Inbound Marketing para empresas de manufatura: como fazer?

Inbound Marketing para empresas de manufatura: como fazer?

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  • 20 de Maio de 2015

Inbound Marketing tem sido uma das principais estratégias de marketing atualmente. Isso se deve ao seu grande potencial de comunicação, criatividade e conversão. As empresas B2B, principalmente, têm utilizado táticas de Inbound para conquistar seus mercados. E o bom é que o conceito não se restringe a apenas um tipo de comércio.

Todos os setores podem (se não devem) utilizar o Inbound Marketing para aumentar seus resultados no meio digital. A indústria de manufatura é uma delas e preparamos este post com atenção voltada a esse público. O objetivo é mostrar como a atração, o engajamento e a conversão podem facilitar a venda de bens em série!

Um novo método para um novo público

O perfil de consumidor mudou universalmente, o que inclui a indústria manufatura. As coisas que antigamente colaboravam para que este setor crescesse parece não funcionar mais. Com isso é preciso explorar outros métodos potenciais. O Inbound é uma aposta. Com entendimento detalhado do que o público-alvo da indústria busca, é possível criar, produzir e publicar conteúdos relevantes que possam servir como métodos de atração e educação, conduzindo os prospects a comprar.

Este é o tipo de marketing que propõe conexões perfeitas entre marca e o consumidor de manufatura. Afinal, o Inbound tem tudo para fazer o negócio ficar mais visível no universo on-line. Para isso, a indústria poderá utilizar os multicanais para lançar o já citado conteúdo, além de ferramentas essenciais como o SEO, o social media e a automação de marketing. É desse jeito que poderão transformar tráfego em leads e leads em clientes.

Mas isso se encaixa em qualquer perfil manufatureiro?

Sem dúvidas! Pesquisas indicam que 90% dos compradores B2B iniciam suas pesquisas no Google. Por isso sua empresa deve ser facilmente encontrada, pois caso contrário, o concorrente será. Faz-se necessário promover a entrada de visitantes em suas plataformas como um website de sua empresa, blog corporativo, redes sociais, e-mail, entre outros.

E isso vale para qualquer perfil de indústria manufatura, desde pequenos fabricantes de produtos artesanais, passando por mecânica, alimentícia, eletrônica, química, elétrica, confecção, calçados até empresas moveleiras. Mas para que você entenda perfeitamente como poderá colocar isso em prática, preparamos algumas informações explicando como fazer.

#1. Identifique suas personas

Quem é seu público-alvo? Seus prospects? O perfil daquele que irá consumir seus conteúdos, se cadastrar em sua lista, aprender mais sobre seus produtos. Levantar uma persona é simular um ou mais clientes com base em informações úteis, destacar suas principais características e usar como base para as ações futuras de Inbound Marketing.

#2. Defina os temas que serão tratados

O segundo passo é definir os temas que são de interesse de suas personas. Se você atua no setor de calçados, poderá falar, por exemplo, sobre a qualidade de couro a ser usado, do transporte, de melhores hábitos de distribuição, negociação, etc. Você já pode começar a planejar seu SEO (otimização de sites), escolhendo os temas como base nas palavras-chaves que seus clientes em potencial costumam pesquisar nos motores de busca.

#3. Escolha os canais e as ferramentas

Agora é hora de escolher os canais e as ferramentas que serão usadas para promover a conexão entre marca e cliente. Alguns já até citamos: site, blog, redes sociais, e-mail, entre outros que permitam a entrada do cliente na esfera de sua marca. A automação de marketing se faz essencial nesse sentido, pois permite uma maior consistência quando o assunto é gerar e nutrir leads.

#4. Crie uma estratégia de Conteúdo

“Sem o marketing de conteúdo não há Inbound”. Esta estratégia se faz imprescindível, pois só através da publicação pontual de formatos de conteúdos relevantes é que conseguiremos promover uma boa comunicação entre a empresa de manufatura e seus respectivos prospects. Nessa etapa defina, com base nos temas, os formatos de conteúdo que serão lançados. Podemos destacar: artigos, e-books, whitepapers, vídeos, infográficos, entre tantos outros.

#5. Acompanhe e meça os resultados

Todo o que for lançado deve ser ter acompanhamento analítico. Observe a reação de seu público e se for preciso redirecione as táticas. No fim de cada período, meça os esforços usados no Inbound Marketing. Isso é importante para saber o que realmente deu ou não deu certo.

Então, pronto para alavancar os resultados de sua empresa de manufatura? Conte o que achou deste artigo nos comentários!

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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