Como aumentar e diversificar os esforços de marketing no ambiente digital?

Como aumentar e diversificar os esforços de marketing no ambiente digital?

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  • 20 de abril de 2015

Hoje em dia, com a expansão da internet a nível mundial, é praticamente inadmissível uma empresa estar “fora da rede”: não marcar presença nas redes sociais, não consolidar e expandir a marca no meio online.

Ao deixar as infinitas possibilidades da internet de lado, a empresa não perde apenas em visibilidade: perde valiosas oportunidades de negócio. Por mais que ela continue com os esforços de marketing offline de forma contínua, sem ações de marketing pela internet, inevitavelmente verá uma queda no crescimento e a prevalência dos concorrentes na preferência dos clientes. Por isso, é tão importante marcar presença na internet, aumentar e diversificar os esforços de marketing!

A construção de uma marca passa pela internet

Longe se vai o tempo em que fazer o marketing de uma empresa ou de uma marca era anunciar incessantemente seu nome aos consumidores, exibir seu logotipo e apregoar suas vantagens dizendo: “meu produto/serviço é o melhor”, e sentar-se na porta da empresa esperando os clientes ávidos para adquirir o “melhor produto/serviço”.

Atualmente, o marketing moderno dialoga com o cliente. Ele mostra mais que um produto/serviço: fala em relacionamentos. Constrói uma relação de longo prazo com o cliente, apoiando-o desde a tomada de decisão de compra até o pós-venda. Não basta fechar negócio, é preciso conquistar e fidelizar o cliente, de forma contínua.

E dessa forma, a marca conquista confiabilidade e respeitabilidade, se mostrando “amiga” do cliente. A empresa deve demonstrar que não está interessada apenas no lucro sobre as vendas, mas sim em como resolver um problema do cliente e deixá-lo encantado e satisfeito.

Formas de divulgação

Atualmente há muitas formas de comunicação pela internet, porém antes de escolher o canal a ser utilizado você deve considerar seu público-alvo: qual é o meio mais eficaz de atingi-lo? Mas independente do resultado da sua pesquisa, há alguns métodos que se podem dizer “universais”, visto que praticamente todas as empresas os aplicam:

Blog

Ter um blog ajuda imensamente na construção da marca, agregando confiabilidade para a empresa. No blog, você não irá necessariamente “vender” o produto ou serviço, mas mostrar para o cliente que você tem a solução para o seu problema ou atende sua demanda. Oferece informação de qualidade e ajuda o consumidor em as tomadas de decisão, se tornando referência no assunto que está abordando, ligado aos produtos/serviços que oferece.

Através do blog, você pode trabalhar com landing pages, ou seja, oferecer “brindes” e “vantagens” para potenciais clientes, em troca do endereço de e-mail, formando a famosa lista de e-mails, onde você poderá trabalhar ainda mais especificamente na conversão para a venda. Já dizem os especialistas em marketing digital: “o dinheiro está na lista”.

Redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram… as opções são várias e o bom é marcar presença em todas elas. Para que servem? Para criar o relacionamento com o cliente, mostrar que você está acessível. Para isso é importante responder as mensagens inbox e os recados deixados na página. Demonstra que você está ouvindo o cliente, que há uma pessoa por trás da marca e genuinamente interessada no que o público tem a lhe dizer.

Mas para se obter excelentes resultados nas redes sociais, uma boa assessoria é fundamental, pois como nas redes sociais a visibilidade aumenta muito, uma resposta indelicada ou que deixe o cliente insatisfeito, pode custar uma reputação construída através de anos de trabalho.

Evidentemente, as formas de abordagem via internet deverão ser principalmente focadas de modo a valorizar o produto/serviço, além de segmentadas para atingir o maior número de pessoas que possam vir a se tornar clientes, além de cativar e fidelizar os clientes atuais.

E você, como tem sido sua relação com a internet? Sua empresa participa ativamente nas redes sociais, mantendo um bom contato com o público? O que você acha que pode ser feito para melhorar e ampliar ainda mais a presença do seu empreendimento na rede? Compartilhe conosco!

 

 

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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