Facebook e Serasa: O que eles tem em comum?

Facebook e Serasa: O que eles tem em comum?

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  • 9 de julho de 2015

Essa pergunta provavelmente deve ter intrigado sua cabeça! Mas calma, há uma explicação bem razoável para que “Facebook” e “Serasa” estejam em uma mesma frase. Não, o Facebook, não vai enviar notificações para aqueles que possuem pendências no Serasa. A relação entre os dois, na verdade com o Experian Marketing Services – já que o Serasa é uma empresa do grupo -, seria uma parceria entre as duas empresas para fazer anúncios segmentados por renda.

Mas como assim? Na prática, seria possível afetar somente uma faixa de renda, sendo permitido anunciar para pessoas que morem na zona norte e ganhem a partir de R$2,5 mil, por exemplo.

E agora, a privacidade onde fica? Essa informação é verdadeira?

Victoria Iturrieta do grupo Experian afirmou em entrevista: “O contrato foi fechado com a unidade de Marketing Services da Experian, nos EUA. Nenhuma empresa cliente tem acesso ao banco de dados da Experian ou da Serasa Experian.” O que significa que nem o Facebook, nem outra empresa, pode ter acesso as inadimplências, ou saldos positivos dos clientes já que o grupo Experian é segmentado e o “Experian Marketing Services” não tem acesso ao crédito do Serasa. A parceria firmada entre o Facebook e a unidade de marketing da Experian visa mais uma marketing segmentado, entretanto, como ele se dará, ainda não sabemos exatamente.

O que é marketing segmentado?

Quando saímos do “geral” para o “singular” temos mais chances de acertar. O marketing segmentado parte do princípio de que perfis específicos se interessam por produtos específicos; isso significa que é muito mais fácil que atletas se interessem por equipamentos esportivos, do que pessoas que não lidam com esportes em suas vidas. Quando o Google exibe anúncios relacionados a sites que você pesquisou recentemente, está fazendo marketing segmentado; quando você recebe e-mails de sites no qual demonstrou interesse, é uma espécie de marketing segmentado.

Aqui, o que conta é utilizar “filtros” que o aproximem do consumidor/público do produto.

Por que o marketing segmentado é importante?

Simplesmente porque é o jeito de se fazer marketing no futuro. A ideia é sempre se comunicar melhor com a sua audiência, seja ela qual for. O Google, por exemplo, começou a fazer testes e aplicar a lógica da internet, para a propaganda direcionada aos assinantes do “Google Fiber”, serviço de TV e internet de alta performance da empresa no Kansas- Missouri- nos Estados Unidos. A propaganda é direcionada de acordo com os critérios de localização geográfica, perfil, tipo de programas assistidos, histórico e preferências.

De acordo com Philip Koptler, um dos mais célebres pesquisadores de marketing, “o antigo jeito de fazer marketing morreu”, assim como a “era do marketing de massas”. A segmentação nos abre inúmeras portas cheia de possibilidades. Você já pensou em impactar o seu público alvo, trazendo ofertas realmente interessantes a ele? Se ainda não, deveria começar…

A sua empresa está preparada para aderir?

Aprender a lidar com o marketing segmentado é algo que exige conhecimento e prática, pois, mais que uma tendência de mercado – e as empresas não o devem tratar assim -, esta é uma maneira de tornar os seus esforços mais eficientes.

Ao lidar com o público de maneira mais específica somos capazes de compreendê-lo melhor. O que também significa que se a sua empresa tem pouca experiência com este ramo promissor, será necessária alguma ajuda.

A WCK por exemplo, é capaz de estruturar a melhor maneira de impactar o seu público-alvo fazendo com que a sua comunicação seja bem mais efetiva. Descubra mais!

 

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