Contratei uma agência de marketing digital: preciso mudar a forma como trabalho?

Contratei uma agência de marketing digital: preciso mudar a forma como trabalho?

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  • 23 de fevereiro de 2017

Vivemos em um mundo digital, onde clientes preferem meios online, como as redes sociais, para entrar em contato com as empresas (daí a importância do SAC 2.0). Também é no universo online que uma parcela considerável de potenciais consumidores busca saber mais sobre determinada marca e seus produtos.

Dados sobre o Marketing Tradicional

Dados sobre o Marketing Tradicional. Fonte.

O fato é que o comportamento do consumidor mudou e que o seu relacionamento com as suas marcas favoritas não vai voltar a ser analógico. É preciso, portanto, responder à pergunta:

A sua empresa já tem uma comunicação eficiente nos meios digitais? Você É digital ou só está digital?

Para que seja eficiente, e obtenha os resultados de marketing digital esperados, o trabalho deve ser feito com conhecimento, em conceitos como SEO, acompanhamento e experiência, e inteligência empresarial. Todas estas são características que uma agência especializada neste tipo de marketing apresenta.

Mas e depois de contratar um parceiro para fazer o serviço, como trabalhar com uma agência e o que isso significa para a rotina de trabalho da empresa? É preciso mudar processos? De que forma isso influencia o trabalho que já é desempenhado no negócio? Se essas são dúvidas que você tem, vamos te ajudar a resolvê-las agora!

Como trabalhar com uma agência parceira influencia o seu trabalho

As agências de marketing digital não são intrusas que vão modificar todo o trabalho realizado na empresa. Elas também não vão trazer mais problemas para o dia a dia de trabalho ou complicar as tarefas essenciais da organização. Pelo contrário: elas vêm para somar, trazendo o conhecimento e a experiência que a empresa precisa, mas ainda não possui (até porque esse não é o seu core business). Toda esta bagagem garante que as ações digitais sejam mais eficientes, precisas e que os resultados cheguem mais rápido.

Em conjunto com o setor de marketing, a agência contratada consegue traçar qual é o perfil do consumidor da empresa e definir estratégias certeiras para atrair e reter este perfil. Ela também tem o preparo necessário para medir o sucesso de cada ação realizada, para fazer as alterações necessárias e para eliminar aquilo que só consome parte do orçamento, sem surtir resultados relevantes. Assim, podem ser citados como principais benefícios trazidos por uma agência especializada em marketing digital:

  • Melhor planejamento da estratégia  

Um dos primeiros trabalhos realizados pela agência é a otimização do planejamento da estratégia digital da sua empresa. Toda ação digital tem um objetivo, certo? Atrair mais consumidores, por exemplo. A agência vai ajudar a identificar estes objetivos e a definir quais são os passos necessários para garantir que a meta seja alcançada.

  • Conhecimento do cliente

A estratégia de cada empresa deve ser única, para atender os seus objetivos e necessidades específicas. Um ponto essencial para desenhar a estratégia digital de uma empresa é o perfil dos seus consumidores. Qual tipo de comunicação é mais eficiente, quais são as suas principais dúvidas e problemas, por exemplo. Faixa etária, classe social e hobbies são mais exemplos de informações importantes. A agência ajuda a trazer este conhecimento para sua empresa, deixando para trás o achismo.

Assim, as ações não são realizadas com base na intuição, e sim direcionadas, e metrificadas, para atingir o público certo.

  • Otimização de processos

A agência também ajuda a simplificar processos realizados na sua empresa. O que significa um melhor aproveitamento de um valioso recurso: o tempo dos seus colaboradores. Isso acontece porque a agência tem experiência no uso de ferramentas que facilitam – e até automatizam – tarefas necessárias para um bom marketing digital.

É preciso lembrar que uma agência tem vivência em diferentes campanhas e conhecimento aprofundado em ferramentas modernas. Estas são características que agregam valor à estratégia digital da sua empresa. Lembra do seu core business? Quando você tem um parceiro estratégico focado em atender a um nicho específico com inteligência e experiência, você fica livre para focar na sua área de atuação, melhorando a sua performance.

