Como apresentar um planejamento de marketing digital para seus diretores

Como apresentar um planejamento de marketing digital para seus diretores

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  • 17 de novembro de 2016

Mostrar a relevância da presença digital para os diretores da empresa pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente, se eles não estão familiarizados com a ideia de usar os meios digitais na atração e fidelização de clientes. Mas o desafio se torna muito mais simples quando são incluídos dados bem embasados na apresentação. Te contamos quais são eles neste post, confira:

Dados que não podem faltar na sua apresentação de marketing digital

O primeiro dado que deve constar na apresentação é em relação à economia conquistada com o Inbound marketing. No ano passado, a Hubspot divulgou a sua primeira pesquisa sobre o Inbound no Brasil. O relatório trouxe diversas informações interessantes relacionadas ao marketing digital por aqui. Apontou, por exemplo, que 58% das empresas já apostam nos meios online para promover marcas e produtos. A pesquisa também definiu o valor médio gasto para obter leads na internet: R$10,00 por lead – uma diferença 47% menor do que o necessário para atrair leads nos meios tradicionais.

Também é interessante apontar um dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): mais de 50% dos lares brasileiros já estão conectados à internet. Além disso, os benefícios do Inbound também devem fazer parte da apresentação:

Fortalecimento da marca na internet

As estratégias de Inbound contribuem para que a marca tenha uma forte presença digital. Por que isso é importante? Porque os seus consumidores estão na internet: seja para trocar mensagens com amigos, para compartilhar momentos do dia a dia ou para comprar produtos e checar referências. Se o nome da empresa está na internet, ele é visualizado mais vezes por potenciais clientes.

Marketing direcionado

Um dos grandes trunfos do Inbound é o seu poder de segmentação. É possível focar as estratégias de marketing diretamente nos canais utilizados pelo seu público-alvo. Também é possível segmentar o conteúdo enviado aos seus leads – de maneira que cada consumidor receba apenas as ações promocionais que têm a ver com o seu perfil. Isso faz com que o marketing da empresa ganhe potencia e eficiência.

Estratégias eficientes para fortalecer a presença digital

O Inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. As suas estratégias visam captar leads, trabalhar ações para qualificá-los, garantir mais vendas e aumentar a receita da empresa. Para isso, os leads são categorizados por estágio de compras e ações são criadas pensando nestes estágios. Mostre aos seus diretores como são organizadas as estratégias do Inbound e de que maneira elas contribuem para levar alguém da etapa da conscientização para o fechamento da compra.

Mensuração de resultados

A transparência do Inbound é mais um argumento que justifica o seu uso. Ao contrário do marketing tradicional, os meios online possibilitam a mensuração dos resultados obtidos com cada campanha de marketing. Você pode saber quantas pessoas leem os conteúdos do blog da empresa, quanto tempo cada internauta fica no seu site, quantos links enviados por e-mail são clicados, quantos acessos os anúncios do Google recebem e assim por diante. Dessa forma, fica muito mais simples calcular o retorno sobre o investimento e analisar quais estratégias trazem resultados e quais podem ser eliminadas.

Uma boa organização de ideias é fundamental para o sucesso da apresentação

É válido destacar a importância de manter os dados citados acima bem organizados nos slides. Gráficos e imagens, por exemplo, fazem com que informações relacionadas a números possam ser melhor visualizadas.

Além disso, para convencer os seus diretores, é preciso focar em resultados palpáveis. Para isso, é essencial ter o objetivo do planejamento bem definido desde o início e deixá-lo claro durante a apresentação. Mostre como você pretende atingir a meta; defina um prazo final para o projeto e divida as tarefas e objetivos de acordo com a data estipulada. Por exemplo, se a proposta é aumentar as vendas do site em um ano, o planejamento pode ser dividido em trimestres:

  • Primeiro trimestre – aumentar o número de acessos do site por meio de ações nas redes sociais.
  • Segundo trimestre – aumentar o engajamento dos consumidores por meio de promoções.
  • Terceiro trimestre – atrair mais atenção para determinados produtos enviando e-mails marketing direcionados.
  • Quarto trimestre – aumentar as vendas em x% usando estratégias de marketing digital.

Dessa forma os seus diretores conseguem analisar objetivos isolados e, ao mesmo tempo, podem visualizar o planejamento como um todo. Com acesso a dados relevantes (como os citados no tópico anterior) e um planejamento bem estruturado, a direção tem uma base muito melhor para tomar decisões relacionadas à apresentação, ao marketing da empresa e às novas estratégias para fortalecer a presença digital da empresa.

Conheça mais dados que podem enriquecer a sua apresentação: veja quatro bons motivos para usar o Inbound marketing

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