Como empresas tradicionais podem dar os primeiros passos na internet de forma gradual?

Como empresas tradicionais podem dar os primeiros passos na internet de forma gradual?

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  • 1 de junho de 2017

No mundo atual, as novas tecnologias e a forma como a sociedade se comporta mudam e se atualizam constantemente. Muitas vezes, as empresas têm dificuldade em saber como começar a acompanhar as tendências que surgem em um ritmo tão célere. Fazer com que sua marca esteja em sintonia com a cultura do marketing digital e integrar essa cultura à sua estratégia pode parecer um processo complexo a princípio, especialmente se o seu negócio é baseado em um modelo tradicional.

Pensando nisso, organizamos algumas dicas para ajudar sua empresa a dar seus primeiros passos na internet, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. Confira!

Como começar: saiba o que cada estratégia digital pode fazer pelos processos de sua empresa

Um erro comum de empresas que estão no processo de transição para iniciativas digitais é pensar que essa transformação se resume a adotar novas tecnologias ou ter uma página empresarial no Facebook. De acordo com pesquisas, 88% das empresas afirmam direcionar esforços para serem digitais. Apesar dessas iniciativas serem importantes, elas não vão ser, necessariamente, os passos iniciais. É necessário avaliar e repensar como a sua empresa organiza processos internos e externos e o que as ferramentas e os canais digitais podem fazer para otimizá-los.

Tenha o apoio de sua equipe e dos gerentes de seus departamentos para implementar o marketing digital

Para priorizar um pensamento e uma cultura digital da sua empresa, é preciso convencer líderes e supervisores da sua equipe a enxergarem a internet não só como um espaço complementar que pode aumentar a lucratividade, mas como uma necessidade para que o negócio sobreviva e se desenvolva.

Realizar buscas na internet já é a primeira (e a mais utilizada) ação de 87% das pessoas quando a necessidade de pesquisar alguma informação surge. Por isso, é preciso que a sua empresa incentive uma equipe adaptada à necessidade de pensar de forma inovadora e consistente com o comportamento desse novo perfil de consumidor.

Incentivar o seu time interno é o primeiro passo para processos futuros, como começar a qualificação da sua equipe para atuar com o marketing digital com simplicidade e flexibilidade. Somente estando sensibilizada com as potencialidades do universo digital é que sua equipe poderá atender de modo eficaz esses clientes e ajudar no desenvolvimento de estratégias assertivas para o seu negócio.

Reavalie as parcerias e os fornecedores de sua empresa

Serviços terceirizados são vitais, como consultores, agências digitais, empresas de tecnologia e infraestrutura, entre outros. Afinal, mesmo a equipe mais capacitada digitalmente pode vir a ter dificuldades e limitações impostas pelos desafios em sua caminhada digital. Nesse paradigma, é importante pensar nas empresas prestadoras de serviço não como uma relação de custo, mas como um investimento, uma parceria baseada em confiança e fidelidade.

Segundo pesquisa, pouco mais de 10% das empresas brasileiras investem por volta de 5% de seu faturamento em soluções tecnológicas visando a transformação digital. Antes de começar a dar os primeiros passos na internet, saiba criar relações com seus parceiros e fornecedores atuais que permitam diálogo e flexibilidade na busca de soluções personalizadas e inovadoras. Isso será de extrema importância no processo de atualização das estratégias de sua empresa.

Conheça seu público na internet e priorize ações e estratégias que aproveitem a experiência digital

A transição para a internet e para ferramentas de marketing digital é um processo interno e externo. Quando estiver com os seus processos internos, sua equipe e seus parceiros alinhados e com um pensamento em priorizar a transformação digital como necessidade, é o momento de fazer com que isso impacte seus processos externos e faça sua transição completar o ciclo.

Saiba onde o seu consumidor está e o que ele está fazendo na internet. Comece a utilizar seus recursos e experiências adquiridas pouco a pouco em sua estratégia de marketing. Não é preciso dar um passo maior do que a perna; apenas utilize as informações que a sua empresa possui da atuação digital do seu consumidor e procure formas atrativas de atender as necessidades do seu cliente e preparar-se para um futuro saudável que permita que as políticas de marketing digital da sua empresa tenham estrutura e apoio necessário para atingirem resultados melhores.

previsão de que, nos próximos 5 anos, os setores de vendas e de marketing como os conhecemos já não existirão. É preciso, desde já, saber como começar a preparar a sua estratégia de marketing digital e o seu negócio para essa transformação.

Então, pronto para dar os primeiros passos em sua estratégia de marketing digital? Se você ficou com alguma dúvida sobre como começar a aderir gradualmente a essa estratégia ou quer iniciar já a aproveitar as potencialidades desse ambiente de divulgação e negócios, deixe seu comentário ou entre em contato com a Agência WCK!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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