Você sabe como produzir conteúdo relevante que engaja e conquista clientes?

Você sabe como produzir conteúdo relevante que engaja e conquista clientes?

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  • 12 de outubro de 2016

Não é segredo para ninguém que Marketing de Conteúdo dá resultado. Já é comprovado que essa estratégia auxilia na geração de leads, aumento das vendas e, principalmente, engajamento dos clientes. Segundo o eMarketer, mais de 70% das agências e marcas já utilizam estratégias de marketing de conteúdo para conquistar clientes. Neste contexto, você não pode ficar de fora, não é mesmo?

Entretanto, não é qualquer conteúdo que gera esses benefícios. Por isso, no post de hoje, iremos explicar como produzir conteúdo relevante que engaja e conquista clientes. Vamos lá?

Como produzir conteúdo para engajar e conquistar clientes?

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a produzir conteúdo, você precisa conhecer sua buyer persona. Se você não tem uma compreensão exata do seu público alvo, não conseguirá criar um conteúdo otimizado e útil para ele.

Por isso, você deve construir seu cliente ideal, a persona, elencando sua faixa etária, renda, nível de educação, necessidades, desafios e desejos. Para isso, elabore um questionário assertivo, fazendo perguntas que vão ajudar a identificar como essa persona se comporta, o que pensa, seus sonhos e, principalmente, suas dores.

Aproveite para conversar com potenciais clientes e clientes atuais, assim você terá mais material para trabalhar. Também é importante coletar dados demográficos, as necessidades e a forma como essas pessoas procuram conteúdo, como se informam.

Percebeu como batemos na tecla da necessidade? Ela é fundamental para sua estratégia de conteúdo, mas por quê?

Entenda quais as necessidades do seu público-alvo

Se o seu conteúdo está atraindo pessoas, mas não está engajando-as, provavelmente você terá uma alta taxa de rejeição. Isso pode acontecer porque você não está explorando corretamente as necessidades do seu público-alvo.

Elas são o ponto de partida de uma estratégia de conteúdo, pois identificam quais os problemas suas buyers personas estão enfrentando e fornecem um importante direcionamento para a sua estratégia.

Se você entende o que seus potenciais clientes estão precisando, você consegue criar conteúdos que o auxiliem a chegar na conclusão do mal que os afligem, para em seguida, fornecer meios para que eles cheguem na solução, que estará atrelada ao seu produto/serviço.

Ou seja, é possível criar conteúdos educativos, conteúdos informativos e conteúdos que mostram como a sua solução pode auxiliá-los. Tudo isso dentro de uma jornada de compras assertiva.

Utilize o funil de vendas

O funil de vendas é essencial para criar uma boa jornada de compra. Com as necessidades dos clientes em mente, você irá separar conteúdos para todas as etapas do funil, ou seja, todos os momentos de compra, tanto aqueles que ainda não sabem o que precisam, quanto aqueles que já buscam uma solução exata para seus problemas.

Para isso, faça o planejamento do seu calendário editorial e utilize gatilhos – iscas digitais – que façam com que o potencial cliente passe para a próxima etapa. Se o seu conteúdo estiver respondendo alguma dúvida e agregando uma solução para algum problema do dia-a-dia, você terá uma alta taxa de engajamento e conquistará seu cliente para a próxima etapa.

Um conteúdo relevante que engaja e conquista clientes, faz com que sua jornada de compra seja mais assertiva e com que seus potenciais clientes andem mais rápido pelo funil, fechando as vendas muito mais depressa.

Por fim…

O fato é que compreender o funil de vendas é fundamental para que você consiga produzir conteúdo relevante para engajar e conquistar clientes. Ao compreender a jornada completa dos seus clientes, é possível criar uma estratégia de conteúdo assertiva, e a própria criação e revisão de conteúdo se torna mais fácil. O processo de entendimento e criação de iscas e gatilhos da jornada também, otimizando o seu processo de vendas.

Deixe nos comentários que outras dicas você considera fundamentais para produzir conteúdo relevante que engaja e conquista clientes. 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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