E-mail Marketing: você realmente precisa investir tempo nessa ferramenta?

E-mail Marketing: você realmente precisa investir tempo nessa ferramenta?

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  • 16 de dezembro de 2016

Hoje, os empresários precisam fazer mais com menos. Precisam se conectar com seu público de uma forma altamente personalizada, mas permanecer dentro do orçamento. Os profissionais de marketing que conseguem fazer isso – se conectar com seus prospects e clientes de uma forma altamente segmentada – são extremamente bem-sucedidos no retorno sobre o seu investimento.

Nesse sentido, nenhuma categoria de marketing tem a longevidade e o alcance do e-mail marketing: recentemente, o Gmail alcançou 1 bilhão de usuários ativos por mês! Enquanto algumas tendências de marketing vêm e vão, o correio eletrônico continua a ser o canal mais poderoso disponível para o empresário moderno. Mas qual a importância desse recurso no relacionamento com o cliente?

Há muito mais contas de e-mail que contas em redes sociais

Com o Facebook ostentando mais de 1 bilhão de usuários ativos e o Twitter ostentando 255 milhões, é tentador acreditar que a mídia social é a maneira mais eficaz de alcançar as massas. Esses números são impressionantes, mas o que não é tão frequentemente compartilhado são as estatísticas sobre o uso do e-mail. O número total de contas de correio eletrônico em todo o mundo alcançou 3,9 bilhões em 2013, e deverá atingir 4,9 bilhões até 2017, de acordo com o site Radicati.

Mas isso não é de surpreender: quando um usuário se inscreve em um site (ou em uma loja online), tem que digitar um endereço eletrônico para criar uma conta. Também é preciso ter um endereço eletrônico para criar uma conta no Facebook ou Twitter e para receber notificações das atividades dos usuários, como quando alguém é marcado em uma foto.

Em resumo, o e-mail é a moeda da web e quem está on-line tem um endereço ativo. Assim, quando se trata de se conectar com seus clientes atuais e potenciais, não há nenhum canal com um alcance mais amplo do que o correio eletrônico.

O e-mail sempre alcança o usuário

Se uma empresa precisar escolher entre adicionar um assinante à sua lista de e-mail ou ganhar um novo fã no Facebook, deve sempre optar por um assinante. Há duas razões principais:

  • Em primeiro lugar, 90% dos e-mail são entregues na caixa de entrada do destinatário pretendido, enquanto que apenas 2% dos seus fãs no Facebook veem as mensagens da sua empresa no seu feed de notícias. Isso ocorre porque o Facebook limita o número de vezes que uma mensagem aparece no feed de notícias, em uma tentativa de impulsionar as suas opções de publicidade paga. No Facebook, quando uma empresa posta uma atualização, de um total de 10.000 fãs, apenas cerca de 200 deles terão a chance de vê-la em sua timeline. Em contrapartida, quando uma empresa envia uma campanha de e-mail marketing para 10.000 pessoas inscritas na sua lista, pelo menos 9.000 delas vai recebê-la em sua caixa de entrada. Isso significa que uma mensagem é 45 vezes mais propensa a ser vista usando o correio eletrônico do que o Facebook.
  • Em segundo lugar, os seus assinantes de e-mail lhe dizem explicitamente que querem receber notificações quando se inscrevem na sua lista. Agora, pense sobre os anúncios no feed do Facebook: um cliente tem interesse nos anúncios dessas empresas? Provavelmente não. Ele apenas realizou uma pesquisa no Google ou visitou um site buscando um produto. Isso é definitivamente diferente de se inscrever para receber um e-mail. O correio eletrônico é o canal de marketing comprovado para garantir que o seu público receba a sua mensagem.

As pessoas preferem receber publicidade por e-mail

Para muitos, as redes sociais são uma forma muito pessoal de comunicação, utilizada apenas para manter-se conectado com os amigos e com a família. As pessoas estão em uma plataforma de mídia social para ver fotos e atualizações de pessoas que conhecem e pelas quais se interessam.

O correio eletrônico, ao contrário, é um meio mais profissional e as pessoas esperam receber informações sobre os produtos e serviços por meio desse canal. Na verdade, estudos mostram que 72% das pessoas preferem receber conteúdo promocional por e-mail, em comparação com 17% que preferem receber esse mesmo tipo de informação pelas mídias sociais.

Como você pode ver, longe de ser obsoleto ou estar suplantado pelas redes sociais, o e-mail marketing segue sendo um canal de comunicação altamente eficiente e com um alcance poderoso, praticamente inigualável aos demais canais de comunicação virtual que se tem hoje. Por isso, é de suma importância para suas estratégias de crescimento, atração e relacionamento com clientes.

Agora que você já sabe porque sua empresa deve apostar firme no correio eletrônico, conheça as boas práticas do e-mail marketing.

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