[INSIGHT 2018] A ponta de toda ação – Como o Design potencializa sua estratégia digital

[INSIGHT 2018] A ponta de toda ação – Como o Design potencializa sua estratégia digital

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  • 26 de dezembro de 2017

“Não existe nenhum negócio de sucesso onde o design não tenha um papel importante”. – Beto Almeida, Interbrand

Acredito cegamente que o design tem um papel fundamental em todas as empresas, o enxergo também como o motor de inovação que fomenta todos os pensamentos criativos e inovadores! Ou seja, o design potencializa sua estratégia digital.

Muitas vezes em nossa estratégia digital, o design é deixado de lado por simplesmente estar na ponta da ação ou porque é tratado como basicamente a materialização daquilo pensado.

Este tipo pensamento está totalmente incorreto por vários motivos. Um deles, um dos principais, é que tratar o design com tanto desprezo é basicamente renegar aquilo que foi pensado tão carinhosamente para te trazer resultados.

Por falar em resultados, é sobre ele que vamos falar por aqui. Não somente dos resultados, mas sim, de como o design auxilia para um melhor rendimento. Hoje muito se fala sobre duas das grandes segmentações do mundo do design, que é o UX e o UI Design. Você sabe qual a diferença entre eles? Se não, relaxa que te conto da forma mais simples possível.

O profissional focado em UI (User Interface), por exemplo, na criação de um site ficaria responsável pelo desenho/mockup e tudo aquilo que envolve a parte física/visual da coisa como: paleta de cores, tipografias, ícones… Enquanto o profissional de UX (User Experience) fica com a responsabilidade da usabilidade disto, todas as interações e, principalmente, o comportamento do usuário em seu site.

Já que agora você sabe a diferença entre ele, imagina juntar o útil ao agradável?! ?

[Aproveitando o gancho, já que me chamam carinhosamente aqui na agência de Goku]

Design para conversão

Dentre várias outras ramificações do mundo do design essa é a que mais me identifico e fico à vontade em escrever sobre <3

O design para conversões é o design focado em resultados, isso significa criar um layout que tenha como principal objetivo influenciar na decisão do usuário em fazer uma ação. Todo usuário tem um objetivo, mesmo que inconsciente, o design para conversões atua eficazmente para que o usuário não demore em sua decisão, a ponto de fechar sua página facilmente.

Um design para conversão motiva! Além de que, incentiva e direciona o usuário a realizar a ação que você deseja.

Hoje em dia com toda a explosão do marketing digital, criar um design voltado 100% para a conversão virou quase que obrigatório. Não se pode mais ter somente uma página bonita e deixá-la no ar esperando cair visitantes do céu e que eles façam o que você acha que eles devem fazer.

Todos nós sabemos que a cada dia fica mais caro conseguir um tráfego qualificado para nosso, blog, site, landing page. Ou seja, é preciso priorizar os leads que chegam até nós de forma natural.

Acredito que a peça mais fundamental para conversão seja a landing page

Separei algumas tendências as quais você precisa estar atento nos próximos anos. Confira!

Degradê

Começando pelas cores, uma forte tendência que se instaurou em todos os layout após o Instagram aderir e mudar por completo sua identidade visual. O degradê (ainda mal falado) vem sendo utilizado com cores vibrantes e é um par incrível para um layout que chama atenção.

Ilustrações

Houve um crescente uso de ilustrações isométricas, que deverá seguir firme e forte no próximo ano. Além de dar um lado mais humano para o design, ainda nos permite descobrir um layout mais descontraído e menos hostil.

Tipografia Criativa

Aposte certamente na tipografia criativa; ela faz com o que você prenda a atenção do usuário na mensagem principal. Esse tipo de título, grande, também é uma forte tendência.

A inspiração saindo dos jornais e revistas e vindo para o mundo web é também uma grande aposta para os próximos ano, com tipografia com parte coberta pela imagem ou algum outro elemento que componha o layout.

Espaço negativo

O espaço negativo é capaz de criar formas inéditas onde não haveria nada. Um grande benefício é o direcionamento do olhar de quem está vendo.

Como o design não é feito somente de cores e formas, preparei um material exclusivo para você, com dicas de gatilhos mentais para ter um maior sucesso em seus layouts para conversão.

Design para conversão claramente já é a próxima revolução que o design irá passar nesse mundo enorme dos negócios! Espero que com esses materiais eu possa ter te ajudado a ter sucesso e níveis recordes de taxa de conversão.

* No próximo conteúdo, leia mais sobre tendências em Gestão de Projeto.

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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