O furor passa, mas a lição fica: você ainda pode aprender MUITO sobre inovação em negócios com Pokémon GO

O furor passa, mas a lição fica: você ainda pode aprender MUITO sobre inovação em negócios com Pokémon GO

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  • 2 de Fevereiro de 2017

Pokémon GO fez um tremendo sucesso quando lançado e, apesar do furor já ter baixado, é possível ainda extrair muita informações úteis sobre inovação em negócios com o seu sucesso. E não estamos falando aqui apenas do seu caráter lúdico e da sua combinação de tecnologia e vida cotidiana. Fruto de pesquisas, planejamento, testes, organização, entre outros fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento, o game se mostrou inovador antes mesmo de ter sido lançado e está cheio de lições que, se seguidas, podem impactar positivamente os resultados da sua empresa. Quer saber como?

4 lições de Pokémon GO para inovação em negócios

#1 Inovar é preciso

Pokémon GO uniu uma abordagem inovadora para um conteúdo tradicional e já consolidado. A marca e seus personagens existiam há mais de 20 anos. O que você precisa ter em mente foi a criação de algo novo, a partir de algo já existente (até a realidade aumentada, que vem com ainda mais força agora em 2017). Os dois elementos foram combinados e deram origem a um produto inovador: a realidade ampliada para caçar os monstros virtuais no campo real. Para você ter noção do sucesso, quando lançado, as pessoas passavam mais tempos dentro do aplicativo do que no Facebook, a maior rede social do mundo.

Comparação entre tempo de uso do Pokemon GO e outros aplicativos

Comparação entre tempo de uso do Pokemon GO e outros aplicativos. Fonte.

 A lição que fica desse item: que tal pensar um novo formato para o conteúdo que já existe a sua empresa? Adeque-o, quando possível, para as tendências com as quais a sua persona vem engajando. É sempre importante lembrar: dentro de casa, você pode ter os maiores especialistas do seu produto/solução, então eles são uma fonte rica de conhecimento que pode ser explorado de forma atrativa para o seu público.

#2 Procure alternativas para ganhar dinheiro

Nos primeiros meses após seu lançamento, o game para dispositivos móveis foi baixado por mais de 70 milhões de pessoas, gerando uma receita superior a 35 milhões de dólares para a Nintendo e a Niantic, responsáveis pelo Pokémon GO.

Apesar do download gratuito, os jogadores podiam comprar itens como pokébolas, o que gerou uma média de US$1,16 gasto por pessoa. Para se ter uma ideia, foi uma média superior aos 10 centavos diários gastos com iTunes. Sem contar patrocínios e investimentos de outras empresas, como o do McDonald’s no Japão, onde os restaurantes viraram Pokeststops para os usuários obterem itens, aumentando as ações da rede em 9,8% logo no anúncio da parceria.

Reflita: quais oportunidades você está deixando passar? Como otimizar suas ações para novos movimentos e novos canais que aumentem a sua rentabilidade? Observe a movimentação do mercado, pesquise empresas de fora, mantenha-se informado e não tenha medo de inovar.

#3 Renove-se

Lembra da parte da inovação? Pokémon GO baseou-se na tecnologia, mas não é só isso que um negócio ou projeto pode focar para ser inovador. O game uniu criatividade, planejamento e uma comunicação eficiente para garantir o bom andamento do jogo e isso pode ser usado em diferentes segmentos e não somente no tecnológico. A Nintendo, que vinha amargando índices negativos, conseguiu dobrar o seu faturamento em 2016 com essa ação.

É hora de ser honesto: sua empresa tem acompanhado as mudanças do setor ou parou no tempo? Como está a sua Gestão da Mudança? Você tem promovido troca de ideias entre colaboradores? Como os seus gestores encaram ações em canais inovadores? Seus processos vem sendo revistos constantemente? Qual foi a última vez que você investiu em um canal diferente dos quais está acostumado? Talvez seja a hora de deixar velhos hábitos para trás para conseguir se adequar a um cliente que está cada vez mais exigente e integrado as novidades tecnológicas.

#4 Aumente o interesse do público

Meses antes do lançamento oficial de Pokémon GO, criou-se toda uma atmosfera de ansiedade sobre o game. Expectativa em relação ao jogo, quais pokémons estariam disponíveis, como seria a jogabilidade, entre outros fatores, contribuíram com a publicidade da marca, aumentando o interesse do público. A força da história do jogo ajudou, porém se não houvesse essa estratégia de aguçar a curiosidade do público, não haveria tanta expectativa, logo, grande furor quando foi lançado.

Quando for lançar algum produto ou solução, pense em uma estratégia que antecipe essa ação e que ajude a gerar maior interesse sobre o produto.

Infográfico Importância da inovação para empresas

Importância da inovação para empresas. Fonte.

Pokémon GO, como você pode ver, é muito mais que um simples game que viralizou. O furor do jogo pode ter passado, mas ele é um excelente estudo de caso de como renovar uma marca, com tecnologia, criatividade, planejamento e ações estratégicas.

O mercado está cheio de cases que reúnem inovação, estratégia e resultados. Estude-os, analise o que eles têm de melhor e como adaptá-los a sua realidade. Não fique no lugar comum. Clientes gostam e apreciam empresas que se empenham em oferecer novas soluções para as suas necessidades todos os dias. Portanto, é hora de sair à caça de oportunidades para o seu negócio!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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