Dê os primeiros passos em marketing para educação

Dê os primeiros passos em marketing para educação

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  • 21 de fevereiro de 2018

Adequar-se ao mercado atual requer uma estratégia de marketing digital bem delineada. A dica de ouro vale para todos os tipos de empreendimento , inclusive as instituições de ensino que procuram entender como reter alunos, por exemplo. A medida básica é focar no marketing digital para empresas de educação (marketing para educação ou marketing educacional) e consolidar e/ou manter a projeção da marca de ensino enquanto referência.

No caso de empresas tradicionais, é comum esbarrar no receio de fazer mudanças estratégicas drásticas, uma vez que isso demande colocar em risco um método seguro que venha demonstrando resultados por um longo período. No entanto, o boom das instituições de ensino privadas no Brasil nos anos 2000 aumentou a concorrência no segmento de forma não-orgânica. Dessa forma, pensar em novos modos de fazer a educação tornou-se importante. Um exemplo cristalino são as possibilidades que o Ensino à Distância oferece.

Contemplando este cenário, invista em alterações gradativas para incrementar a estratégia e solucionar problemas pontuais: compreenda as opções disponíveis no mercado e as necessidades da instituição na hora de desenvolver o primeiro passo para o futuro.

O que é Marketing Educacional

Por si só, o marketing trata da produção sob necessidade analisada junto à concorrência do segmento, seja ele qual for. Isso significa que é necessário compreender o que buscam aqueles que constituem o público-alvo a fim de oferecer os serviços da empresa da forma mais adequada. No contexto educacional, o conceito se converte em uma prática que diz respeito à utilização de pesquisas, monitoramento e organização estratégica de marketing para educação a fim de estabelecer um relacionamento para retenção de alunos, já que a concorrência entre as instituições de ensino brasileiras esteja aumentando de modo ininterrupto.

Com foco em marketing para educação, existem ferramentas que podem ser utilizadas a fim de auxiliar instituições de ensino na tarefa de conhecer o cliente, suas demandas e aproximar-se de forma ideal. Entenda como começar a engatinhar no marketing digital.

Marketing digital para empresas de educação: dê os primeiros passos

Para cumprir os principais objetivos das instituições de ensino, criar um relacionamento para retenção de alunos, tal como atraí-los, em primeiro lugar, estabeleça os primeiro passos para concluir essa lição de casa:

  • Considere as necessidades individuais: as pessoas estudam por diversos motivos, entre os quais estão compreendidas aspirações econômicas, habilidades e expectativas. A instituição deve gerar o desejo de escolha atrelado à objetividade na precisão logo no momento de decisão dos alunos. Entenda o que traz os estudantes até você e ofereça o que precisam;
  • O marketing digital para educação deve enaltecer os pontos positivos de seu maior produto: o ensino. Saiba o que a instituição de ensino tem a oferecer, a fim de difundir tal informação e conquistar estudantes que se encaixem no perfil de direcionamento da marca para entregar-lhes o prometido. A produção sob o entendimento das necessidades é um dos pilares na hora de constituir as estratégias iniciais. Tome como exemplo os Cursos Tecnólogos e de Ensino à Distância: ambos visam otimizar tempo e praticidade, respectivamente, pois são pensados a partir do conhecimento sobre o seu cliente. Ao oferecer esses formatos de curso, as empresas sabem que seu público pertence a um determinado perfil e propõe o ganho de tempo na conclusão do Ensino Superior ou Técnico em meio à provável rotina atribulada dos estudantes. Assim, o desejo e necessidade de especializar-se em um pequeno período de tempo por meio de abordagem prática a fim de ingressar no mercado de trabalho é cumprido com êxito;
  • Aposte nas redes sociais. Ferramentas que você já conhece, permitem difundir conteúdos hospedados em um domínio de site ou blog. Para se aproximar dos clientes, um dos fatores determinantes para desenvolver a linguagem da marca é o perfil dos alunos. Sabendo isso, direcione informações relevantes construídas por redatores e especialistas sobre diversos temas a fim de difundir o que os alunos de cada área querem saber. Já pensou em investir em vídeos, infográficos e jogos ? Esses recursos vão ajudar a Instituição de forma descontraída;
  • Abuse dos recursos que o Facebook, Instagram , e ferramentas do Google para avaliação métrica de engajamento, além de a utomação de marketing, análise de dados, construção de landing pages e de envio de email marketing .

Aproprie-se das ferramentas disponíveis e comece a traçar uma estratégia de marketing digital para educação que coloque sua empresa em foco.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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