Como gerar mais contatos – que compram – para o comercial da sua empresa?

Como gerar mais contatos – que compram – para o comercial da sua empresa?

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  • 24 de julho de 2015

 

A geração de contatos, também conhecida como “lead generation” é um termo no Marketing para a atividade de gerar contatos entre clientes para uma determinada empresa. É uma forma de prospectar clientes através da web. Mas como gerar mais contatos que realmente compram para o comercial da sua empresa? Saiba mais no post.

Como gerar mais contatos que compram para sua empresa?

A primeira coisa que leva a alguém a comprar produtos e serviços de você, é saber se você ou sua empresa são conhecidos. Para que isso ocorra, é preciso que haja um primeiro contato. A geração de contatos é o segredo de vendas de qualquer empresa. Contato gera conhecimento e isto gera vendas, o que por sua vez, gera relacionamentos.

O consumidor dos dias atuais está cada vez mais conectado e é ciente de que possui uma ampla gama de opções de compra. Isto exige cada vez mais das empresas uma abordagem que gere mais vendas. Bombardear as caixas de e-mails das pessoas com spams e propagandas não adianta e gera o efeito contrário, pois com alguns cliques, ou até mesmo sem serem acessados, os seus e-mails vão para a lixeira.

Sendo assim, qual é a melhor forma de gerar contatos que realmente irão ter um potencial de compra de seus produtos? É preciso ganhar o interesse do cliente e acelerar a tomada de decisão para que vendas sejam concretizadas. Mas, como é feito isso? Veja como o Marketing de Conteúdo pode ser uma estratégia bastante fácil de ser implementada e gerar resultados:

1.  Ter um blog com conteúdo diário

Esta estratégia trará resultados de médio a longo prazo, mas é essencial para o seu negócio. Ter um blog, ajuda a sua empresa a atrair interessados, educar estas pessoas e prepará-las para tomar decisões favoráveis ao seu negócio. Através do blog, você pode transformar visitantes em leads. Mas não adianta postar uma vez ao mês. Para ter efeito, é preciso alimentá-lo com conteúdo diariamente.

2.  Ofereça valores em troca de contatos

Você pode fazer isso por oferecer brindes ao seu contato, diretamente do seu site ou blog. Isto gerará uma quantidade grande de leads. Embora estes não sejam qualificados, eles podem tomar conhecimento do seu negócio e isto já é válido. Por isso, ao oferecer brindes, ofereça conhecimento. Assim você estará certo de que os contatos que você adquiriu tem real interesse no que você está oferecendo.

3.  Utilize vídeos como estratégia viral

Os vídeos tem uma grande capacidade de serem viralizados e tem ganhado cada vez mais espaço entre os tipos de conteúdo disponíveis. Ter uma estratégia de vídeos é ter um maior alcance de pessoas, o que potencializa as chances de geração de contatos. Ter vídeos hospedados em plataformas como o YouTube, que é amplamente conhecida, ajudará no tráfego ao seu site. Uma dica importante é liberar conteúdo composto de uma série de outros de continuação, e para que uma pessoa possa ter acesso aos próximos episódios, seja preciso fazer um cadastro. Este servirá para a captação de contatos.

4.  Uso de Ebooks

Os ebooks são materiais bastante ricos em conteúdo, com um volume de informação mais abrangente sobre determinado assunto. É preciso saber escolher um tema que seja de acordo com  o perfil do cliente. Ao divulgar este material, você obterá leads que realmente tenham interesse no seu negócio.

5.  Webinários

Os webinars ou webinários, são formas bastante efetivas de se gerar contatos que compram para sua empresa. São conteúdos em vídeo que funcionam como palestras ou aulas. São transmitidos ao vivo e o que faz você obter contatos através deles é a exigência de uma inscrição para participar, onde a pessoa deixa nome e e-mail. Para este tipo de abordagem, o que garantirá o sucesso é o palestrante ter realmente autoridade no assunto a ser abordado.

6.  Box para newsletter

Este é o mais comum utilizados por donos de blogs e sites. É uma forma de a pessoa receber informações sobre determinados artigos diretamente no e-mail, sem precisar diretamente acessar o blog. Para isto, disponibilize um formulário simples onde é solicitado apenas o e-mail ou o e-mail e o nome da pessoa.

Fazendo uso destas estratégias, tenha certeza de estar no caminho certo para gerar contatos, ou seja, leads, pessoas que realmente terão interesse no seu produto ou serviço e assim efetuar boas vendas.

 

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