Como utilizar o marketing digital para atrair mais clientes para suas lojas físicas

Como utilizar o marketing digital para atrair mais clientes para suas lojas físicas

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  • 5 de março de 2015

* Esse conteúdo foi atualizado em 2017.

Antes de a internet surgir e ganhar o globo terrestre, talvez não tenha existido nada que pudesse expandir mais os negócios de forma tão rápida e com custo tão baixo. O Marketing de Conteúdo já é apontado pelos especialistas como a melhor forma de se conseguir clientes pela internet e mantê-los, já que é uma ferramenta dinâmica, que pode ser alimentada com novos produtos e serviços 24 horas por dia. Por meio de blogs, ebooks, redes sociais e sites institucionais, o marketing digital já está disponível para cerca de 80 milhões de usuários no Brasil, o quinto país mais conectado do mundo.

Com o Marketing de Conteúdo, a vitrine da sua empresa agora está na internet

A esta altura, você deve estar se perguntando como o marketing na internet pode atrair os clientes para comprarem em suas lojas físicas. Afinal, quem pode comprar um produto ou adquirir um serviço com um clique não vai querer gastar tempo e dinheiro indo a um estabelecimento, certo? Errado.

Dentre as inúmeras vantagens que a empresa passa a ter ao utilizar a internet como ferramenta de propaganda é o acesso direto para uma legião de consumidores e maior integração da cadeia de suprimentos e informações institucionais atualizadas. Com isso, ao ter uma vitrine do seu negócio no mundo virtual, a facilidade de informações e apresentação de novas ofertas é infinitamente maior para o internauta, que pode navegar e procurar o que deseja em poucos minutos.

“Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam”. – Resultados Digitais

Como uma cadeia, a possibilidade de o consumidor ser atraído, cada vez mais, para novos produtos ou serviços é certa. A convergência do online e offline gera um novo perfil de consumidor. Ele realiza compras online, mas também vai a lojas físicas. Deseja exclusividade e atendimento personalizado, mas não perde a oportunidade de fazer uma boa compra direto da prateleira. E a melhor forma de atraí-lo é oferecer informação com conteúdo de valor.

Unindo online e offline de forma que funcione

Somente no Brasil, 87% dos internautas já afirma utilizar a internet como primeiro contato sobre uma empresa, ou seja, mesmo que você não opera diretamente na internet, o seu cliente certamente lá está. Ali, eles podem se informar sobre produtos e serviços e comparar preços.

Contudo, estudos apontam que três em cada quatro pessoas que encontram informações úteis nos resultados de buscadores como o Google, ficam mais propensas a visitar o espaço físico de uma marca.

O Hubify cita uma diretriz importante para que essa integração funcione: ter um site ou blog que funcione como um quartel-general digital da sua empresa, com informações relacionadas ao negócio e aos seus produtos e serviços, sempre destacando os dados fundamentais para uma loja física: endereço, como chegar e horário de funcionamento.

Com o site pronto, você deverá desenvolver ações e campanhas em outros canais, que possam direcionar tráfego para seu site e clientes para sua loja. Tudo com conteúdo focado e pensado diretamente para impactar a sua persona. O Marketing de Conteúdo também serve como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões.

Uma forma de fazer isso é desenvolver uma estratégia que disponibilize dois tipos de vendas: um pela internet e outra somente em lojas. O mesmo produto é oferecido com inúmeras vantagens – melhor ainda quando há espaço para avaliação dos consumidores, aumentando a credibilidade da marca – seduzindo o internauta, mas sendo vendido com descontos e outras facilidades fora da internet. Mesmo sem a praticidade do clique, muitos consumidores preferem aproveitar a oferta na própria loja.

Da mesma forma, pela internet, pode-se estimular o cliente a querer visitar o estabelecimento, oferecendo serviços agregados como restaurante, perfumaria e estratégias como vale-brindes, cupons e cartão fidelidade.

Com a utilização adequada, por meio do Marketing de Conteúdo, a internet passa a ser aliada e não vilã de executivos que ainda temem o esvaziamento de lojas por conta de compras virtuais. Lembre-se que a internet, hoje, é a principal vitrine do seu negócio e investir nesta ferramenta trará lucros incalculáveis à sua empresa.

Se você está pensando em como tornar o site um modelo de resultados positivos, temos o conteúdo ideal: E-book Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital!

 

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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