Gerente de marketing: qual é o papel do marketing nos resultados de vendas?

Gerente de marketing: qual é o papel do marketing nos resultados de vendas?

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  • 3 de novembro de 2016

marketing se baseia em pesquisas para formar o perfil do público ideal e criar estratégias eficientes para a atração, conquista e fidelização deles. Porém, sem o alinhamento ideal com o time de vendas, os resultados podem não ser tão satisfatórios. Para resolver isso, listamos abaixo algumas das principais funções que o gerente de marketing deve executar para influenciar nos resultados das vendas. Acompanhe!

7 funções do Gerente de Marketing

1. Entregas de Marketing

O gestor deve entregar as informações mais relevantes para guiar a equipe de vendedores a executarem estratégias mais eficientes e com foco. Veja algumas abaixo:

  • Quantidade de vendas necessárias para que a equipe alcance as metas;
  • Número de vendas geradas pelo MQL’s (Marketing Qualified Leads);
  • Feedbacks entregues pelos clientes;
  • Campanhas de marketing e publicidade que serão lançadas.

2. Gerar Leads com Fit ideal

Leads com fit ideal significam aqueles que realmente possuem o poder de tomada de decisões de compra na empresa. Muitas vezes, o time de vendas faz um grande esforço em vão tentando vender para alguém que não tem esse poder e compromete grande parte do seu tempo.

3. Aproveitar as oportunidades comerciais

Não ignore a tecnologia. Com a ajuda de softwares de automação, é possível fazer um lead scoring (qualificação do lead) com maior precisão e entregar melhores oportunidades para o time de vendas.

4. Nutrir leads não preparados para a compra

Como sabemos, nem todo lead gerado está preparado para realizar a compra e a sua qualificação depende inteiramente da nutrição por meio de conteúdos relevantes. Use as técnicas de inbound marketing (marketing da atração) e ajude o time de vendas a aumentar o desempenho em campo.

5. Acompanhar a régua de relacionamento

A régua de relacionamento representa uma metodologia importante para medir o grau de envolvimento e engajamento dos leads com a empresa em todas as etapas do funil de vendas. Além de acompanhar esse termômetro de relacionamentos, o gerente de marketing precisa encontrar meios de melhorá-los ampliando as oportunidades para o time de vendas.

6. Garantir volume e frequência para impactar os resultados de vendas

Outro papel importante do setor de marketing é contribuir para que o fluxo de informações entregues ao time de vendas seja na proporção correta. Ou seja, as informações passadas na quantidade e tempo certos permitem que a empresa tenha um melhor controle do ritmo da execução das estratégias operacionais. Dessa forma, pode proporcionar um desenvolvimento sustentável e controlado para o negócio.

7. Estabelecer o alinhamento entre marketing e vendas

Ambos os setores, marketing e vendas, dependem um do outro para melhorarem os seus desempenhos. Enquanto o setor de vendas necessita das informações de persona e mercado, o marketing precisa dos feedbacks e informações passadas pelos clientes aos vendedores. O gerente de marketing pode tomar partido e utilizar as estratégias de SLA (Service Level Agreement) para que haja um acordo de entregas para ambos os departamentos.

A integração dos setores de marketing e vendas permitirão o melhor alinhamento das estratégias de inbound marketing e Inbound Sales, comunicação mais clara e objetiva, maior interação e compartilhamento das informações.

Por fim, o gerente de marketing não pode esquecer que o sucesso de seu departamento está intimamente ligado ao sucesso de vendas e vice-versa.

Como você integra os setores de marketing e vendas da sua empresa?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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