anos de idade.

Ou seja, é possível segmentar conteúdo para os seus seguidores de acordo com o tipo de produto ou tópico de interesse, por exemplo, com faz a Nike, que tem vários perfis. Além da conta “geral” – a @nike, há também os perfis @nikerunning@nikebasketball e @nikefootbal, direcionados aos amantes de corridas, basquete e futebol, respectivamente.

Outros dados importantes, divulgados pela própria rede social:

  • 80% das contas seguem uma empresa no Instagram
  • Mais de 300 milhões de contas usam as histórias da plataforma todos os dias
  • Mais de 500 milhões de contas do Instagram em todo o mundo estão ativas todos os dias

Em todos os casos, lembre-se das boas práticas e utilize a linguagem ideal de acordo com o perfil da sua marca e do seu público-alvo. Por exemplo, é comum que no Instagram fotos do cotidiano sejam compartilhadas de forma descontraída, então tente não utilizar fotos profissionais de bancos de imagens, pois a rede social é focada em fotos tiradas por smartphones, com filtros que ela disponibiliza para os seus usuários. Além disso, evite publicar imagens já postadas em outras redes sociais da empresa, pois o público quer conteúdo original.

É focado diretamente no seu produto

Diferente de outras redes sociais como o Facebook ou Twitter, onde a demanda de informações diárias é muito alta e publicações de todos os tipos disputam o seu lugar no feed, se misturando entre vídeos, notícias, fotos, textos e posts pessoais de famosos ou conhecidos. Todos os anúncios do Instagram têm um ícone Patrocinado na parte superior direita e podem conter um botão de call-to-action abaixo da imagem. A legenda do seu anúncio também aparecerá abaixo da imagem.

De modo geral, empresas dos mais diversos portes têm focado os seus investimentos em divulgar os seus produtos através do Instagram, já que a rede social torna as imagens dos produtos ainda mais atrativas e não sobrecarrega os usuários com acúmulo de informações como no Facebook, por exemplo. Porém, para empreendimentos em que a apresentação do produto é um ponto forte, como lojas de roupas, jóias, bijuterias, acessórios etc., o Instagram é a rede social perfeita.

Ele também tem se popularizado entre negócios que comercializam bebidas como vinhos, cervejas artesanais, e também empresas do ramo alimentício. Nesses casos, a grande sacada pode ser tirar partido dos hábitos dos usuários com o uso do aplicativo. Foi o que fez a marca inglesa de produtos congelados Birds Eye. Ciente da febre que são as fotos de comida no Instagram, a empresa criou a seguinte ação para divulgar uma nova linha de congelados: criou restaurantes pop-up em Londres, Manchester e Leeds e convidou seus clientes a experimentarem os novos produtos nos restaurantes provisórios de graça, desde que eles publicassem uma foto da refeição com a tag #BirdsEyeInspirations, nome da linha que estava sendo lançada.

É possível também utilizar o aplicativo para engajar seu público e criar uma comunidade em torno da sua marca e dos seus produtos. Mais uma vez a Nike e o perfil @nikerunning é um bom exemplo. Por meio de hashtags específicas, como #werundirty, o perfil encoraja a prática de esportes, une uma comunidade global de corredores e, por fim, leva os praticantes de corrida a publicarem fotos com os tênis da marca durante suas corridas.

Você pode criar anúncios nos seguintes formatos:

Permite que o seu perfil se torne uma loja virtual

O Instagram também já liberou o recurso de compras online, diretamente no aplicativo. Isso permite que você exiba produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados.

Ao enxergar uma sacolinha de compras no canto superior direito da foto, o usuário já saberá que, ali, está um produto anunciado. Basta dar um toque na imagem para que as informações sobre preço sejam exibidas, com mais um clique levando às informações sobre o produto em si, ainda no ambiente do Instagram e com direito a informações mais completas e outras sugestões de produtos. Por fim, o clique em “comprar agora” leva o usuário à loja em si, onde o cadastro e aquisição dos artigos podem ser feitos da maneira tradicional.

Elabore metas para o seu negócio no Instagram

Um perfil eficiente dentro desta rede social precisa ter objetivos estratégicos, para trazer resultados. Alguns deles podem ser:

  • Aumentar o número de vendas de produtos
  • Aumentar o tráfego do seu site
  • Melhorar a percepção sobre a sua marca
  • Promover a satisfação do cliente
  • Atrair talentos para a sua organização
  • Estabelecer relacionamentos com influenciadores

Lançando mão de todos esses recursos de maneira correta, e aplicando técnicas de marketing digital direcionadas especificamente para o aplicativo, você pode transformar o Instagram em uma ferramenta poderosa para atração de novos clientes, fidelização de antigos e engajamento com todo seu público-alvo.

Já utiliza o Instagram na sua empresa?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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