Como criar conteúdos relevantes – transformando o engajamento em sua chave para o sucesso

Como criar conteúdos relevantes – transformando o engajamento em sua chave para o sucesso

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  • 20 de Abril de 2017

Com o início de um canal de conteúdo vem uma série de questionamentos sobre como geri-lo, certo? Se você já passou por dúvidas sobre o que escrever, para quem escrever ou como tornar o seu conteúdo um destaque e aumentar as visualizações em seus vídeos, esse artigo vai te ajudar a pensar conteúdos relevantes e engajar sua audiência!

Mas, antes de tudo, é importante que você saiba um pouquinho sobre inbound marketing e marketing de conteúdo – esses conceitos vão ser o fio condutor da sua estratégia!

Mas afinal, porque essas estratégias de marketing te ajudam a engajar sua audiência?

O inbound marketing é uma estratégia que objetiva apresentar seu produto de forma natural ao cliente. A ideia aqui é vender sem ser intromissivo: ao invés de oferecer logo de cara o que você produz, o inbound cria uma certa jornada do consumidor, levando-o a passar por várias etapas até realmente chegar ao produto que você oferta.

Cansado do marketing tradicional por conta de sua característica invasiva, o público tem mais empatia com a estratégia seguida pelo inbound e, justamente por isso, você deve investir nele se quer conseguir engajar uma parcela maior do seu público.

E o marketing de conteúdo é exatamente uma das práticas adotadas pelo inbound. Ao contrário do marketing tradicional, segue a premissa de te ajudar a conseguir atrair clientes não pela oferta direta de seus produtos, mas sim por meio de assuntos que são relevantes para seu público.

Se ficou confuso a gente explica como funciona na prática. Imagine que você quer saber mais sobre como escolher a melhor câmera para gravar vídeos. Seu primeiro instinto deve ser fazer uma busca pela internet sobre o assunto, certo? Quando frente aos resultados, é muito mais provável que você clique em um link que promete te ensinar mais sobre câmeras, do que em um anúncio como “compre agora uma Canon T5i”. E é nessa preferência dos usuários que entra o marketing de conteúdo – e, consequentemente, sua oportunidade de expandir e fidelizar seu público.

Portanto, crie seu conteúdo de forma a solucionar possíveis dúvidas que se relacionem, de alguma forma, ao seu negócio. Se você vende cursos online, por exemplo, você pode criar materiais que proponham debates como as vantagens de estudar em casa e dicas de concentração.

Sendo assim, com essas estratégias você cria conteúdos de relevância ao falar sobre pautas que são do interesse do seu público e, solucionando suas dúvidas, você consegue engajar e transformar pessoas que antes nem conheciam sua marca em possíveis clientes.

Como criar conteúdo relevante

Agora que você já entendeu como o marketing de conteúdo e o inbound marketing são importantes para a sua estratégia de criar conteúdos relevantes, você deve estar se perguntando como escolher sobre o que você vai falar, não é mesmo?

O primeiro passo é se colocar no lugar do seu público: quais dúvidas ele pode ter e – mais importante – quais delas são relacionadas ao seu produto, de forma que você consiga solucionar? Além da pesquisa de mercado, uma boa estratégia para conseguir saber as dores do seu público é sempre ficar atento aos comentários em sua página ou canal e na sua caixa de emails.

Outra boa tática na hora que criar conteúdos é saber os assuntos do momento. Pesquise sobre o que as pessoas andam falando e analise se o seu canal de conteúdo pode pegar um gancho naquele tema. Essa é uma boa prática, pois manter seu canal sempre atualizado, além de criar autoridade, mantém seu público engajado e interessado no que você tem a oferecer.

No entanto, lembre de não forçar a barra! É importante frisar que você só deve falar sobre assuntos que você domina, afinal, abordar sobre o que você não conhece pode te fazer passar informações erradas, o que acaba com a sua autoridade a respeito do assunto e, consequentemente, com a sua estratégia de atrair clientes.

Como oferecer seu conteúdo

A verdade é que existem muitas maneiras de se comunicar com seu público e é somente a partir de testes que você vai descobrir qual combina mais com seu segmento específico de audiência. Para te ajudar, separamos os meios de produzir conteúdo mais comuns utilizados atualmente.

Vamos lá?

Blog

O blog pode ser considerado o mais comum dos meios de comunicação e relação com o público nos termos de marketing de conteúdo. Isso acontece porque nele você consegue incorporar outros tipos de materiais, como vídeos, imagens, infográficos, e-books e links externos e internos. Essa versatilidade levará seu leitor a navegar por mais tempo pelo seu site, se interessar mais por seu conteúdo e, consequentemente, conhecer mais sobre o produto que você oferece.

Materiais ricos

  • E-book

Você pode usar E-books quando quiser criar conteúdos mais extensos e completos, exatamente focando em quem quer se aprofundar mais em um assunto. Assim, você mostra ter autoridade no tema e pode, inclusive, trocar seu material por informações sobre seu cliente (como e-mail e telefone), a fim de conseguir leads.

  • Infográfico

Os infográficos são a melhor opção se o seu material é mais visual. Portanto, se você criar conteúdo que possa ser transmitido por gráficos e imagens, por exemplo, apostar no infográfico pode ser uma estratégia interessante.

No entanto, lembre-se também do caso contrário: quanto mais necessidade de textos e complexidade um assunto apresentar, menos ele casa com a ideia de um infográfico!

  • Whitepaper

O whitepaper é um material parecido com o Ebook, só que ainda mais focados no conteúdo. Por dispensar o uso de imagem e ter um tom mais semelhante ao utilizado em materiais acadêmicos, esse meio de se passar autoridade em um assunto e o mais indicado para a divulgação de resultados e dados.

Vídeos

Os vídeos estão ficando cada vez mais populares entre os produtores de conteúdo por um motivo simples: as pessoas estão cada vez mais preferindo consumir conteúdo audiovisual quando comparado a outros meios. E isso acontece por causa de fatores como a relação mais intimista que pode ser construída por meio meio dos vídeos, a maior facilidade de engajamento e a dinamicidade proporcionada por esse tipo de conteúdo e sua alta capacidade de comunicar, de forma mais simples, assuntos que seriam cansativos quando discutidos em um texto.

Exatamente por essa preferência do público por vídeos, criar conteúdo relevante por meio deles já se tornou a melhor maneira de conseguir tornar do seu material online em uma fonte de renda. Com isso, o cenário audiovisual vem se diversificando mais a cada dia. Hoje, por exemplo, a melhor forma de monetizar seu conteúdo é montando seu próprio canal de vídeos e oferecendo seu material por assinatura.

Pronto! Agora que você já sabe como criar conteúdo de relevância e engajar sua audiência, o próximo passo é conseguir ganhar dinheiro com ele, não é mesmo?

E se você quer aprender a produzir conteúdo que vende, a gente te ajuda! Elaboramos um E-book com várias dicas para te ajudar a alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo e bombar na internet! Vem dar uma lida!

Sambatech

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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