Como adequar o blog da minha empresa para o Inbound Marketing

Como adequar o blog da minha empresa para o Inbound Marketing

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  • 15 de agosto de 2016

Você já deve ter ouvido falar na importância de ter um blog vinculado ao site da sua empresa com o objetivo de conquistar mais clientes. No entanto, o que poucas empresas sabem é que para ter sucesso nesta estratégia, os conteúdos do blog precisam estar adequados ao novo modelo de marketing, conhecido como Inbound Marketing.

Mas afinal, como adequar o blog da minha empresa ao Inbound Marketing e o como produzir conteúdos adequados? Acompanhe os detalhes a seguir para entender:

O que o conteúdo do blog precisa ter?

Antes de saber como adequar o blog da sua empresa ao Inbound Marketing, é preciso saber que o conteúdo adequado é aquele que:

  • Busca atender as necessidades do público-alvo;
  • Desenvolve um ambiente de aproximação do público à marca de maneira sutil;
  • Posiciona a empresa em destaque nos mecanismos de busca;
  • Crie credibilidade e autoridade da empresa perante o público por meio do aprendizado e descoberta;
  • Auxilia no aumento do número de leads;
  • Ganha admiradores para depois ganhar clientes.

Como produzir conteúdo que atraia visitantes?

Crie suas personas

As personas são representações fictícias para simbolizar o perfil do seu público-alvo ou potencial cliente. Criar as personas é a primeira etapa para adequar o blog da sua empresa ao Inbound Marketing, pois a partir disso será possível conhecer as características do seu público, suas necessidades, seus interesses, entre outras características que lhe ajudarão a criar conteúdos mais assertivos.

Aqui você poderá obter maiores detalhes sobre como criar as personas para sua estratégia de conteúdo.

Atenção ao SEO

Um blog corporativo adequado ao Inbound Marketing também precisa ter foco em SEO, afinal, de nada adianta desenvolver conteúdos e não receber visitantes para consumi-los. Portanto, é importante que haja um planejamento das palavras-chave e posteriormente uma adequação em todos os conteúdos que serão criados no blog.

Dica: Para escolher as palavras-chave adequadas, procure saber o que as suas personas procuram nos buscadores para resolver um problema dentro do contexto daquilo que sua empresa pode oferecer.

Faça um planejamento

Adequar o blog para o Inboud Marketing não significa desenvolver conteúdos avulsos para o seu público-alvo. Em vez disso, é preciso ter um planejamento dos assuntos que serão abordados e dos problemas que serão solucionados.

Outro ponto a ser observado são os tipos de conteúdos que devem conter em cada etapa do funil. Em outras palavras, é preciso tomar cuidado para não criar um conteúdo de topo de funil que ofereça seu produto ou criar um conteúdo de fundo de funil que não mostre a solução que sua empresa tem a oferecer.

Neste artigo você poderá conhecer mais detalhes para criar o conteúdo adequado para cada fase de funil.

Diversifique as opções de conteúdo

Diversificar os conteúdos também é muito importante para adequar o blog da sua empresa ao Inbound Marketing. Isto significa que você pode e deve ir além dos conteúdos escritos, pois as plataformas de blogs dão suporte para o uso de imagens, vídeos, PDF, reprodução de áudios, entre outras opções.

Esta prática tende a enriquecer o conteúdo do blog e permite atender as necessidades de diferentes públicos, pois algumas pessoas são mais visuais, outras sinestésicas, outras mais auditivas ou até mesmo multifuncionais.

Valide seu conteúdo

Após criar alguns conteúdos para o blog da sua empresa, é fundamental avaliar se eles estão realmente assertivos para a sua estratégia. E para descobrir isso, você deve mensurar alguns dados como o tempo de leitura, artigos mais lidos, dias e horários com maiores visitantes no blog, entre outras métricas.

Você pode também realizar enquetes e pesquisas com seus leitores para saber o que eles estão achando das postagens e quais tipos de conteúdos eles gostariam de ver no blog. Esta prática irá lhe ajudar a refinar ainda mais as necessidades dos seus leitores e isso ajudará a sua empresa a ter um público cada vez mais fiel.

Cuide da experiência do usuário

Adequar o blog da sua empresa ao Inbound Marketing também deve incluir a preocupação com a experiência do usuário. Ou seja, somente bons conteúdos não irão garantir que os leitores gostem do blog da sua empresa e tenham sempre interesse em visitá-lo.

Desta forma, é fundamental realizar ajustes que possam melhorar cada vez mais a experiência dos leitores com o blog. Posicionamento de Call to action e formulário de cadastro para newsletter, formatação dos conteúdos e barra de pesquisa, são somente alguns pontos a serem analisados na hora de fazer com que seus visitantes permaneçam o máximo de tempo possível em contato com a sua marca por meio do seu blog.

Adequar o blog da sua empresa ao Inbound Marketing vai muito além de uma tendência de marketing, pois quando há uma estratégia adequada de conteúdo, a atração e até mesmo fidelização de clientes acaba sendo feita de maneira natural.

E você, já possui um blog adequado ao Inbound Marketing? Compartilhe conosco sua experiência!

 

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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