Como manter um bom relacionamento com fornecedores

Como manter um bom relacionamento com fornecedores

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  • 18 de novembro de 2015

Você sabe o que são “stakeholders”? São pessoas de interesse, aquelas que possuem alguma influência sobre a sua empresa. Neste grupo estão clientes, acionistas, gestores – e, claro, os fornecedores e eles são mais importantes para a saúde da sua empresa do que você imagina. Entenda mais:

Diferencial de qualidade

Em alguns casos, uma empresa pode não ter um processo produtivo muito diferenciado. Neste caso, é a qualidade da “matéria-prima” (que pode ser um produto ou um serviço) que garante a vantagem competitiva. Manter um bom relacionamento com seus fornecedores pode ajudá-lo a conseguir essa matéria-prima de melhor qualidade, que não está amplamente disponível no mercado. Por consequência, o valor agregado do seu produto final também aumenta.

Prazos de entrega e condições de pagamento

Um bom relacionamento com os fornecedores também é a porta para negociações de prazo e preços. Prazos de entrega curtos podem colocar sua empresa um passo mais próxima do modelo just-in-time, que reduz a necessidade de grandes estoques, diminuindo riscos e perdas. As melhores condições de pagamento – seja um preço com desconto ou um parcelamento diferenciado – também pode reduzir o peso da matéria-prima sobre seus custos.

Planejamentos de longo prazo

Quando há um bom relacionamento entre a sua empresa e os fornecedores, você pode começar a pensar em um planejamento de longo prazo. Por exemplo, se o fornecedor provê um material que você usa constantemente, é possível programar compras futuras. Isso protege sua empresa contra variações cambiais, flutuações econômicas e até mesmo contra atrasos na produção e entrega da matéria-prima.

Confiança e amizade

Como já vimos, existem motivos financeiros para cultivar um bom relacionamento com os fornecedores. Mas também existe um motivo bem mais simples: manter um ambiente de trabalho saudável. Quando a relação com o fornecedor é de confiança e amizade, mesmo que algum problema eventualmente apareça, ele pode ser resolvido através de uma conversa aberta. A relação não fica sob tensão, e a parceria não se desfaz na primeira dificuldade.

Reputação no mercado

Quando sua empresa consegue manter uma boa relação com os fornecedores, ela ganha reputação positiva no mercado. Passa a ser vista como uma empresa com a qual é bom negociar. Essa reputação atinge tanto outros fornecedores como também os próprios clientes. É claro que o inverso também ocorre; se a sua empresa passa constantemente por problemas e desentendimentos com os fornecedores, ela pode ganhar uma má reputação, e perder oportunidades de negócio por causa da desconfiança do mercado.

Agora você já sabe por que o bom relacionamento com os fornecedores pode afetar a saúde da sua empresa. E quando o fornecedor é um provedor de serviços? Vamos falar especificamente do caso das agências de marketing, que interessa mais para nós. Se a sua empresa contrata uma agência de marketing para obter melhores resultados comerciais, é importante cultivar um relacionamento saudável, pois esse é um fornecedor que fica muito próximo e interfere diretamente na sua imagem.

A melhor maneira de manter um relacionamento saudável com a agência de marketing é fazendo um acompanhamento do seu trabalho, mas sem inibi-lo. Afinal, a agência precisa de liberdade para trabalhar em cima de uma estratégia para o seu negócio. Um trabalho criativo não pode ser desenvolvido adequadamente com restrições e tensão.

Além disso, é preciso também usar o bom senso em pequenos detalhes do dia-a-dia. Procure ser pontual no cumprimento de suas obrigações; evite fazer pedidos em cima da hora, e sempre confirme os itens solicitados e recebidos; trate as pessoas de contato com respeito e educação, mesmo quando estiver enfrentando algum problema de comunicação com elas; e aproveite as chances de estreitar a relação, visitando a agência e participando de reuniões em pessoa.

Quer aprender mais sobre como funciona a relação entre uma empresa e uma agência de marketing? Então inscreva-se na newsletter da Wck, especializada em marketing digital, gestão de marcas e apresentações criativas! 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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