Empresa de TI: O que sustenta a sua meta de crescimento?

Empresa de TI: O que sustenta a sua meta de crescimento?

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  • 8 de Fevereiro de 2018

O que sustenta o crescimento de uma empresa? Essa pergunta pode parecer simples para alguns profissionais, mas ainda existem muitos empreendedores perdidos sobre como construir uma base que fortaleça e permita que a sua organização cresça e se ramifique (sua meta de crescimento).

Quando falamos de empresas de TI,  nem todos os empreendedores e empresas estão atentos às necessidades do mercado e quanto a própria eficiência empresarial. Escalabilidade é a palavra de desejo, mas pouco são os profissionais prontos para fazer o dever de casa e ver se estão realmente preparados para dar um boost nos negócios.

O que é escalabilidade?

O conceito de escalabilidade surgiu na engenharia de software para definir uma característica muito desejável no sistema: a habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de maneira uniforme. No mundo dos negócios, escalabilidade se refere à capacidade de uma empresa de crescer a sua receita sem que os custos da operação cresçam na mesma ordem – ou seja, é a capacidade que um negócio tem de crescer sem perder suas características e qualidades.

Há várias formas de se ampliar a escalabilidade da sua empresa, uma das mais eficazes é controlar o custo de aquisição do usuário (CAC) e o tempo de vida dele como cliente (LTV). Uma empresa em busca de escalabilidade precisa ter um LTV três vezes maior que o CAC; para isso você precisa conhecer profundamente os números do seu negócio.

A Endeavor listou 3 pontos que o modelo da sua empresa deve apresentar para ser escalável:

1 – É ensinável: O fato de você conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outro funcionário é sinal de escalabilidade. Assim, sua empresa se torna maleável, e pode se expandir de acordo com o planejamento realizado.

2 – É valioso: O valor é gerado pela oportunidade aliada ao conhecimento único. É por meio da especialização em uma atividade específica que você se distinguirá dos concorrentes, que agregará mais valor ao produto ou ao serviço que oferece ao mercado.

3 – É replicável: Outra prova de escalabilidade é o fato do seu processo ser reproduzido e gerar receita recorrente. Isso indica que seu modelo de produção funciona, e, mais importante, que há mercado para expansão.

Se você tem uma empresa de TI e quer crescer, listamos 4 pontos de atenção para que você comece a pensar em tornar o seu negócio escalável:

O que sua empresa precisa para crescer?

Planejamento e estratégia

O primeiro passo que você precisa dar para criar uma meta real e concreta é se perguntar onde você está hoje e ser bem realista na resposta. Essa análise vai te permitir entender quem é você/sua empresa hoje, como está o seu mercado, quais são os seus pontos fortes e fracos, quem são seus principais concorrentes, quais os recursos que tem disponíveis (como ferramentas, canais e budget, por exemplo) e, o mais importante de todos, se você tem uma equipe preparada para abraçar e apoiar esse objetivo. Esse também é o momento de escolher e trabalhar em prol dos seus indicadores mais importantes.

Sem um escopo bem definido, um projeto pode demorar muito mais do que o estimado e até fracassar. Por conta disso, cada membro da equipe precisa entender exatamente qual é o seu papel e as suas obrigações, enquanto o gestor deve mostrar o caminho a ser percorrido para que o objetivo seja alcançado.

Análise de dados

Entender os cenários em que o negócio está inserido é fundamental para que haja boas condições para direcionamento de estratégias e tomada de decisão. A análise de dados deve ser feita continuamente por organizações que desejam estar em um fluxo de melhoria contínua. Isso fará com que os gestores consigam avaliar e medir o impacto de cada mudança feita.

Infraestrutura preparada para demandas

No mercado atual, com mudanças e adaptações constantes, apenas garantir que o ambiente da empresa esteja rodando não é mais suficiente. É necessário que os times de TI verifiquem essas mudanças – e se antecipem a elas -, com a realização de análises de capacidade para garantir que sempre existam recursos disponíveis para absorver as demandas da empresa.

Liderança para inovar

Para criar e manter um ambiente propício à inovação, desenvolver e investir em recursos humanos, abrir contatos com fontes de conhecimento e estabelecer parcerias com clientes, fornecedores e concorrentes é preciso contar com uma liderança cujo o valor fundamental seja a inovação. Segundo o Sebrae, a direção ainda deve ser empreendedora e ter visão de longo prazo, capacidade de lidar com o risco e clara percepção de ameaças e oportunidade do negócio. Com essas características, os donos da empresa poderão implementar melhorias nos seus produtos e serviços.

Se você ainda etá em dúvida sobre como sustentar seu crescimento, confira mais algumas dicas:

  • Analise seus concorrentes, veja o que estão fazendo e que poderia dar certo pra você, assim como o que estão deixando de lado e você poderia explorar;
  • Estude o comportamento da sua persona, suas necessidades, desejos e dores para entender melhor a relação entre empenho [motivação] e desempenho [resultado];
  • Invista também em inteligência empresarial, construindo uma melhor visão do mercado;
  • Invista em Marketing Digital, com um planejamento personalizado, assertivo e focado. Na era digital, a maioria das pessoas encontra os bens e serviços que eles procuram através de mecanismos de pesquisa como o Google. Sem um ranking de pesquisa proeminente, sua empresa vai perder as novas ligações e clientes leais. O marketing digital permite que você aumente o seu site comercial e as vendas online, tornando sua empresa mais visível e acessível a uma gama mais ampla de consumidores que já estão à procura de produtos / serviços em sua indústria.

Você já iniciou o seu caminho em prol da escalabilidade? Quais têm sido os seus maiores desafios?

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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