  • Monitoramento de resultados

Um dos principais segredos para o sucesso da estratégia digital é o monitoramento dos resultados. É este acompanhamento que garante que a sua empresa não perca tempo e dinheiro com ações que não surtem efeitos relevantes. Mas que métricas devem ser utilizadas? Quando uma ação deve ser eliminada da estratégia e quando vale a pena tentar uma abordagem diferente? Estas são respostas que uma agência experiente e com foco em resultados tem. Ela consegue identificar rápido mudanças que são necessárias para otimizar o desempenho de uma campanha.

  • Orçamento melhor distribuído

Você já pensou que contratar uma agência pode resultar em um melhor aproveitamento do orçamento destinado à área de marketing? Isso porque a estratégia passa a ser melhor direcionada e focada em performance e não há desperdício de dinheiro em campanhas sem resultado com o seu público, ou com consumidores que você acha que são os seus.

Além disso, a agência também tem conhecimento para sugerir novas abordagens, que apresentem mais eficiência com o público da sua marca.

Como escolher uma agência de marketing digital parceira

Para acertar na sua escolha, tenha em mente que a agência ideal é aquela que trabalha junto com a sua empresa, entendendo as suas necessidades específicas e o seu público-alvo. E, principalmente, comprando os seus objetivos e se empenhando em alcançá-los, reforçando a sua estratégia.

Também é importante checar as referências:

  • O que os clientes têm a dizer sobre os serviços prestados?
  • A agência já ganhou prêmios?
  • Quais são as soluções disponibilizadas – elas vão de encontro ao que o seu negócio precisa?
  • A agência possui experiência com outras empresas na sua área de atuação?

Todas estas são perguntas relevantes, que ajudam a garantir que a escolha seja certa. Contratar uma agência sem o conhecimento necessário para aprimorar a sua estratégia não faz sentido. É preciso pesquisar para garantir que a contratada trará a inteligência que a sua marca precisa para se destacar nos meios virtuais. Conhecimentos em inbound marketing, gerenciamento de marcas, marketing de conteúdo, planejamento estratégico com foco em resultados e otimização são alguns exemplos do que uma boa agência oferece.

Como trabalhar com uma agência

O primeiro passo é alinhar as expectativas da empresa com a agência. Assim, os esforços são direcionados para atingir os objetivos certos desde o início. O diálogo deve ser constante, assim como os feedbacks, que contribuem para que o trabalho realizado esteja adequado ao que a marca precisa.

É importante que a sua empresa saiba o que precisa com as ações digitais, assim como os resultados que espera alcançar. Isso deve ser comunicado à agência, para que seja definido o foco da estratégia. Além disso, o marketing da empresa pode oferecer informações relevantes para que a estratégia seja ainda mais eficiente: principais dúvidas apresentadas pelos clientes ao longo dos anos e abordagens que mais apresentaram resultados, por exemplo, ajudam na construção do perfil do público-alvo.

Quando a agência verdadeiramente trabalha em conjunto com a sua empresa, a fórmula tem tudo para dar certo! As ações digitais ganham força e a estratégia de marketing é potencializada pelo uso de ferramentas eficientes. Trabalhar com uma agência de marketing digital não significa que os processos serão modificados, nem que eles ficarão mais complicados. A principal diferença é na maneira como o negócio passa a dialogar com os seus clientes e consumidores em potencial. Com o apoio de uma agência, a comunicação estabelecida por meio de plataformas online ganha um tom profissional e tem todos os elementos necessários para que a empresa se aproxime do seu público-alvo, construindo uma relação sólida e de confiança. O mesmo acontece com a divulgação da marca e dos seus produtos: tudo muito melhor estruturado para alcançar resultados promissores com marketing digital.

Convencido da importância de estratégias digitais para o seu negócio? Então é hora de se perguntar: quanto custa investir em um projeto de marketing digital?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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