Gerente de marketing: descubra 6 dicas para lidar com a concorrência

Gerente de marketing: descubra 6 dicas para lidar com a concorrência

  • 0
  • 26 de outubro de 2016

Independente do tempo que a sua empresa esteja no mercado e quais sejam os seus resultados, você nunca poderá abaixar a guarda – sempre haverá a concorrência. Atualmente, para cada cliente existem pelo menos 10 empresas diferentes oferecendo produtos que supram qualquer que sejam as suas necessidades, o que torna o mercado bastante competitivo e rotativo, e faz com que lidar com a concorrência não seja uma tarefa para qualquer um.

Como lidar com a concorrência

1. Analise

Pesquisar e analisar o que os seus concorrentes estão fazendo é praticamente uma regra que todo empreendedor deveria seguir. É muito importante saber cada passo que a sua concorrência dá, como o mercado reage em relação ao seu produto, qual o feedback de seus clientes, quais as estratégias de marketing estão sendo utilizandas etc. Tudo isso faz com que você possa sempre se manter a frente dos seus concorrentes.

Você, inclusive, pode utilizar a tecnologia e a internet a seu favor. Existem ferramentas, como o SEMrush, que permitem que você transforme a sua análise da concorrência em dados e informações de aplicação prática no dia a dia de sua empresa, otimizando as suas estratégias de marketing e a produção de conteúdo de sua empresa. A ferramenta ajuda a descobrir quais são as palavras-chave mais relevantes em tempo real.

Já o Similar Web permite que você saiba com precisão qual o tráfego mensal do site, aplicativo ou plataforma de seu concorrente.

2. Invista em Marketing Digital

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele pode ser mensurado. Diferente das antigas estratégias de marketing – onde medir os resultados de suas campanhas e ações de marketing era uma tarefa praticamente impossível e imprecisa -, o marketing digital utiliza mídias sociais, blogs e plataformas online que oferecem ferramentas capazes de apontar os seus resultados detalhadamente com apenas alguns cliques.

Desta forma é possível saber onde a sua equipe de marketing está acertando e onde está errando, possibilitando que as suas campanhas e o seu ROI sejam otimizados.

Não pense duas vezes, a maioria das pequenas, médias e grandes empresas estão investindo em suas mídias digitais, gerando conteúdo de interesse de suas Personas, melhorando o seu relacionamento com o público e os seus resultados.

3. Otimize a sua equipe

O mundo moderno gira em um ritmo competitivo, o que significa que apesar de ser quase inevitável, não há margem para erros ou falhas humanas. A sua equipe deve estar preparada e capacitada para trabalhar e produzir em um ritmo igual ou superior ao de seus concorrentes. Um grande erro de muitos empreendedores é economizar em marketing digital como citamos acima, mas um erro “fatal” é não investir no treinamento de seus funcionários.

Funcionários capacitados melhoram os resultados de sua empresa, a tornam mais competitiva e diminuem os índices de falhas, ou seja, tiram a vantagem de seus concorrentes sobre você.

4. Valorize o seu produto

Como citamos, para cada necessidade de seu cliente, existem pelo menos 10 empresas para fornecer produtos com variações de preço, qualidade e funcionalidade. Para se destacar em um mercado tão competitivo o seu produto precisa ter personalidade, precisar ter algo a mais, ser valorizado. Mas como fazer isso?

A sua empresa precisa de uma identidade própria, precisa definir qual a mensagem que irá passar, qual a “cara” que ela deve ter e como fará para solucionar os problemas de suas Buyers Personas. Além do mais, analisar o comportamento da concorrência e descobrir qual o seu perfil, é uma ótima forma de determinar qual a personalidade de sua empresa e agregar valor ao seu produto.

5. Traga inovação ao mercado

Empresas com valores tradicionais possuem as suas características positivas, mas na era da tecnologia você precisa ir muito além do tradicional e buscar inovação todos os dias para não ficar atrás de seus concorrentes. Mas afinal, o que você pode inovar em sua empresa? A resposta é: Tudo!

Todo o processo de vendas, a forma como a sua marca se comunica e interage com o público; a identidade visual de sua empresa, o layout do site e redes sociais…

Para fazer a diferença e se destacar da concorrência é preciso ter visão de inovação e perspectiva de futuro.

6. Ofereça uma experiência de compra positiva

Muitas empresas investem de forma significativa na promoção do produto e da marca, mas acabam se esquecendo de um detalhe que é importante para o consumidor: a experiência de compra. Para a maioria das empresas o foco está na venda do produto, mas para a maioria dos clientes, para uma experiência de compra ser considerada positiva, é preciso envolver mais do que simplesmente o fato dele pagar pelo produto e o receber.

Existem alguns aspectos envolvidos que determinam se uma experiência de compra será positiva ou negativa: o atendimento, a navegação do site (no caso da compra online), a disponibilidade de informações a respeito do produto, o pós venda… Lembre-se, é a experiência de compra que irá determinar se um cliente será um “divulgador” ou “difamador” de sua marca.

O que achou de nossas dicas sobre como lidar com a concorrência? Deixe a sua opinião nos comentários!

Que tal ser o primeiro a avaliar este artigo?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Carregando...

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o