[INSIGHTS 2018] Como dar os primeiros passos em Marketing Digital?

[INSIGHTS 2018] Como dar os primeiros passos em Marketing Digital?

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  • 18 de dezembro de 2017

Esse é o nosso primeiro post da série INSIGHTS 2018, que vai te ajudar a refletir sobre como ter melhores resultados nesse novo ano. Esperamos que você goste ;) 

Você está tendo seus primeiros contatos com Marketing Digital? Eu também! Depois de dez anos no terceiro setor, trabalhando com comunicação em ONGs e projetos sociais, vim parar numa Agência e fiquei bem na dúvida se seria bom eu fazer um post aqui. Quem sou eu para falar alguma coisa de marketing digital??

Mas talvez eu seja a melhor pessoa para falar com quem está tendo o primeiro contato com a área. Ainda não falo como se marketing digital fosse algo natural para mim, uma extensão do meu ser, mas estou imerso neste mundo novo e isso cria empatia entre a gente.

Então, se você também está começando agora, vem conferir minha primeira impressão:

Marketing Digital é algo fácil e óbvio

(E, provavelmente, este seja o grande problema)

Realmente, é fácil e óbvio e a tendência é sermos displicentes nesta situação; achamos que dominamos o assunto e… Caímos do cavalo logo ali na frente!

A questão é que Marketing é uma ciência bem afinada com muito material sobre o assunto, muitos testes realizados em décadas e, quando olhamos para a teoria, tudo se encaixa. E quando falamos sobre Marketing Digital então… Afinal, tecnologias já são uma parte essencial do nosso dia a dia.

Mas, a prática tem que ser desenvolvida e a sensibilidade adquirida, porque cada cliente e persona são únicos, e adequar a teoria à realidade dá trabalho. O que funciona para seu concorrente não necessariamente funcionará para a sua empresa.

Jogue fora aquela ideia de que uma agência é feita por uma garotada descolada, super cool e criativa que cria slogans e campanhas de sucesso de forma trivial. Inspiração conta, mas se não soubermos como aplicá-la à necessidade daquele job, a ideia morre e a fonte seca.

Planejamento é a alma do negócio… e errar ajuda. De verdade!

Outro ponto muito importante é entender o marketing digital como um processo. Todos os passos estão encadeados e precisam ser seguidos como planejado. Uma ideia fantástica não adianta nada se não tiver contexto dentro dentro da estratégia construída.

E planejar significa ter margens para mudanças, ajustes, revisões. Uma coisa fantástica que estou aprendendo é que errar é parte do processo e é muito importante estar aberto aos erros (afinal, errar rápido, para acertar mais rápido ainda é a base do Growth Hacking!). São eles que lapidarão o nosso público alvo, nossa persona e nossa estratégia.

Navegando por novos instrumentos

Só que não adianta nada abraçar os erros e morrer afogados juntos. Precisamos de instrumentos para identificá-los, onde ocorreram e o que fazer para saná-los, e é aí que entram as diversas ferramentas que utilizamos aqui na Agência. Elas servem como os instrumentos de navegação de uma embarcação, ou avião.

Ferramentas de monitoramento de desempenho, SEO, SMO, e diversas siglas que são muito importantes, assustam, mas nem sempre você vai precisar conhecê-las a fundo pela parte técnica, só que é fundamental saber que é através delas que seus analistas poderão medir se seu planejamento e estratégia precisam de ajustes, e tornar os erros em preciosas fontes de informação.

O mapa da mina no Marketing Digital

No final das contas, o que percebi nessas três semanas de vida de agência, de imersão no marketing digital, é que mapas da mina não existem e, se alguma agência tentar vender um para você, fuja! Nao contrate ou não aceite o job!

No Digital, não existe a fórmula do sucesso, mas, sim, muito conhecimento acumulado, um conjunto de práticas e estratégias que dão todo o apoio necessário o sucesso na área.

Então, para atingirmos nossos objetivos, precisamos ter clareza de objetivos, entendermos nossas capacidades e encontrarmos parceiros que deem o suporte necessário nesse processo.

Agora que falei um pouco sobre esse meu começo com Marketing Digital, a Lucielli Ferreira, nossa Analista de Marketing vai contar um pouco sobre os primeiros passos na análise de um funil de vendas, confira:

* No próximo conteúdo, é hora de falar sobre experiências personalizadas ;)

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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