Como produzir conteúdo para redes sociais de forma organizada e eficiente

Como produzir conteúdo para redes sociais de forma organizada e eficiente

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  • 13 de janeiro de 2016

O marketing digital está estabelecido como forma essencial para a divulgação de qualquer marca, produto ou empresa. Não há como fugir, as empresas precisam se preocupar em ter um mínimo de estratégia de marketing digital. Dentre os muitos meios disponíveis na internet, um deles que gera grande resultado para as campanhas de marketing são as redes sociais.

Porém, muitas empresas acabam confundindo as redes sociais da empresa com a própria rede social particular. Este pensamento acaba atrasando resultados e minando oportunidades de negócio. Assim como qualquer meio de divulgação, as redes sociais prescindem dos seguintes elementos:

  • Planejamento;
  • Estratégia;
  • Análise De Resultados;
  • ROI.

Portanto, leia este post e confira algumas dicas essenciais para que a sua estratégia digital em redes sociais gere um bom resultado.

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Determinando o tipo de conteúdo

As redes sociais possibilitam um grande leque de tipos de conteúdo que podem ser compartilhados com o seu público. Desde vídeos, imagens, blogposts, frases motivacionais, links para postagens interessantes, e-books, etc. E para quem tem criatividade, os tipos de conteúdo que podem ser compartilhados em redes sociais se multiplicam pelo infinito.

Mas para que o seu conteúdo realmente atinja o objetivo é necessário que haja engajamento por parte dos seus seguidores. De nada adianta postar aquele infográfico lindo, que quase não é visualizado, curtido, comentado ou compartilhado. Para que esse conteúdo atinja a finalidade inicial, é necessário que haja um planejamento mínimo.

Em primeiro lugar, deve-se estudar o público-alvo da rede social. O que eles costumam compartilhar, o que eles gostam de clicar, etc… Tudo isto deve ser levado em consideração. Depois que você determina uma linha de conteúdo, você começa a publicá-los em sua rede social e observa como o seu público reage perante ele. Assim, você consegue ter insights de que tipo de campanha gera mais resultados, e consegue determinar qual o tipo de conteúdo que é mais efetivo para a sua estratégia de redes sociais.

Criando calendários editoriais

Depois de determinado o conteúdo, você precisará determinar a frequência deste conteúdo. Determinar a frequência é escolher a quantidade de posts diários e semanais que serão feitos, bem como os melhores horários para estes posts.

A frequência irá depender muito do tipo de conteúdo da empresa e da rede social. Por exemplo, para um jornal on-line, é interessante que haja bastante frequência de publicações. Se observarmos, fanpages como a da UOL, Folha etc., realizam publicações de hora em hora. Isso é importante para a estratégia, bem como para os resultados.

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Já uma empresa de gesso acartonado, por exemplo, pode diminuir seus resultados caso opte por uma frequência tão alta de publicação. Isso por que o seu conteúdo vai competir com outros conteúdos na timeline, e a frequência alta desse tipo de conteúdo pode acabar por diminuir a relevância dele.

Portanto, a melhor maneira de determinar a frequência é analisando o tipo de conteúdo e o público-alvo. Feito isso, deve-se escolher os horários de publicação. Para ajudá-lo nessa tarefa, existem várias pesquisas disponíveis com os horários nobres da internet brasileira. Mas gostaríamos de ressaltar que tais pesquisas são apenas para orientar e ajudar a determinar a melhor estratégia. O que de fato vai definir os melhores horários para a sua rede social são as observações diárias e vários testes que a sua equipe de marketing deverá fazer.

Quando a frequência e o horário das postagens estiverem bem claros em sua estratégia para campanhas em redes sociais, é chegada a hora de se criar um calendário editorial. O calendário organiza todas as postagens que serão feitas durante um período (semana, mês), os horários, os tipos de postagem e conteúdo que serão feitos, bem como as redes sociais em que as postagens serão feitas. Também é interessante ter um espaço para anotar os resultados das postagens. Assim é possível melhorar cada vez mais a sua estratégia em redes sociais.

Melhorando o Edge Rank

O Edge Rank é o algoritmo do Facebook responsável por determinar se o conteúdo da sua fanpage é mais ou menos relevante que os de outras fanpages. Quanto maior a relevância, mais chance ele tem de ser apresentado para mais pessoas, e mais resultados você irá obter.

Para melhorar o Edge Rank de sua fanpage, o planejamento editorial (determinar conteúdo e frequência, abordados nos tópicos anteriores) é fundamental. Além disso, a análise dos dados e a constante melhora das publicações, a partir dos resultados é fundamental para cada vez mais aumentar a relevância da fanpage. Lembramos que as estratégias em redes sociais são de médio/longo prazo, portanto não desanime se a sua fanpage não der resultados “gigantescos” em um mês. O trabalho de marketing digital é lento, porém duradouro.

Você já conhecia as estratégias para ter sucesso nas redes sociais? Conte para gente o que achou deste artigo!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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