Como engajar seus colaboradores em um projeto de Marketing Digital

Como engajar seus colaboradores em um projeto de Marketing Digital

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  • 20 de abril de 2018

Apesar de estar encarando mudanças, alguns profissionais de TI ainda podem ter resistência a elas. Entenda como engajar os talentos desses profissionais em um projeto de Marketing Digital, já que a tecnologia tornou-se fundamental para que um planejamento estratégico funcione.

Antes de mais nada, esteja ciente que o colaborador é o primeiro cliente da empresa. Afinal, forte e principal aliado na jornada da organização, ele é a peça-chave para o desenvolvimento de cada plano de ação. Por isso, alinhar-se e aliar-se à ele é o primeiro passo. Se a pergunta for “como?”, aqui vão alguns passos para chegar lá:

Aposte no Endomarketing Digital

Olhe para dentro! A área de endomarketing digital, também conhecida como marketing interno é um setor administrativo que coloca o colaborador exatamente enquanto cliente interno da empresa. Dessa forma, as estratégias do marketing tradicional são articuladas pelo setor de Recursos Humanos em parceria com Comunicação Interna e Marketing para engajar seus funcionários na empresa. Para isso, é fundamental que ações internas colaborem para a compreensão que eles têm sobre a empresa, sua missão, relevância e o papel de cada um deles, individual e coletivamente para alcançar os objetivos;

  • Desenvolva ações para conquistá-lo e fidelizá-lo, articulando-o como promotor da marca e de seus produtos;
  • Realize pesquisas de clima organizacional, que auxiliarão na hora de compreender potencialidades e falhas na cultura e na comunicação da empresa com seus colaboradores. Visualizar os erros gera a possibilidade de consertá-los e, principalmente, preveni-los, certo?
  • Promova eventos motivacionais. Estabeleça um vínculo de intimidade, proximidade e estímulos com os colaboradores. Vale trazer palestrantes, fazer rodas de conversa, disponibilizar incentivo a cursos que têm a ver com os objetivos dos profissionais de um modo geral ou mostrem novos caminhos para melhorar o desempenho no trabalho. Ouvir e criar oportunidades de se desenvolver são as chaves, enquanto os benefícios ficam por conta da mudança de postura coletiva;
  • Promova atividades pontuais normalmente ligadas a um projeto específico da organização ajudam a fazer um brainstorm + integrar as equipes. Eventos de integração, de modo geral, são uma ótima pedida. Por isso, de festas de fim de ano a grupos de corrida para estimular o trabalho coletivo entre as equipes, as  reuniões servem para que os funcionários estabeleçam contato, interajam, transformem e troquem informações e ideias de modo informal. Tudo isso pode desenvolver maior parceria entre todos, alinhando objetivos individuais e setoriais em metas organizacionais;
  • Invista em comunicação interna. Permita que as informações da empresa circulem entre todos os setores, que haja recebimento de feedbacks relacionado à empresa além de um espaço para sugestões e perguntas.

Já dá para perceber que a área tem peso para mudar as decisões na relação interna, certo? Isso, porque as técnicas tradicionais do marketing como foco no público-alvo podem ser adaptadas para a comunicação com os colaboradores da instituição. Assim como pede o diálogo com os clientes, os consumidores e seguidores externos da marca, compreender os perfis que compõe as diferentes gerações o ajudará a entender melhor o rumo que deve ser trilhado junto a eles.

O conceito é lado a lado: lembre-se que seus funcionários são o motor da empresa e preze por essa grande parceira.

Desenvolvendo um projeto de marketing digital

Envolva cada uma dessas pessoas no desenvolvimento estratégico das ações. Além de estreitar o laço com os colaboradores da empresa e engaja-los, abrir espaço de sugestão para temas, pautas a serem trabalhadas e formas de desenvolvimento agregam ideias e valores novos. Nada melhor do que uma equipe competente e que consiga combinar pensamentos para dar corpo à ações fresquinhas! Já imaginou vários times funcionando como engrenagens de uma mesma máquina?

A aplicação dos conteúdos também deve contar com a análise dos colaboradores. Pergunte  de que modo seria interessante receberem seus produtos, quais conteúdos e ferramentas interativas chamam a atenção, etc. Abuse e use da condição dupla! Ninguém melhor que eles para validar a qualidade e a proposta de valor agregada que o negócio pretende projetar no ambiente virtual.

Já consegue delinear as ações internas que irão motivar e engajar seus colaboradores em um projeto de marketing digital? Valendo!

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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