Como reforçar o valor da educação?

Como reforçar o valor da educação?

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  • 7 de março de 2018

Apesar de o Brasil ter avançado em relação ao ensino básico, fundamental, médio e superior de modo geral, momentos de crise política e econômica geram cortes de orçamento em setores básicos, como a educação. A ideia de que o conhecimento é um luxo está ligada às diferenças de classes sociais, assim como o fato de que estudar não é posto enquanto prioridade no processo de amadurecimento individual e coletivo.

Por isso, aproprie-se de algo que a maior parte do público-alvo das instituições de ensino têm acesso para enfrentar esse desafio: a internet. Aposte no marketing para educação na hora de planejar uma estratégia que colabore com o empoderamento dos alunos.

Para Paulo Freire, educador brasileiro referência nos cursos superiores de licenciatura, “A educação não muda o mundo; educação muda as pessoas; as pessoas mudam o mundo”. Entenda que o marketing digital para empresas de educação pode ajudar sua instituição a plantar pequenas sementes nessa caminhada.

Como usar o marketing para educação

Para auxiliar tanto na atração como reter alunos em sua instituição, é necessário que o valor da educação seja enfatizado. A grande questão é como fazer isso: em sala de aula, por meio de panfletagem, outdoors ou o velho boca a boca são táticas tradicionais de divulgação, porém restritivas.

Estabeleça o contato com o público por meio de redes sociais, plataformas de notícias, anúncios publicitários e compreenda quais são as pessoas que configuram o grupo definido que procura sua instituição de ensino. Dessa forma, é possível estar a par de suas necessidades, medos e possibilidades. Encare os perfis de que tem conhecimento como foco de investidas. Em sua maioria, as salas de aula são compostas por jovens e é com eles e seus responsáveis que a informação positiva deve chegar.

É importante que as ofertas de educação fortaleçam também o valor agregado. Para isso, é importante incorporar um trabalho de conscientização coletiva. A empresa pode, por exemplo, promover palestras, encontros, lives no Facebook, Instagram ou outras plataformas que tratem de assuntos relevantes e contem com a presença de personagens que atraem o público-alvo. Também vale promover desafios aos alunos e possíveis alunos, o que gera engajamento. Pergunte “Como reforçar o valor da educação?” e ofereça uma bolsa de estudos ao autor da melhor resposta, por exemplo.

Com tanto material em mãos, basta observar a repercussão, o impacto direto no engajamento das pessoas, se houve porcentagem de aumento na procura dos serviços da instituição, entre outros fatores. Aproprie-se da internet para analisar as pessoas, a concorrência e promover sua marca de acordo com as estratégias que funcionam.

Mostre que os gastos com educação são, na verdade, investimentos

Histórias de pessoas reais que tiveram suas vidas impactadas positivamente pelo poder dos estudos podem ser um meio de o seu público identificar-se. Conte mais sobre a vida de alguém que passou a infância em um bairro cheio de enchentes e que, após formar-se em engenharia, pôde mudar a vida daqueles que conhece ou do médico que, antes de formar-se, estudou muito à luz de velas.

Identificação é importante. Quebre a ideia de estudo enquanto um capricho e aproxime-a da realidade de tantos brasileiros que buscam melhorias em sua vida, de suas famílias e do país de um modo geral. Trabalhe com infográficos, jogos e tecnologias de interação que liberem estatísticas relevantes acerca da relação entre formação escolar e qualidade de vida: dê exemplos. Que tal pedir a alunos e ex-alunos da instituição para contribuir com seus relatos em frente a uma câmera, por escrito, no programa de rádio gerenciado pelos alunos, entre outros, a fim de afirmar positivamente a atuação da educação na mudança?

O mesmo vale para o conhecimento. Reforce a ideia de que ele é a única coisa que não se tira de alguém e abre portas para mudanças efetivas na sociedade. Ofereça facilidades de pagamento, tal como cursos grátis e aulas abertas ao público a fim de mostrar seus serviços a mais pessoas.

O marketing digital para empresas de educação irá ajudá-lo a divulgar seus serviços por meio da aproximação com a vida do público. Monte estratégias de marketing digital para educação que reúnam os valores e mudanças que podem ser desencadeadas em diversas realidades e fomente informações relevantes ao seu público-alvo a fim de mudar uma realidade delicada que o Brasil vivencia.

Você já começou a trabalhar esses pontos?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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