Como fazer Marketing no Facebook de forma realmente eficiente?

Como fazer Marketing no Facebook de forma realmente eficiente?

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  • 6 de agosto de 2015

* Esse conteúdo foi atualizado em 2017.

Milhões de empresas já possuem um perfil, mas nem todas elas sabem como realmente fazer marketing no Facebook de maneira efetiva. Embora as redes sociais sejam canais propícios para divulgar uma marca, aumentar a visibilidade de uma empresa, criar um relacionamento mais próximo com os clientes e aumentar a interação com um público-alvo, se um bom planejamento estratégico for deixado de lado, sua empresa não vai conseguir aproveitar todo o potencial das redes.

Se você ainda tem dúvida sobre sua empresa estar ou não na plataforma, lembre-se que a internet e principalmente as mídias sociais, são bastante democráticas, ou seja, todos têm ferramentas semelhantes e as mesmas chances de gerar resultados.

Quer mais dados? Há mais de 1,86 bilhões de usuários do Facebook ativos mensais.

Com esse número em mente e uma boa estratégia de marketing digital, é possível dar o mesmo impacto e visibilidade para uma microempresa e para uma multinacional, por exemplo.

A maioria das organizações entram no Facebook porque querem atrair mais clientes (para lojas físicas ou virtuais), mas grande parte delas não consegue nem novos consumidores e nem fidelizar os atuais. Pensando nessa dificuldade de fazer com que postagens e demais ações na mídia social se traduzam em lucro e oportunidade real para a sua empresa, separamos algumas dicas de ouro de como fazer marketing no Facebook realmente eficaz.

Você está fazendo Marketing no Facebook de forma certa?

Gere engajamento

Uma página com centenas de curtidores engajados pode ser mais interessante para sua empresa do que uma com milhares de usuários que nem sequer vêem mais suas postagens (não foque em métricas de vaidade e sim, métricas de negócio). Para conseguir aumentar o engajamento, há uma série de medidas que você pode tomar.

Uma bem importante é investir em boas imagens, já que as fotos estão presentes em 93% das publicações com maior taxa de engajamento, conseguindo 53% mais likes e 104% mais comentários do que posts sem elas.

Outro ponto importante: vídeos! Mark Zuckerberg já divulgou que o Facebook pretende colocar os vídeos em primeiro lugar no seu planejamento.

Outra dica é instigar a curiosidade e participação do usuário. Há estudos que mostram que questões acabam gerando o dobro de comentários que posts apenas explicativos.

Atualize regularmente

Novidades e conteúdos relevantes são essenciais para que sua página não perca fãs. Lembre-se que o perfil da sua empresa pode afetar a imagem da sua marca.

Se os usuários entram na página e encontram um conteúdo muito antigo, podem pensar que a empresa abandonou aquele elo de comunicação e isso afeta diretamente a credibilidade da marca. Ou seja, compartilhe posts com frequência, mas não encha o feed dos seus curtidores com excesso de publicações. Pesquise a sua persona e estabeleça uma periodicidade que faça sentido para ela.

Anuncie

O Facebook Ads permite segmentação de público-alvo para anúncios, o que torna essa ferramenta uma das mais eficientes em questão de publicidade online.

Além disso, como o Facebook limitou o alcance orgânico das publicações para menos de 2% do público das páginas, anunciar na plataforma é essencial para qualquer empresa que leve a sério a estratégia na rede social. Por isso, reserve uma quantia do orçamento para criação de campanhas promocionais para seus fãs.

Para um anúncio que gere cliques e conversões, escolha ou crie uma imagem atrativa, trabalhe em um título e chamada claras e atraentes e o mais importante: convide o potencial cliente a realizar alguma ação. Pode ser para preencher um formulário, responder com um comentário, acessar o site da empresa etc.

Combine tráfego de outros canais

Ao mesmo tempo que você está aumentando o engajamento da audiência no Facebook, por que não usar também o potencial de outras redes sociais? Chame os usuários do Twitter para o Facebook ou crie publicações que convidem o usuário a conhecer o blog ou site da empresa.

Além de aumentar o número de visitas ao site, é provável que o tempo de permanência seja superior, já que o usuário visitou o site em busca de algo oferecido no call to action da publicação social.

Mensure os resultados

Os relatórios do Facebook são excelentes ferramentas para mensurar o seu sucesso na rede social. Com eles, é possível ver quais posts tiveram mais acesso, quais foram compartilhados mais vezes, que publicação teve mais curtidas, qual anúncio teve mais eficácia, entre outros quesitos.

É muito importante acompanhar esses dados porque é a única forma de verificar se sua estratégia está dando certo ou se precisa ser alterada.

Planeje o marketing no Facebook

Antes de começar a fazer marketing no Facebook, defina metas e objetivos. O que você quer com o marketing na rede social? Onde você esperar chegar? Com esse objetivo claro, você saberá se a estratégia está sendo bem sucedida ou não. Se os resultados não forem bons, é preciso mudar e buscar ajuda. Ao procurar uma agência parceira, dê preferência para empresas que ofereçam suporte nas campanhas dentro da rede social e sejam especializadas na sua necessidade.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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