Como aumentar a taxa de conversão em vendas com o Growth Hacking

Como aumentar a taxa de conversão em vendas com o Growth Hacking

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  • 28 de junho de 2016

No post de hoje, gostaríamos de lançar a seguinte pergunta: como anda a sua taxa de conversão em vendas? Você tem obtido os resultados esperados? Obviamente, essa é uma das maiores preocupações dos empreendedores, profissionais de marketing e vendas: aumentar o ROI das conversões.

De nada adianta uma boa geração de leads se a sua taxa de conversão está lá embaixo, não é mesmo? Isso significa que algo está errado em seu processo.

Neste sentido, iremos apresentar no post de hoje o conceito de Growth Hacking e como ele pode trazer melhorias e otimizar seu processo de vendas. Confira!

O que é Growth Hacking?

Em linhas gerais, “hacker” é aquela pessoa que foge das regras tradicionais para obter os resultados de maneira mais rápida e até mesmo criar algo novo. Por isso, um profissional “growth hacker” faz exatamente isso: utiliza de meios não convencionais para atrair novos negócios ou formas de trazer melhores resultados para o negócio atualmente.

Para isso, ele trabalha com a percepção do público-alvo e com a qualidade do produto, unindo o desenvolvimento de produto e o marketing com o objetivo de aumentar a taxa de conversão em vendas, por exemplo.

O termo “growth hacker” foi utilizado, inicialmente, por Sean Elllis, fundador da Startups-Marketing. Ele afirma que uma empresa que utiliza Growth Hacking, combina marketing com engenharia. Ou seja, o Growth Hacking é uma forma das empresas realizaram análises sobre o público-alvo, como as pessoas utilizam seus produtos e como aumentar os resultados em seus negócios.

Como aumentar a taxa de conversão em vendas com o Growth Hacking?

1. Fique de olho no seu carrinho de compras!

Um dos grandes problemas da conversão é o abandono do carrinho de compras. Ou seja, o usuário fica “passeando” pelo funil de vendas e abandona sem a menor explicação. Mas, isso é bastante comum. O percentual de abandono chega a 60%. Mas, utilizando o Growth Hacking, é possível melhorar essa porcentagem. Mas, como?

Há algumas ações que você pode tomar, como por exemplo:

  • Tire os menus e botões do topo do seu e-commerce;
  • Permaneça apenas com a logo da sua empresa;
  • Deixe o seu usuário focado em fechar a compra.

Em outras palavras, pense em seu carrinho de compras como uma landing page. Você deve manter as informações de rodapé, com política de privacidade, opções de entrega, etc, mas todos devem abrir na mesma página. Além disso, você pode inserir um botão para atendimento instantâneo.

Permita que os usuários naveguem por breadcrumbs no processo de compra, caso necessitem alterar alguma informação (afinal, isso evita o “voltar” do navegador). Aqui você pode inserir também algum botão de chat (atendimento instantâneo), tipo o Zopim ou Olark.

 2. Não deixe que seus visitantes fujam!

Uma maneira de fazer isso é utilizar um pop-up antifuga. Entretanto, há um problema: como fazer isso sem ter que investir um grande montante de dinheiro? Afinal, você não sabe quais as razões para os seus visitantes estarem fugindo.

Mas, vamos utilizar o pensamento Growth Hacking e sugerir algumas situações:

Se um visitante está prestes a fazer check-out, ofereça uma oferta especial! Ou então, se ele está perto do botão do blog, utilize um pop-up de assinatura de e-mails. E assim por diante.

Por mais que essas soluções de antifuga sejam caras, há duas soluções grátis, que são: Ouibounce e Exit Intent Plugin. É preciso certo conhecimento de codificação, mas a boa notícia é que são gratuitos, não é mesmo?

3. Faça um blog agora mesmo!

Não adianta. O blog é uma ferramenta obrigatória para um growth hacker. Isso porque, por mais que seja uma frase clichê, ela é verdade: “o conteúdo é rei”. E o conteúdo é o motor do Growth Hacking. Contudo, aqui valem as mesmas regras do Marketing de Conteúdo como um todo: é preciso ter um conteúdo útil, relevante e assertivo. Para isso, utilize o funil de vendas e crie conteúdos para todas as etapas da jornada e segmentado para cada buyer persona.

Você está tendo dificuldades com a sua taxa de conversão? O Growth Hacking é uma ótima estratégia para aumentar essa taxa. Quer saber mais sobre o assunto? Consulte um de nossos especialistas!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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