Fintechs e Marketing Digital: o que fazer até 2020

Fintechs e Marketing Digital: o que fazer até 2020

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  • 6 de Fevereiro de 2018

Marketing para tecnologia é um processo muito estratégico. Quando você está lançando novos produtos em um mercado competitivo que está mudando constantemente, você precisará de táticas de marketing digital bem definidas e com alta análise de dados constantes para que suas ações façam sentido e gerem resultados.

“O que mais posso fazer?” É uma pergunta que muitas vezes as profissionais de Fintech se fazem quando querem melhorar o seu desempenho.

Neste artigo, nós da Agência WCK damos uma olhada em 6 táticas de marketing digital para as empresas Fintech utilizarem até 2020 com o objetivo de criar uma vantagem competitiva. Confira:

Análise do concorrente

Um bom lugar para começar frequentemente quando você está planejando sua estratégia de marketing digital é dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo atualmente.

Se há algo que eles estão fazendo, isso é bem sucedido para eles, então você pode olhar para ver como você pode melhorar e entregar algo ainda melhor (ou até mesmo identificar que não faz sentido para o seu público e deixar para lá – lembre-se: o que funciona para o seu vizinho, pode não funcionar para você. E tudo bem!).

Agora, se você identificar que há alguma estratégia que você possa se inspirar (nunca copiar!), é sua oportunidade de oferecer uma oferta de qualidade. Finalmente, se há algo que eles não estão fazendo, é uma boa maneira de criar uma vantagem competitiva sobre eles, sendo o primeiro a fazê-lo.

Mapeie a resposta para essas quatro perguntas:

  • O que eles estão fazendo no geral?
  • O que eles estão fazendo bem?
  • O que eles podem melhorar?
  • O que eles não estão fazendo?

Elas podem fornecer o que você precisa para fazer uma ótima estratégia para garantir que seu marketing digital produza resultados para você.

Aproveitando o poder das mídias sociais

Hoje, quase todos os negócios, startups ou corporação estão garantindo sua presença através das mídias sociais.

As mídias sociais passaram a ser muito mais do que um lugar para se conectar e clicar em postagens engraçadas; tornou-se uma plataforma para atualizações em tempo real, transformando a relação cliente-empresa. E cada canal tem seus próprios benefícios para cada empresa.

Quer se trate de Twitter, Linkedin, Facebook, Instagram, Pinterest ou outras plataformas, as mídias sociais definitivamente se tornaram uma parte importante dos negócios e estão ajudando a mudar a maneira como as empresas da indústria Fintech e o mundo operam em geral. Inclusive, ss dados das redes sociais podem ser usados ​​para ajudar as pessoas a obter um empréstimo ou crédito, ou abrir uma conta bancária.

Não só esses canais são uma forma de os clientes interagirem com as Fintechs, mas também o local onde nascem queixas ou novas idéias.

Alguns benefícios das mídias sociais:

  1. Capacidade de falar diretamente com seus clientes
  2. Saiba o que seus clientes estão pensando e dizendo
  3. Fique atualizado com as últimas notícias da indústria
  4.  Aumenta a visibilidade da sua empresa

Mas não esteja nas redes sociais só por estar: identifique onde o seu cliente está e o que faz sentido para a sua empresa.

Crie conteúdo altamente personalizado

É relatado pela Internet Live Stats que o Google processa mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo em média, o que se traduz em mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Com o fato de que muitas pesquisas acontecem todos os dias, isso significa que seus clientes estão procurando tópicos relacionados ao seu setor e, portanto, você precisa ter o conteúdo certo para atraí-los.

A palavra-chave aqui é “qualidade”. Há um suprimento ilimitado de conteúdo online e é o trabalho dos motores de busca ordená-los para garantir que o pesquisador obtenha os melhores resultados adaptados aos seus pedidos de pesquisa.

Ao escrever conteúdo, você deve posicionar o conteúdo com os interesses do seu cliente e o benefício disso é que, naturalmente, atrairá tráfego de entrada que você pode converter ao longo do tempo. Ou seja, personalização é a chave!

Search Engine Optimization

Conhecido como SEO, o Search Engine Optimization é uma parte crucial da sua estratégia de marketing digital. SEO é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site através dos resultados orgânicos do mecanismo de pesquisa.

O SEO é uma tarefa muito complexa que requer uma revisão constante, e é por isso que muitas empresas optam por deixar isso para os profissionais para fazê-lo.

Se você não tem o orçamento para contratar uma agência para fazer o seu SEO, você pode, pelo menos, certificar-se de que os aspectos mais importantes são classificados, como on page, qualidade e tamanho do conteúdo, pesquisa de palavras-chave, SEO Title e heading tags.

O SEO também é considerado um investimento de longo prazo; resultados instantâneos não são tão comuns, embora isso possa acontecer, então seja paciente e confie que o que você está produzindo é de alto padrão para competir com o que está lá fora.

Use Data Analytics

O Data Analytics fornecerá informações importantes ao planejar campanhas e ver os resultados de anteriores.

Tornou-se mais crucial do que nunca para as empresas começarem e finalizarem seu marketing com os dados provenientes de suas análises.

  • Quem está vendo o que estamos fazendo?
  • De onde vêm os telespectadores?
  • De que dispositivos eles acessam?
  • Quanto tempo eles se envolvem com nosso material?
  • Onde eles vão depois depois de se envolver com nosso conteúdo?
  • Como eles nos encontram? Mecanismo de busca? Mídia social?

E a lista continua…

Estas são apenas algumas das perguntas para as quais você pode obter respostas quando você aprofunda suas análises.

Os dados disponíveis para sua empresa permitirão concentrar seus esforços na aquisição de clientes, na retenção de clientes e na experiência geral do cliente.

Invista em Martech

Martech é junção entre Marketing e Tecnologia. Ou seja, todo mundo que trabalha com marketing digital, também está trabalhando com Martech, a metodologia preocupada com a criação, gerenciamento e uso de ferramentas digitais que possibilitam aos profissionais de marketing automatizar tarefas e tomar decisões baseadas em dados.

Um objetivo importante da Martech é ajudar os profissionais de marketing a encontrar e nutrir clientes, personalizar a interação do cliente e medir a eficácia das campanhas.

Agora você já sabe quais são as melhores estratégias de Marketing Digital para a sua fintech bombar no mercado.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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