Inbound Marketing para franquias: como atrair mais clientes e vender de forma crescente

Inbound Marketing para franquias: como atrair mais clientes e vender de forma crescente

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  • 7 de dezembro de 2015

Se hoje um consumidor pretende comprar algo ou se simplesmente possui uma dúvida ou problema, a primeira ação que costuma tomar é buscar informações na internet. Desta forma, as empresas que já se adaptaram ao marketing digital e já possuem presença online, sabem que os resultados são muitos positivos, independente do segmento em que se atua.

No mercado de franquias e lojas de redes, não é diferente. Logo, quem pretende vender mais, deve se adaptar ao novo modelo de fazer marketing, que no caso é o Inbound Marketing.

Mas afinal, como é possível utilizar o Inbound Marketing em franquias para atrair clientes e vender de forma crescente? Acompanhe os detalhes a seguir e conheça os principais passos.

Site próprio para cada franqueado

Quando o assunto é Inbound Marketing para franquias, é importante que cada franqueado tenha o seu próprio site. Ou seja, dentro de um único domínio é possível criar subdomínios e desenvolver mini-sites para cada unidade da franquia.

Isto fará com que cada franquia local aumente suas chances de ser encontrada em sua respectiva localização e este com certeza é o primeiro passo para se destacar online.

Conteúdos exclusivos

Mais do que simplesmente ter um site, é preciso ter conteúdos que atraiam os visitantes. Como franqueador você pode ajudar seus franqueados, enviando-lhes conteúdos da empresa, como imagens, materiais e ideias. No entanto, cada franqueado precisa desenvolver conteúdos únicos e relevantes para atrair o seu público.

Neste caso, é interessante que cada franqueado tenha um blog vinculado ao seu mini-site, onde poderá atrair seu público local com conteúdos exclusivos, gerando leads e criando sua própria base de clientes.

Algumas ideias de conteúdos são:

  • Artigos ensinando alguma novidade ou tirando alguma dúvida dentro do nicho da franquia.
  • E-books gratuitos para a captura de leads;
  • Vídeos informativos com dicas e informações sobre o nicho da franquia.
  • Infográficos, entre outros.

Eduque seus franqueados

Ao implementar o Inbound Marketing em toda a rede de franquia, é comum que cada franqueado passe a atuar da sua maneira. Porém, é importante apoiar constantemente os franqueados e educá-los para o foco central do Inbound Marketing.

Para isso, recomenda-se criar webinars para que você possa alinhar constantemente as informações, tirar dúvidas e criar um grupo de ajuda mútua, onde cada franqueado possa dar o seu feedback e expor o que tem funcionado e o que precisa ser melhorado nas estratégias de marketing.

Mídias sociais

Não é novidade que as mídias sociais são excelentes ferramentas para promover a marca de uma empresa, criar engajamento com o público-alvo e atrair mais clientes. E neste caso, as franquias também podem desfrutar desta ferramenta em suas estratégias de Inbound Marketing, com a finalidade de atrair e se aproximar mais do público que está em torno da franquia.

Os franqueados podem ter grandes benefícios com a utilização do Twitter, Facebook, Instagram, entre outros. Através dessas ferramentas, é possível promover ofertas, concursos, promoções, criar eventos em torno da cidade e interagir com o público local.

Vale destacar, que para esta prática, além do total envolvimento do franqueado na interação com o público é necessário o suporte do franqueador, para oferecer-lhes conteúdos corporativos, ideias, imagens, a fim de alinhar a sua divulgação com a da marca franquia.

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Desenvolva a lealdade dos clientes

Clientes leais e satisfeitos são ótimos geradores de novos potenciais clientes, já que o marketing de boca a boca ainda é uma ótima estratégia para promover a franquia dentro da comunidade local.

Manter os clientes satisfeitos com seus produtos/serviços é uma das maiores fontes de marketing de referência. Deste modo, para satisfazer o cliente é necessário focar no bom atendimento e em estratégias que desenvolvam a sua lealdade, como brindes, incentivos, entre outros benefícios.

Para esta dica, as redes sociais podem ser grandes aliadas para aproximar os clientes da franquia, sendo possível também conhecer as suas necessidades e como a empresa pode satisfazê-los. Além disso, é através das mídias sociais que os clientes também poderão compartilhar suas experiências com a franquia. 

Diante de tanta concorrência nos diversos mercados, quem pretende se destacar com franquias, deve avaliar a possibilidade de implementar o Inbound Marketing como uma estratégia de marketing na empresa.

Desta forma, o Inbound Marketing surge como uma forma de focar nas necessidades dos franqueados, de modo a lhes fornecer soluções úteis e práticas para gerenciar suas relações com os clientes e conquistar novos consumidores. Assim, os franqueadores conseguem desenvolver uma comunidade entre os seus franqueados, onde é possível educar, atrair e encantar atuais e futuros clientes de cada região sem comprometer a identidade e interesse da franquia.

E você, já atua com o inbound marketing em sua rede de franquias? Conte com a WCK para se destacar em seu negócio.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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