Saiba como gerar leads em eventos corporativos em 6 passos simples

Saiba como gerar leads em eventos corporativos em 6 passos simples

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  • 23 de novembro de 2017

Muito se escuta sobre a necessidade de gerar leads em eventos corporativos — afinal, esse tipo de produção não pode ser um fim em si mesmo e precisa trazer contribuições positivas para a empresa. De fato, conseguir separar quem está realmente interessado em seu produto ou serviço — em meio a todos os participantes — é importante para o negócio.

No entanto, do que adianta saber quem são essas pessoas se você não cultiva o relacionamento com elas, de forma que continuem a jornada de compra e optem pela sua marca?

No post de hoje, vamos mostrar a importância da nutrição de leads e 6 passos simples que vão te ajudar a capturá-los e nutri-los. Acompanhe e veja como o seu evento pode trazer ainda mais retorno.

Por que trabalhar a nutrição de leads?

Quando falamos em nutrição de leads, estamos falando da manutenção do relacionamento. Não podemos esquecer que por trás dessas informações há pessoas reais — e elas precisam ser valorizadas e lembradas de maneira oportuna sobre a sua marca.

Se alguém oferece seus dados, é porque está interessado no que você tem a oferecer — ou seja, temos aqui uma oportunidade. O esforço, porém, não pode terminar nesse momento. Para que essa oportunidade possa vir a se tornar um negócio real, é preciso trabalhar a relação entre vocês.

Isso vai ser desenvolvido a partir do perfil dos seus leads. Ainda que seja possível automatizar o processo, ele precisa ser personalizado, de forma que a pessoa que está na outra ponta da comunicação reconheça que esses esforços são feitos unicamente para ela — e não em massa, de forma impessoal.

Se você ainda não se convenceu da importância da nutrição de leads, veja algumas informações retiradas da pesquisa State of Inbound Marketing, da Hubspot que certamente vão mudar sua percepção:

  • Somente 25% dos leads capturados estão prontos para comprar;
  • 79% dos leads não convertem vendas devido à falta de investimento em nutrição;
  • Empresas que trabalham a nutrição de leads geram 50% mais oportunidades de negócios.

Como gerar leads em eventos corporativos e nutri-los?

Eventos corporativos são uma ótima oportunidade para gerar e nutrir leads. Afinal, os participantes dispuseram de seu tempo e seus recursos financeiros para ir até lá e ver aquilo que você está oferecendo — o que já mostra o interesse deles. Portanto, essa oportunidade não pode ser perdida! Confira algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa.

1. Defina o público-alvo

Como em qualquer estratégia, a definição do público-alvo é o primeiro passo a ser tomado. Será a partir dele que todas as ações seguintes serão tomadas. É possível pensar em mais de um perfil de público para o seu evento, no entanto, tenha em mente que, quanto mais enxuto, melhor e mais direcionadas suas ações poderão ser.

Para obter informações de contato, é preciso oferecer algo que eles desejem ou em que enxerguem valor. E você só conseguirá fazer isso sabendo quem são essas pessoas.

Com relação à nutrição, lembre-se de que, embora seja possível automatizá-la, ela deve ser personalizada — como já dissemos aqui. Para isso, mais uma vez, é preciso ter bem claro qual é o perfil dessas pessoas.

2. Invista em ações de marketing digital

Uma vez que você saiba quem são as pessoas com quem quer falar, é preciso pensar em estratégias para atraí-las e gerar leads em eventos. Nesse sentido, as ações de marketing digital podem ser um caminho muito rico. A possibilidade de segmentar o público e a diversidade de pontos de contato são facilidades que não podem ser deixadas de lado.

Veja alguns pontos que podem ser trabalhados:

  • SEO: embora seja um trabalho mais demorado, investir na otimização do site e no marketing de conteúdo é importante para aumentar o alcance orgânico do seu evento e sua autoridade nos assuntos que envolvem sua marca;
  • e-mail marketing: além de serem formas extremamente pessoais e baratas de se comunicar, é possível automatizar os envios de acordo com o comportamento de cada pessoa;
  • redes sociais: o LinkedIn é um ótimo caminho para divulgar eventos corporativos, segmentar o público e, posteriormente, gerar leads.

3. Realize um pré-evento

Realizar um pré-evento é muito interessante para gerar mais interesse sobre seu acontecimento. A forma mais fácil de viabilizá-lo é por meio de um webinar. Dessa forma, os custos de infraestrutura são drasticamente reduzidos. Além de engajar os participantes a comparecerem ao evento, a transmissão ao vivo pode ser oferecida mediante algumas informações dos interessados e assim, gerar leads.

4. Invista em atrações criativas

Oferecer experiências diferenciadas é uma ótima forma de atrair participantes à sua produção. Não se esqueça, contudo, de que elas devem estar relacionadas à temática do evento, assim como devem ser interessantes para esse público.

Do contrário, você não conseguirá capturar leads qualificados, pois as pessoas em questão estarão interessadas muito mais na atração do que no evento como um todo. Nunca se esqueça de que qualidade é mais importante do que quantidade.

5. Ofereça brindes

Quem não ama brindes? Esse tipo de mimo pode ser facilmente ofertado aos participantes em troca de algumas informações que interessem ao seu negócio. Se você possui um sistema informatizado, é possível diferenciar o tipo de dado solicitado para cada pessoa.

Basta que elas informem, por exemplo, o nome e, a partir dele, o sistema indica as perguntas às quais ela vai responder em troca do presente — que podem ser:

  • nome e informações de contato (e-mail e telefones);
  • local de trabalho e cargo ocupado;
  • hábitos de consumo de um produto específico;
  • hábitos de consumo de informação na internet, entre outros.

Tenha moderação na quantidade e na profundidade das perguntas e considere que o brinde deve ser equivalente ao valor simbólico das informações prestadas. Não pense que você saberá, por exemplo, a renda de uma pessoa em troca de uma caneta ou caderninho.

6. Valorize a interação interpessoal

É muito comum associar a captura e a nutrição de leads a processos automatizados — e eles, de fato, são muito efetivos. O problema dessa mecanização das ações é que, muitas vezes, os envolvidos acabam se esquecendo da importância das interações interpessoais.

É claro, não é possível ter conversas aprofundadas com todos os participantes. No entanto, dar atenção a algumas pessoas em especial pode ser o que faltava para converter o interesse delas em venda. Para isso, você deve acompanhar as inscrições, atentando aos leads mais qualificados. Assim, ao receber a inscrição de uma pessoa de interesse da sua empresa, prepare-se e reserve alguns minutos no dia para dar atenção a ela.

Gerar leads em eventos corporativos é muito importante. Agora, você já sabe que a nutrição de leads é tão relevante quanto a captura para fazer com que o interesse amadureça e se transforme em negócio fechado.

Gostou do nosso artigo? Dê uma passada no blog da mobLee e fique por dentro das dicas que vão garantir o sucesso, impulsionar os resultados da sua estratégia de marketing e geração de leads em eventos!

MobLee

Artigo produzido por Júlia Vidigal Munhoz, da mobLee.

Parceira estratégica de Marketing e Vendas para pequenas, médias e grandes empresas.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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