Como fazer meu vídeo ter maior audiência?

Como fazer meu vídeo ter maior audiência?

  • 0
  • 15 de junho de 2016

Em uma estratégia eficiente de Inbound Marketing, usar vídeos como formato de conteúdo garante engajamento e envolvimento das personas. Com um vídeo, é possível conseguir maior identificação do público alvo com o assunto abordado e com a sua marca. Mas para essa estratégia alcançar os objetivos que você deseja, não basta apenas produzir o conteúdo, é necessário torná-lo muito atrativo e promovê-lo.

O vídeo traz às personas a sensação de estar “cara a cara” com alguém, por isso ele é melhor que textos, áudios e fotos. Esse tipo de conteúdo consegue trazer o lado humano da marca, colaborando para o fortalecimento do branding. Outra vantagem é que possuir vídeos mostra autoridade e domínio na sua área de negócio, afinal, são poucas empresas (e concorrentes) que investem nessa ação.

Se já não o bastasse, os vídeos no site funcionam como uma ferramenta de SEO (Searching Engine Optimization), pois ganham pontos no ranqueamento do Google, fazendo com que a sua marca fique melhor posicionada nas páginas de buscados. Assim, consequentemente, você adquire:

  • Mais tráfego no site;
  • Aumento da conversão de visitantes;
  • Maior link building;
  • Lembrança da sua marca;
  • Presença em compartilhamentos das redes sociais.
[irp posts=”12134″ name=”As 10 melhores táticas para geração de leads via Inbound Marketing”]

Vídeos mais atrativos = maior audiência

Para que a sua estratégia de inbound marketing com vídeo funcione, esse conteúdo precisa ser assistido. Mas como fazer isso? Tornando o seu vídeo atrativo para o seu público.

Um vídeo atrativo é aquele que, quem assiste, nem percebe o tempo passar. Ele consegue captar toda a atenção do expectador, que acompanha naturalmente a linha de pensamento do vídeo e é conduzido até o final. Para isso, existem algumas técnicas:

Preze pela qualidade

Apesar de parecer meio óbvio, ainda tem gente que erra nesse aspecto quando começa a gravar vídeos. Para que o resultado final fique interessante, é mais do que necessário ter um equipamento de qualidade. Claro que isso tem um custo, mas vale o investimento! Se você ainda não possui orçamento para uma câmera profissional, tente usar a iluminação a seu favor. Com uma boa luz (em frente uma janela, ou refletor) até uma câmera de celular pode funcionar.

O som também tem muita importância, pois o público precisa entender o que você diz, não é mesmo? Em alguns casos, dependendo do equipamento e do ambiente, o microfone da câmera não é suficiente. Talvez você precise investir em um microfone ou usar outro gravador e depois sincronizar áudio e vídeo na edição.

Depois disso, pense no seu cenário. Ele precisa ser bonito, agradável, mas não deve nunca chamar mais atenção do que você e do que está sendo dito. Em ambientes com muitas informações visuais, uma boa saída é desfocar o fundo com a lente da câmera.

Objetividade sempre!

Não prepare a câmera e comece a gravar sem saber exatamente o que você vai fazer, filmar e dizer. O vídeo precisa ser planejado e bem pensado para que seja objetivo. Pode até ter brincadeiras e momentos de descontração, mas fique sempre atento para não se perder e deixar o vídeo com muito tempo sem informação.

A edição do vídeo também contribui muito para a objetividade. Prefira uma edição simples, sem firulas. Lembre-se sempre que o vídeo tem a missão de contar uma história, não atrapalhe esse processo!

Crie interações

O vídeo fica muito mais legal quando quem assiste se sente inserido. O público quer contato e, para isso, você precisa mostrar que está interessado na opinião deles. Durante o vídeo, faça perguntas e peça que a resposta seja feita nos comentários. Depois, leia esses comentários e responda-os para que seu expectador sinta-se acolhido. Você também pode pedir sugestões para os próximos vídeos e, claro, realmente seguir essas ideias!

Apesar de parecer meio chato e robótico, é fundamental que você peça para o seu público curtir o vídeo e seguir o seu canal no Youtube. É através dessas métricas que seu canal ganha repercussão. Mas, tente fazer isso de uma maneira original e divertida, use a sua criatividade.

Título e capa no capricho

Assim como em textos, pense qual é a palavra-chave daquele vídeo e use-a no título. Isso facilita os mecanismos de busca orgânica. Também pense em criar um título instigante, que chame a atenção do seu público. O Youtube permite que você coloque palavras-chave na configuração do vídeo, então, não deixe de usar essa ferramenta.

Para a capa, lembre-se dela no momento de filmagem do vídeo. Muito mais fácil do que ficar procurando um print ideal é usar uma foto já pronta. Faça essa foto específica e depois, se quiser, acrescente novamente o título do vídeo na imagem.

Faça contatos

O Youtube funciona como uma rede. Um canal vai te levando a outro e assim por diante. Procure quem são as pessoas influentes da sua área e faça contato com elas! Que tal um convite para gravar junto? Depois, vocês podem divulgar os vídeos no canal de ambos e aumentar o alcance dos vídeos. Gravar com gente que já é conhecida também aumenta a autoridade, credibilidade e profissionalismo do canal.

Gostou dessas dicas? Conte para gente nos comentários e comece já a produzir seus vídeos!

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o