Como qualificar o seu time para trabalhar com marketing digital?

Como qualificar o seu time para trabalhar com marketing digital?

  • 1
  • 28 de Março de 2016

Atualmente é possível dizer que o marketing digital já deixou de ser apenas uma tendência e se transformou em uma realidade. Mas apesar desta afirmação, muitas empresas ainda não estão preparadas para atuar com este novo modelo de marketing por não terem profissionais qualificados e atualizados neste setor.

Pensando neste assunto, separamos algumas informações úteis para que você possa saber como qualificar seu time para atuar com o marketing digital. Acompanhe!

Quem é o profissional de marketing digital?

O profissional de marketing digital geralmente já é formado em jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas ou até mesmo outras áreas como TI e design. Além de dominar os conceitos básicos de comunicação, este profissional deve saber atuar com as ferramentas do marketing digital.

Dentre os diversos conhecimentos necessários, é preciso dominar: Mídias Sociais, Inbound Marketing, E-mail marketing, SEO, E-commerce, comunicação visual e marketing de conteúdo.

Formações

Com o crescimento do marketing digital, passou a existir também diversas opções de cursos para quem deseja se especializar neste assunto. Atualmente é possível encontrar as seguintes modalidades de formações:

Cursos online e presenciais: Com carga horária reduzida, esses cursos geralmente não exigem formações superiores em marketing e áreas afins. No geral, esses cursos abordam os principais assuntos do marketing digital para que o profissional seja guiado em todos os conceitos e possa iniciar sua carreira neste setor.

Pós graduação e MBA: Focada para quem já possui graduação na área de marketing e áreas afins, esta formação abrange com maiores detalhes todo o segmento de marketing digital e prepara os profissionais para atuar e liderar projetos de marketing digital.

Média salarial

Além de montar uma equipe qualificada para atuar com o marketing digital, a empresa precisa conhecer a média salarial paga a esses funcionários.

Conforme dados do site Catho, atualmente o salário desses profissionais fica aproximado de:

  • Estágio na área de Marketing Digital: Média Salarial R$ 833,69
  • Analista de Marketing Digital: Média Salarial R$ 2.612,17
  • Coordenador de Marketing Digital: Média Salarial R$ 4.266,06
  • Gerente de Marketing Digital: Média Salarial R$ 5.768,66

Ferramentas

Quando se deseja qualificar um time para atuar com o marketing digital, é preciso observar que somente bons profissionais e salários adequados não é o bastante para criar bons projetos. Desta forma, é preciso estar atento também ao investimento em ferramentas do marketing digital.

Alguns exemplos são:

  • Plataforma de automação de marketing;
  • E-mail marketing;
  • Hospedagens;
  • Ferramentas para monitoramento de palavras-chave;
  • Ferramentas para monitoramento de campanhas e ações de remarketing;
  • Ferramentas para monitoramento de mídias sociais, entre outras.

 

Alternativa econômica

Como se pode observar até aqui, a qualificação de uma equipe para trabalhar com o marketing digital não é tão simples. Além dos investimentos citados anteriormente, existe ainda a necessidade de criar um planejamento anual para identificar o progresso desse departamento e avaliar a necessidade de demais investimentos, pois como sabemos, o marketing é um dos setores onde constantemente existem mudanças.

Em meio a este cenário, muitas empresas preferem focar seus investimentos somente em assuntos de seu nicho e com isso, acabam deixando de lado o marketing ou até mesmo abandonam a ideia de migrar para o marketing digital.

Mas uma alternativa viável e eficiente neste caso, é optar pela terceirização deste setor com a contratação de uma empresa especializada. Assim, além de economizar com todo o investimento citado anteriormente, é possível obter um trabalho de qualidade imediatamente, já que a empresa contratada disponibilizará equipe e ferramentas adequadas para dar início às estratégias.

Atuar com o marketing digital já é mais do que um diferencial para qualquer empresa, porém ainda é possível identificar um grande número de companhias que não ainda não adotaram esta nova forma de fazer marketing.

Mostramos anteriormente os pontos mais importantes para uma empresa preparar seus profissionais para atuar com o marketing digital. De qualquer modo, a realidade de muitas empresas ainda é diferente por não conseguirem investir diretamente na formação deste departamento.

Desta forma, a contratação de uma empresa especializada pode ser muito mais viável, pois além dos custos mais baixos é possível colher resultados logo no início do investimento.

Gostou do post? E você, possui um time de marketing digital em sua empresa? Deixe seu comentário abaixo.

Que tal ser o primeiro a avaliar este artigo?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Carregando...

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o