Como levar o seu planejamento de marketing digital para o mundo da transformação digital?

Como levar o seu planejamento de marketing digital para o mundo da transformação digital?

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  • 13 de julho de 2017

Conhecimento é poder. E a tecnologia de Inteligência Artificial está aí, acessível para as empresas fazerem uso do seu imenso poder de processamento de dados e de reconhecimento de padrões para melhorar o relacionamento com os clientes. E mais e mais investimentos só irão ampliar a oferta de soluções de software, hardware e outros serviços relacionados a essa nova tecnologia. Esse movimento em todo o mundo deve alcançar US$ 47 bilhões até 2020, de acordo com a consultoria IDC.

Não há mais como fugir dessa realidade porque, em plena Era da Transformação Digital, consumidores e usuários esperam opções tecnológicas mais inteligentes ao interagir com as marcas. Mas no momento de pensar em introduzir a inteligência artificial no seu planejamento de marketing digital você pode se perguntar: por onde começar? Como fazer? A resposta é simples: busque parcerias que já tenham experiência em desenvolvimento de plataformas de relacionamento com o cliente.

Ainda não está convencido que o seu marketing precisa de inteligência artificial? Então confira como as empresas de diferentes setores estão utilizando a IA mundo afora e que estão fazendo valer cada centavo de seus investimentos:

Assistência virtual de atendimento contínua e em escala

A reserva de viagem é muitas vezes um desafio. Com tantas opções, os clientes podem se sentir sobrecarregados. “Pergunte a Julie” é assistente virtual do Amtrak.com, projetado para orientar os clientes ao longo do processo de reserva. Julie tem acesso a todas as perguntas e respostas do site com base em uma linguagem natural.

O que significa que os clientes podem fazer perguntas em suas próprias palavras e Julie vai vocalizar suas respostas e também fornecer uma resposta por escrito, juntamente com links adicionais relacionados.

A Amtrak atende mais de 375 mil clientes em seu site todos os dias e mais de 30 milhões de passageiros em mais de 300 trens por ano. Como resultado, é fundamental oferecer um serviço ao cliente contínuo e em escala. A Julie, premiada como a melhor aplicação de inteligência artifical para relacionamento com o cliente, pelo AI Global Annual Achievement Award, entregou um retorno de investimento de 8 vezes.

Além disso, os custos de email para o serviço ao cliente foram reduzidos em US$ 1 milhão. As interações dos clientes com a Julie geraram 30% mais receita e resultaram em um aumento de 25% nas reservas em comparação com as interações dos clientes sem o assistente virtual e continuam a aumentar 50% ano a ano.

Solução pessoal e imediata para suporte online

Muitas vezes, os clientes visitam um site para pesquisar uma compra potencial. A Up2drive.com, divisão de financiamento de automóveis online da BMW, usa um agente virtual chamado Assist para ajudar os clientes na viagem de comprar um carro.

Ao avaliar opções de financiamento para todas as marcas e modelos, o agente virtual fornece aos clientes um apoio valioso antes de entrar em uma concessionária. Assim, há redução de chamadas repetidas, diminuição dos ciclos de vendas e ajuda a tirar o stress do que é, para a maioria das pessoas, a segunda maior compra em suas vidas.

O Up2Drive Assist fornece uma solução pessoal e imediata para o suporte online. O Assist está disponível em todas as horas e reconhece onde um cliente está no processo de compra do seu carro no site. Ele também e sabe quando perguntar se o cliente está precisando de ajuda.

Enquanto o Assist oferece uma interação divertida e mais humanizada para os clientes, também é uma solução escalável que pode ser expandida com mais recursos. “Uma das razões para o nosso sucesso é ter aproveitado uma mudança fundamental na forma como os clientes compram um veículo”, afirma Pawan Murthy, gerente geral de Negócios Online da BMW Up2Drive.

O uso de um assistente virtual e outras soluções de autoatendimento digital que levam tecnologia de inteligência artificial em seu “core” traz redução nos custos de atendimento, aumento na conversão de vendas e diferenciação de marca. A beleza desses projetos de transformação digital é que os resultados são percebidos e mensurados quase que imediatamente. Outra vantagem das plataformas de relacionamento com o cliente que se utilizam da inteligência artificial é que elas estão cada vez mais acessíveis, simples e adaptáveis aos ambientes das empresas.

Leve você também o marketing da sua empresa para o mundo da transformação digital!

“Zendesk”

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Zendesk.

Zendesk oferece uma plataforma de atendimento ao cliente projetada para trazer as organizações mais próximas de seus clientes.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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