Entenda por que a Automação de Marketing é essencial para sua empresa

Entenda por que a Automação de Marketing é essencial para sua empresa

  • 0
  • 24 de novembro de 2015

Imagine ter em seu negócio uma poderosa máquina de vendas. Um sistema em que você não precisa fazer quase nada, pois ele consegue realizar o processo de vendas praticamente sozinho. Inclusive, para vários tipos de leads, em qualquer ponto da jornada de compras. O que parece coisa de ficção pode ser real para a sua empresa com uma ferramenta de marketing digital que tem muito que crescer ainda no Brasil.

Trata-se da automação de marketing. Continue a leitura e conheça em mais detalhes o que é automação de marketing e porque sua empresa deve começar a fazer agora mesmo!

Automação de marketing: O que é?

Fazer automação de marketing é utilizar a tecnologia para se relacionar com os potenciais clientes, com o objetivo de gerar maiores conversões. Para que este processo seja bem feito, é necessário obedecer a uma estratégia muito bem construída. Em outras palavras, para que gere resultados, a automação deve ser feita de maneira personalizada e escalável dos diferentes canais de relacionamento. Nesse caso, é preciso entender o que o lead deseja e em qual parte do funil de vendas ele está.

Alguns acabam interpretando os softwares de automação como a própria automação de marketing. Na verdade, eles servem para que automação aconteça, mas não se tratam da automação em si. O que isto quer dizer? O termo inicialmente, de fato remete à uma máquina. Mas a verdade é que sem o lado humano, a automação não funciona. Então, é um erro tentar tornar tudo automático pelo simples fato de vendermos para humanos e não para robôs.

Por que sua empresa deve investir em automação de marketing?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Uma das principais vantagens da automação de marketing é o aumento das vendas e da receita, principalmente se a empresa já tiver uma boa base de leads. E, se não tiver, a própria automação ajuda a construir. Nesta base, com certeza os clientes em potencial estarão em várias etapas da jornada de compras, e o objetivo da automação de marketing os conduzirá até o final dela.

Podemos destacar 5 aspectos da automação de marketing com os seguintes pontos:

1. Leads que não estão preparados

Não é raro nos depararmos com leads que não vão comprar nada no momento, por uma série de fatores, mas ainda assim, o relacionamento com eles é essencial, pois o marketing digital o ajudará a educá-los e em breve, fazer com que eles vejam a necessidade de seus produtos.

2. Funil mais eficiente

A automação de marketing consegue identificar em que parte do funil de vendas o lead se encontra, por meio de seu comportamento. A partir daí, a ferramenta direciona o conteúdo adequado para ele seguir até a próxima etapa e, assim, sucessivamente.

[irp posts=”11943″ name=”Relacionamento com leads: saiba porque você deve fazer”]

3. Diferentes personas, diferentes caminhos

Para melhorar ainda mais a eficiência da ferramenta, ela ainda consegue identificar a persona que o lead representa e direcioná-lo por um caminho específico, um caminho mais atrativo, que tire suas dúvidas e objeções quanto ao produto.

4. Custos reduzidos

Além de tudo isso, o custo por lead cai consideravelmente. A explicação para isso é que a preparação para o lead é feita automaticamente, dando menos trabalho para o Marketing, o que dá a possibilidade de reduzir o tamanho da equipe. A única parte trabalhosa, de fato, é a criação dos caminhos que os diferentes leads irão seguir.

[irp posts=”11882″ name=”Como qualificar leads e vender mais?”]

5. Facilita o trabalho do vendedor

Com os leads devidamente preparados, quando chegarem à sua loja física ou e-commerce, uma simples conversa com o vendedor já se torna decisiva para a efetuação da compra, o que também aumenta a produtividade da equipe de vendas.

Esses são apenas alguns motivos para você implantar a automação de marketing na sua empresa. Para fechar, aconselhamos que, ao se valer da automação de marketing, você implemente o máximo de personalização, jamais desprezando o lado humano. Isso, além de aumentar as vendas e permitir maior administração de leads, formará um diferencial competitivo em seu negócio.

Você já tem realizado alguma ação de automação em sua empresa? Interaja com a gente através de um comentário!

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o