Como criar uma campanha baseada em Inbound Marketing?

Como criar uma campanha baseada em Inbound Marketing?

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  • 28 de setembro de 2016

Uma campanha baseada em Inbound Marketing é aquela que é baseada na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para o seu público-alvo, através das possibilidades da internet. Ao invés de “empurrar” produtos, como faziam as velhas campanhas de marketing, com essa estratégia, você deixa que seu cliente se interesse.

A ideia do Inbound Marketing é relativamente recente, mas as estatísticas já mostram as suas vantagens em relação aos métodos tradicionais. O Inbound Marketing é 62% mais barato e possui um ROI (retorno de investimento) médio de 275%. Com essas informações você já quer saber mais? Então vamos te ensinar a estruturar uma campanha com Inbound Marketing. Acompanhe!

Como fazer uma campanha de Inbound Marketing

Antes de tudo, é necessário alguns pré-requisitos:

1 – Você já tem um objetivo para a sua campanha?

2 – O seu site é profissional, bem planejado e fácil de usar?

3 – Sua estratégia de conteúdo está em dia?

4 – Você possui presença nas redes?

Depois de responder sim a essas quatro perguntas, você pode seguir para as próximas etapas.

Como começar?

Como toda campanha de marketing, sua campanha de inbound precisa ter um público específico. Quem você quer atrair? Para responder a isso, é interessante a criação de “personas”. Elas são personagens, com nome, profissão, idades, necessidades, hábitos e problemas. É através dessa definição que você vai conseguir pensar em como trabalhar. Você pode ter várias personas e várias campanhas em andamento, uma para cada uma delas. Mas, para o início, é recomendado começar com apenas uma.

Tenha a sua oferta

Toda campanha de inbound marketing funciona através de uma oferta. Elas podem ser de três tipos:

  • Conteúdo de qualidade: São os seus artigos do blog, vídeos e infográficos, que estão disponíveis para qualquer visitante de seu site, sem qualquer compromisso. Eles devem ser bem feitos, com conteúdo bem escrito e original, que realmente atenda às necessidades da sua persona;
  • Oferta para leads: Esse conteúdo já é mais valioso e por isso deve ser oferecido em troca de informações do lead (nome, e-mail, telefone). Pode ser eBooks, catálogos, guias do comprador, white papers, webinars etc;
  • Oferta para cliente: Essas são para os clientes que já estão no topo do funil. Como eles estão próximos de decidir pela compra, você pode oferecer cupons de desconto, demonstrações do produto, reuniões ou propostas.

Promovendo as ofertas

Para as suas ofertas funcionarem e chegarem ao público, você precisa promovê-las. Faça isso através de:

  • Landing Pages: As chamadas “páginas de destino” são páginas do seu site específicas para promover uma oferta. Elas são um intermédio entre o clique e a oferta. São nelas que os leads preencherão as informações para adquirirem os conteúdos;
  • Call-to-actions: Ao final dos seus blogposts, inclua uma frase que sugira uma ação do seu leitor. Incentive-os a deixar um comentário, compartilhar o post nas redes sociais ou acessar outros conteúdos. Essas são maneiras de engajar o público e também promover o conteúdo;
  • Postagens nas redes sociais: Crie posts nas suas redes sociais que levem os usuários ao seu blog. Você pode colocar uma foto e falar sobre o que o post trata. Incentive a leitura!

Nutrição de leads

O processo da nutrição de leads é a fase de continuar mantendo o interesse do seu lead no seu produto. Continue encaminhando a eles e-mails com informações e conteúdos exclusivos. Também incentive-o a assinar a sua newsletter para manter o contato com o seu produto e a sua marca.

Testando os resultados

O objetivo do inbound marketing é aumentar o tráfego, ganhar leads e fazer as vendas. Para saber se a sua estratégia está dando certo, analise as suas métricas depois de um tempo (pode ser 4 semanas, para começar). Meça a proporção visita-lead, custo por lead e lead-conversão. Percebendo isso, você consegue ver em que pontos está acertando e onde pode melhorar para aumentar as suas vendas.

Você já sabia como criar uma campanha de Inbound Marketing? Conte para gente suas impressões sobre o assunto! E se precisar de uma forcinha extra, conte com a ajuda da WCK!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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