É possível evitar que um aluno se torne inadimplente, por meio de relacionamento?

É possível evitar que um aluno se torne inadimplente, por meio de relacionamento?

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  • 7 de Fevereiro de 2018

Inadimplência nos centros de ensino é o maior pesadelo na vida de todo o profissional que trabalha na área de educação. Nunca se sabe quando aquele aluno se tornará inadimplente e como corrigir este problema.

Mas você pode ficar tranquilo. O Marketing Digital é o seu principal aliado e possui as ferramentas necessárias para que você possa tentar evitar a inadimplência no seu centro educacional.

Confira mais um artigo que a Agência WCK preparou para você.

Como aplicar o Marketing Digital na Educação

O Marketing Digital poderá lhe auxiliar de várias maneiras. Uma delas, talvez a mais conhecida, é a nutrição de leads.

Nutrir Leads por meio de e-mail marketing é uma prática adotada por muitos centros educacionais de sucesso. Com ele você consegue chegar no seu aluno e lhe entregar as devidas informações gastando o mínimo possível.

Você sabe quais são as necessidades do seu aluno? Sabe quais são as dificuldades que ele está passando no momento? Investir em Marketing educacional vai muito além de manter o aluno consigo. É você acompanhar a trajetória do mesmo e conhecer as suas necessidades.

Um aluno que se torna inadimplente, não resolve isto de um dia para o outro. Esta é uma ideia que ele arquiteta durante um bom tempo, pesando todas as suas opções.

Para resolver isto, você pode aproximá-lo do seu centro por meio de emails de palestras, condições melhores de pagamentos, qualquer conteúdo digital que faça ele agregar valor ao seu produto.

Email Marketing: seu melhor aliado

Uma boa estratégia de Email Marketing faz verdadeiros milagres. Com esta estratégia você possui todas as armas disponíveis para chegar ao seu aluno de forma simples e objetiva.

Preparar um bom conteúdo é de suma importância também. Agregar valor a sua instituição, mostrando que há muito mais do que apenas estudar em seu centro educacional, sempre dá muitos resultados.

Infográficos com listas de descontos para determinados produtos. Links com cursos gratuitos ou em promoção sobre a matéria que o aluno mais se interessa. Todas essas são dicas essenciais para você estabelecer uma boa ligação.

Melhores Dicas para o Email Marketing:

  1. Foque primeiramente em criar uma relação melhor com o seu aluno – Deixe as ofertas para quando já estiver com uma relação estabelecida;
  2. Utilize testes A/B para conhecer as necessidades do seu público;
  3. Não faça escreva textos longos. Invista em infográficos, vídeos e até gifs (sempre respeitando a sua persona);
  4. Seja harmonioso e identifique a linguagem certa para o seu aluno;
  5. Preserve o profissionalismo e a necessidade de resolver os problemas do aluno;
  6. Invista em um planejamento de Marketing Digital.

* Extra: seja presente nas redes sociais

Utilizadas por 91% das instituições respondentes da pesquisa EduTrends 2016, as redes sociais são canais obrigatórios para fortalecer a relação com o público. Instituições de Ensino podem divulgar os conteúdos do blog, os materiais ricos, fazer atendimento aos alunos, tirar dúvidas e, o mais importante, interagir com eles.

Como relacionar-se com o aluno

Relacionar-se com o aluno é de extrema importância. Todo mundo gosta de ser bajulado e de obter atenção. Seu aluno não é diferente. Mostre que conhece ele. Deixe que ele perceba que você está interessado em fazer com que ele alcance todos os seus objetivos.

Invista em uma relação próxima. Seu aluno com certeza agradecerá e irá pensar com cuidado antes de tornar-se inadimplente.

A inadimplência ocorre, claro, por conta de questões mais profundas, como falta de dinheiro e complicações familiares. Mas pode ter certeza de que o desinteresse (ou às vezes até mesmo o descaso) também é um fator determinante para que você perca mais um aluno. Afinal, pense em como você se sentiria ao ter que decidir abrir mão de um investimento. Não seria muito mais fácil virar as costas para uma empresa que nunca se preocupou com as suas necessidades?

Fortalecer o vínculo entre vocês, facilitará o envolvimento do aluno para com o centro educacional. Relacionamento onde um apenas está feliz, nunca irá durar por muito tempo. Invista no Marketing Educacional.

Para relacionar-se melhor com o aluno, você deve focar em encontrar o que o aluno mais necessita e como sua instituição pode ajudá-lo.

Cada aluno possui uma necessidade específica e cada um deles possui um tipo de persona diferente. Procure conhecê-los melhor. Assim você conseguirá diminuir drasticamente a inadimplência e o descaso do aluno para com o seu centro de ensino.

No começo é pode parecer difícil mudar alguns hábitos profissionais, mas em um mundo onde as pessoas olham no celular para ver as horas, mesmo usando um relógio de pulso, estar presente na internet e junto do seu aluno, passou a ser uma tarefa obrigatória.

Agora você já sabe quais são as estratégias que o marketing educacional proporciona para liquidar com a inadimplência de seus alunos. Um aluno feliz, dedicado e informado sobre a instituição, não pensará em se tornar inadimplente. Ele se sentirá parte do meio. E sendo parte do meio, cumprirá com suas obrigações.

A Agência WCK possui excelência no Marketing Digital educacional. Nós possuímos as melhores estratégias para que seu aluno sinta-se à vontade dentro da sua instituição.

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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