Como ser um ótimo redator de conteúdo para internet?

Como ser um ótimo redator de conteúdo para internet?

  • 3
  • 3 de Maio de 2016

A cada dia que passa, cresce o número de empresas que optam por investir em conteúdo na internet, afinal, essa é a estratégia que mais vem crescendo e que mais oferece possibilidades para uma marca obter sucesso nos negócios.

Em paralelo a este crescimento, a profissão de redator web também tem ganhado cada vez mais destaque.

Se você pretende ingressar nessa carreira e aproveitar as oportunidades, temos algumas dicas que lhe ajudarão a se tornar um ótimo redator para conteúdos na internet. Acompanhe!

Dicas para ser um ótimo redator web:

Tenha paixão pela escrita

Pode parecer um pouco óbvio, mas para ser um ótimo redator web é fundamental gostar de escrever e ler.

Além disso, o redator precisa ter o hábito de buscar sempre novos conhecimentos, já que terá o desafio diário de escrever sobre diferentes temas e áreas.

Estude marketing de conteúdo

Outro ponto importante é buscar conhecer o máximo possível sobre marketing de conteúdo.

Neste caso, é preciso entender melhor sobre inbound marketing. Ou seja, saber como educar o público-alvo e fazer o leitor querer acompanhar cada vez mais o blog ou site de uma determinada empresa, se tornando um cliente e enxergando essa mesma empresa como uma referência no assunto pesquisado.

Dica: Temos um artigo em nosso blog que explica melhor sobre o Marketing de Conteúdo. Confira aqui para saber mais detalhes.

Pense como leitor

É fundamental conhecer o público para o qual os textos serão produzidos. Assim, você desenvolverá conteúdos que, de fato, atinjam o leitor, de modo a auxiliá-lo em seus problemas, fornecendo informações úteis e relevantes.

Portanto, coloque-se sempre no lugar do leitor: o que você gostaria de ler? Que informações o texto deve conter para lhe chamar atenção? Com qual linguagem você mais se identifica? Com isso, você construirá um texto com abordagem mais assertiva.

Crie conteúdos originais

Nunca copie trechos ou conteúdos de outras pessoas, pois além de ser considerado plágio, isso poderá acabar com qualquer reputação.

Mesmo que você encontre textos com o mesmo tema que o seu, procure uma nova abordagem para a sua escrita, dê a sua cara ao texto, com a sua perspectiva.

Para ajudar nessa tarefa, a dica é sempre procurar por mais informações e estudá-las; isso irá enriquecer seu conhecimento e auxiliá-lo na hora de produzir textos únicos.

Conheça o básico de SEO

Quem escreve conteúdos para a internet, deve ter em mente que eles são feitos para serem encontrados pelos leitores, afinal de nada adianta ter um conteúdo que ninguém lê.

Desta forma, os conteúdos precisam estar sempre bem posicionados em buscadores como Google, Yahoo, Bing, entre outros. E para que isto ocorra, é preciso que o redator saiba otimizar seu conteúdo, escolhendo as palavras-chave corretas e aplicando técnicas de SEO.

Vale destacar que você não precisa ser expert no assunto, já que o seu papel é criar os conteúdos otimizados, mas aprender o básico é essencial. Neste artigo você encontra informações úteis para começar a aprender o necessário de SEO.

[irp posts=”11722″ name=”O Google vai derrubar seu site? Veja 3 passos para evitar”]

Tenha sempre boas fontes de consulta

Para a produção de qualquer tipo de conteúdo é fundamental que o redator sempre busque por boas fontes de consulta, que são aquelas com conteúdos publicados em sites, jornais, livros, revistas, entre outros veículos, de alta de autoridade.

Pesquisar por artigos de autoridade também ajudará você a criar um benchmarking na hora de desenvolver o seu próprio conteúdo.

Concluindo…

A internet possui uma infinidade de conteúdos e abre cada vez mais o leque de opções para quem pretende trabalhar online. Uma delas é a carreira de redator web. Se você tem afinidade com a área e quer ter sucesso, prepare-se para estar em contínuo desenvolvimento, já que a internet é um elemento em constante transformação.

Nós da WCK somos uma agência especializada em marketing digital e estamos sempre em busca de redatores para desenvolver os projetos de nossos clientes. Portanto, se você já atua como redator web, entre em contato com a gente!

E você, conhece alguma outra dica para ser um ótimo redator de conteúdo para a internet? Compartilhe conosco, comentando abaixo:

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o