Conheça as principais ferramentas e métricas para medir os seus resultados em marketing digital

Conheça as principais ferramentas e métricas para medir os seus resultados em marketing digital

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  • 5 de outubro de 2016

Na era tecnológica onde todos os seus concorrentes estão marcando uma forte presença nas mídias digitais, não há margem de erro e muito menos tempo para ser desperdiçado. O setor de marketing de uma empresa não pode correr o risco de investir recursos em campanhas mal sucedidas, por isso é muito importante ter o poder de mensurar os resultados de suas estratégias de marketing de forma minuciosa.

O problema é que muitos empreendedores enxergam o marketing digital como um bicho de 7 cabeças e acabam estruturando campanhas pouco efetivas, que não geram leads, não resultam em acessos ao site ou curtidas na página, muito menos convertem novas vendas.

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Por que é tão importante medir os resultados das ações de marketing?

Somente quando a sua equipe de marketing tem conhecimento dos resultados de suas campanhas, é possível ter uma visão mais clara sobre o que está dando resultado e o que não está. Por exemplo, digamos que a sua empresa decida investir em “alavancar” 5 postagens da página do Facebook através de anúncios pagos.

Sem meios de medir quais estão sendo os resultados das campanhas, não há como a equipe otimizá-las, nem como saber o que o seu público está aceitando melhor, quais são as campanhas que estão convertendo mais visitas ao site ou quais estão convertendo novas vendas, e assim por diante.

Em outras palavras, sem meios de medir os resultados, suas campanhas serão verdadeiros tiros no escuro.

Quais métricas utilizar?

  • Taxa de Conversão

É considerada uma conversão quando o objetivo de uma campanha de marketing digital é concluído do início ao fim de suas ações. A medição de taxa de conversão geralmente culmina em quantas vendas foram convertidas tendo sua origem em uma ação de marketing específica. Calculando essa taxa, é possível descobrir o desempenho de suas estratégias de marketing e se há algo a ser alterado ou não.

  • Taxa de Rejeição ou Bounce Rate

Essa taxa é muito importante para identificar a usabilidade de seu site ou até mesmo possíveis falhas, pois é através dessa métrica que você pode descobrir quantos usuários estão acessando o seu site e o abandonando logo na primeira página. O fato dessa taxa ser alta indica que existem mudanças a serem feitas o quanto antes. Os problemas podem variar desde a má elaboração do layout até dificuldades de visualização do conteúdo.

  • Cálculo de ROI

Com certeza uma das métricas mais relevantes que você deve considerar em suas campanhas, já que é ela irá lhe ajudar a descobrir quanto os seus investimentos em estratégias de marketing digital estão oferecendo de retorno.

Quais ferramentas podem ajudar a mensurar resultados?

Uma ótima ferramenta do Google que possibilita que você possa descobrir as principais tendências nas pesquisas de usuários em relação a assuntos específicos ou palavras-chave. É gratuita e de fácil manuseio, entretanto em mãos experientes pode ser altamente eficaz para mensurar resultados de campanhas de marketing digital, pois ajuda a identificar padrões de comportamento nas buscas dos usuários.

  • Adservers

De forma simplificada, os Adservers podem ser considerados como ferramentas de medição de campanhas. Um Adserver ajuda a gerir campanhas online, medir os seus resultados de forma minuciosa, permitindo que o usuário verifique qual campanha teve mais cliques, quais os formatos de campanha que chamaram mais a atenção, quais converteram mais leads e assim por diante. O que é muito útil na hora de mensurar resultados, decidir quais mudanças devem ser feitas e o que deve ser mantido em suas campanhas de marketing digital.

Sem dúvidas é uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas tanto por bloggers como por empreendedores de todos os níveis, pois ela permite que você tenha acesso a relatórios completos de medição de acessos em um determinado site, podendo analisar quais foram as páginas mais acessadas, por quanto tempo os usuários permaneceram em cada página, quais páginas têm a maior taxa de rejeição e quais têm a maior taxa de interesse, além do fato de possibilitar que você saiba a região de cada usuário que acessou o seu site, independente de serem resultados orgânicos ou pagos.

Para administrar uma página no Facebook, essa é uma das ferramentas mais indicadas por ser simples de usar, objetiva e gratuita. Ela fornece informações relevantes a respeito do alcance das publicações de uma página, tais como a quantidade de visualizações, interação dos usuários, alcance orgânico e alcance pago, além de permitir que você visualize de forma comparativa o desempenho geral das publicações de sua página.

 

Vale lembrar que para cada objetivo da sua estratégia de marketing existe uma métrica a ser usada (ou mais) para o entendimento e acompanhamento dos resultados. Ou seja, quando falamos que o objetivo de uma determinada campanha é gerar tráfego, de outra é converter visitantes em leads ou ainda gerar oportunidades em vendas, estamos assumindo que as formas de mensurar são totalmente diferentes entre si. Esteja atento à isso quando realizar suas análises, dessa forma vai ficar mais claro onde e como ajustar suas campanhas e ações de marketing.

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