Como consolidar a reputação de uma startup através da presença digital?

Como consolidar a reputação de uma startup através da presença digital?

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  • 20 de fevereiro de 2018

A presença digital não é mais um diferencial, é uma necessidade de mercado. O marketing digital para fintechs é uma ferramenta essencial para construir e administrar a reputação da sua startup, além de te ajudar a entender um pouco mais o perfil do seu cliente.

O mercado vem mudando constantemente e a forma de consumir também. Hoje, não adianta apenas oferecer um serviço ou produto de qualidade, é preciso saber quem é o seu cliente, estar mais próximo dele e entender o que ele quer e precisa. Mas antes de falarmos sobre reputação e engajamento com o público, vamos entender melhor o que é presença digital.

Presença digital para startups

Hoje, com uma concorrência cada vez mais crescente e qualificada no mercado é preciso se destacar e ser lembrado constantemente. Para garantir uma boa presença digital é necessário traçar uma estratégia que vá ao encontro dos objetivos da sua empresa e, é claro, estabelecer um planejamento eficiente para colocá-los em prática.

O site é a base deste trabalho, afinal é ele que vai apresentar a sua startup para os consumidores e explicar um pouco mais sobre o que ela oferece para o mercado. Digamos que ele seja o seu cartão de visitas no ambiente virtual (mas nunca somente isso, ok?), por isso vale a pena investir em um bom projeto. Além do sites, uma boa estratégia de presença digital engloba ferramentas como redes sociais, aplicação de marketing de conteúdo, fluxo de e-mails, vídeos e outros materiais que sejam relevantes para o seu público.

Importante ressaltar que esses materiais não devem ser feitos de forma aleatória, para que as ações ofereçam resultados realmente positivos é preciso de estratégia.

Conhecendo o seu cliente

Conforme falamos anteriormente, conhecer o seu cliente é parte essencial do trabalho. A reputação da sua empresa depende do feedback dele, logo, ele precisa estar satisfeito com os serviços ou produtos que recebe da sua da sua startup. Para que isso seja possível, é preciso entender quem realmente é o seu consumidor, o que ele gosta na sua marca, o que quer e o que realmente precisa. Um dos pontos mais importantes para uma startup está na sua constante evolução e desenvolvimento, daí a importância desse ponto.

Uma ferramenta que ajuda muito a conhecer o seu cliente é a definição de Persona. A Persona é uma representação fictícia do seu cliente, ela te ajuda a conhecer seu público mais a fundo e entender melhor suas dores e necessidades.

Existem algumas perguntas que você pode fazer para realizar essa tarefa:

  • Como ela é?
  • Qual a sua idade?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quais são suas dificuldades e desafios?
  • O que ela gosta?
  • Quais redes sociais ela utiliza?

Marketing digital para Fintechs

O marketing digital é uma ferramenta muito poderosa para a construção de uma boa reputação no ambiente digital. Ele traz consigo uma série de estratégias e instrumentos que podem ajudar as Fintechs a ampliar sua atuação, estar mais próxima do cliente e crescer com escalabilidade e segurança.

Além de tornar seu trabalho conhecido na internet, o marketing digital para fintechs ajuda a startup a consagrar-se como referência em sua área de atuação. Com ações direcionadas, é possível oferecer conteúdos relevantes para o público e fazer o negócio crescer apoiado em uma base sólida.

Estratégias como essas podem ajudar a sua Fintech a oferecer exatamente o que o seu cliente precisa, além de proporcionar a possibilidade de monitoramento e análise do retorno de cada ação:

  • Marketing de conteúdo: Essa estratégia está atrelada, direta ou indiretamente, à todas as outras. O Marketing de conteúdo permite que você crie conteúdos relevantes para a Persona, acertando o alvo de forma direta e objetiva. São materiais ricos e informativos que vão permitir que os clientes criem maior identificação com a sua startup, podendo interagir e engajar de forma mais efetiva com a marca;
  • Campanhas pagas: Essa estratégia tem como foco principal os buscadores do Google, afinal eles são as ferramentas de busca mais utilizadas hoje em dia. As campanhas de Google Adwords são pagas e oferecem resultados mais rápidos, mas precisam ser executadas de forma assertiva para não gerar erros;
  • SEO: As estratégias SEO já possuem respostas de médio a longo prazo e ajudam a empresa conquistar um posicionamento positivo nas buscas orgânicas no Google.

O maior desafio das startups durante o processo de estabelecer uma presença digital na internet é pensar de forma global, mas nunca esquecer do foco principal, o cliente. Com marketing digital para fintechs essa tarefa fica mais fácil, pois você ganha mais insumos e diretrizes para realizar cada um dos passos e conhecer o cliente de forma efetiva. Agora, é só começar o seu planejamento!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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