Como mudar uma percepção negativa sobre sua instituição de ensino?

Como mudar uma percepção negativa sobre sua instituição de ensino?

  • 5
  • 14 de março de 2018

O ciclo de vida de muitos produtos e serviços é cada vez mais curto. É imprescindível considerar a gestão de imagem da empresa enquanto parte estratégica fundamental para garantir que qualquer empresa se mantenha firme no mercado. Entenda como melhorar imagem da marca da sua instituição de ensino por meio de marketing para educação.

A imagem e a marca das empresas

A imagem de uma marca é composta por características tangíveis e intangíveis, definidas no imaginário do público e assim, possibilitando a associação da identidade que busca passar. O conceito de marca é tido como o casamento do nome, termo ou símbolo, que permite a relação dos produtos, serviços ou o sistema organizado a fim de entregá-los a seus consumidores específicos. São as suas ofertas singulares que as diferenciam das concorrentes de segmento: entenda o que eles estão fazendo e melhore cada proposta.

A construção dessa imagem é a projeção que a marca busca alçar no mundo: linguagem, design, ações, apoios à demais instituições e projetos, entre outros, são delineadores para que o seu público-alvo a identifique em meio às demais no mercado e possa alinhar-se a ela. Tudo isso, levando em consideração a postura e as bandeiras que a instituição empunha. Por isso, possuir uma marca forte é conquistar credibilidade no mercado, ter a confiança dos consumidores e oferecer produtos e serviços que os concorrentes não consigam alcançar ou simular.

No caso de uma instituição de ensino, o foco da empresa deve estar na qualidade do aprendizados de seus alunos, tal como em mostrar os resultados à sociedade. Potencializar uma ideia positiva sobre si no mercado é fundamental para quebrar possíveis percepções negativas. Trabalhe para garantir a satisfação de seus clientes e de quebra, torná-los fãs dos resultados entregues pela empresa.

Como usar o Marketing Digital para educação para construir ou reverter a imagem da marca

O marketing digital para educação é uma ótima saída para conduzir a sua marca na construção da imagem que busca projetar para o seu público-alvo, assim como na mudança de posicionamento, já que as redes sociais atuando enquanto ferramentas, permitem a divulgação online de todo o conteúdo inteligente e necessário para essa finalidade.

As transações comerciais, mesmo no caso das empresas de educação, são compostas por níveis de satisfação do cliente e são mais do que a simples venda de um produto: a experiência ofertada ao consumidor é o verdadeiro trunfo de uma relação estável. E o marketing digital para educação é a chave de conhecimento do público ao padrão de qualidade que seu negócio oferece. Isso, porque atualmente, é por meio das redes sociais que o público-alvo das instituições de ensino tem contato com a essência da marca. Sendo assim, garanta:

  • Conteúdo de marketing especializado e segmentado de acordo com os interesses do público-alvo;
  • Promova ações que afirmem a essência da marca e aproximem os clientes que percebem e alinham-se com seus valores;
  • Fidelize: desenvolva estratégias de comunicação que partem da negociação de parcelas, o atendimento por telefone ou pessoalmente e quaisquer outros aspectos a fim de estimular a segurança e credibilidade sobre a instituição;
  • Comunique as qualidades do seu produto de ensino, seja por meio de resultados, métodos, espaços físicos, facilidades virtuais, opções de pagamentos, entre outros: deixe isso claro.
  • Faça das críticas uma ferramenta de melhorias. Ouça o que o público tem a dizer, não só para enaltecer os pontos fortes da empresa mas para conhecer e aprimorar o que há de errado com seu desempenho;
  • Realize pesquisas de satisfação por meio de votação em mídias como o Instagram ou enquetes no Facebook, por exemplo. Aposte em ferramentas como o NPS (Net Promoter Score) na hora de medir esses dados com a seguinte pergunta que pode ser respondida de 0 a 10: “Qual a chance de você recomendar nossa empresa a outra pessoa?” Por evitar constrangimentos ao cliente, é mais fácil que ele responda. Ponto positivo para a empresa: em vez de enfatizar uma ideia ruim causada em um indivíduo, certifique-se de melhorar a imagem para atrair outras pessoas interessadas.

A dica é prevenir-se! Esteja em contato com os melhores conteúdos sobre marketing digital para educação e assegure-se de que a imagem da sua empresa está de acordo com os objetivos da marca.

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o