Co-Marketing: como criar uma estratégia que traga resultado

Co-Marketing: como criar uma estratégia que traga resultado

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  • 10 de agosto de 2017

Co-marketing é o processo de construção de relações estratégicas entre duas empresas, ou dito de outro modo, é a união de duas empresas para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto que atinja um público em comum. Essa estratégia pode ser usada para ajudar duas companhias a aumentarem o alcance da sua marca, por exemplo, pois a ideia é unir esforços para ajudar a expor ambas as marcas para novos públicos, a fim de divulgar novos produtos para, finalmente, gerar leads e receita.

Embora não seja uma ideia nova, essa estratégia tem crescido em popularidade. Quer saber mais sobre ela? Se a sua empresa pretende implementar o seu próprio programa de co-marketing, e quer criar uma estratégia que traga resultados, continue lendo este post!

Por que as marcas devem usar o co-marketing?

O raciocínio por trás do co-marketing é bastante simples: existem algumas organizações que têm um público alinhado com os interesses da sua empresa. Isso significa que essas empresas têm clientes semelhantes sem serem concorrentes diretos. O seu negócio pode trabalhar com essas organizações para criar uma campanha de marketing que será promovida por ambas as partes. O objetivo é expor as duas marcas para um público com a intenção de compra comprovada.

Dentre exemplos bem sucedidos dessa estratégia podemos citar a Coca-Cola, que aliou-se em diversas ocasiões com marcas de luxo como Versace ou Jimmy Choo para lançar uma coleção conjunta. A famosa bebida Cuba libre é outro exemplo de co-branding, resultante da união da Coca-Cola com o rum Bacardi, que se tornou popular durante a Guerra de Cuba e cujo nome vem do grito de batalha das tropas cubanas.

Quais os benefícios do co-marketing para a minha empresa?

Uma parceria de co-marketing pode oferecer inúmeros benefícios para as empresas envolvidas. Uma das vantagens dessa co-comercialização é que ela apresenta o seu produto ou serviço para uma nova base de clientes. Por exemplo, quando um salão de beleza faz uma parceria com uma marca de esmaltes, ambas as empresas passam a ter acesso aos clientes uma da outra.

Outro benefício é a capacidade de economizar custos. Uma vez que as duas empresas concordaram com uma estratégia de marketing de conteúdo, podem economizar dinheiro através da divulgação conjunta. Algumas companhias levaram a estratégia para um outro nível, com partilha de instalações e até mesmo de funcionários para reduzir despesas. Por exemplo, as lojas da Pizza Hut e da Taco Bell costumam trabalhar no mesmo espaço para compartilhar os custos. Além disso, cada marca se beneficia ao conectar-se com a base de clientes da outra.

Não importa quão forte o seu produto é e se a sua base de clientes está em crescimento contínuo, o sucesso da sua empresa depende da sua capacidade de atrair novos negócios. Um arranjo de co-marketing envolve a expansão da sua marca. Ao explorar novos produtos e serviços, é possível garantir que a sua empresa cumpra todas as necessidades e desejos dos seus clientes, além de incentivar novos clientes a experimentar do seu negócio.

Como montar a minha estratégia de co-marketing?

1. Tenha uma ideia clara

Toda estratégia de marketing eficaz começa com uma ideia clara do que se deseja alcançar: em uma estratégia de co-marketing não é diferente. A sua empresa precisa atingir um público mais específico? Quer melhorar a reputação da sua marca? Deseja recompensar seus clientes leais? Definir objetivos permite que a sua empresa busque parcerias que tenham esses pontos em comum.

2. Pense como seu cliente

Ter o cliente como o centro de todas as decisões da sua empresa também é vital para uma estratégia de co-marketing. Que marcas irão interagir melhor com a sua base de clientes? Quais empresas complementam a sua marca? Após responder a essas perguntas é possível montar uma estratégia mais bem focada no público que se deseja atingir.

3. Seja fiel à sua marca

As colaborações de co-marketing mais eficazes são aquelas em que as marcas envolvidas genuinamente trabalham bem em conjunto: quando se tem uma causa em comum e valores correspondentes, as marcas se complementam e naturalmente caminham para um relacionamento bem-sucedido.

Em resumo, o co-marketing é um recurso poderoso para gerar mais leads para o seu negócio. Os benefícios podem ir além e inclusive impactar positivamente os custos operacionais da sua empresa. Exemplos bem-sucedidos no mercado não faltam para comprovar a eficácia dessa prática. Porém, para gerar os resultados esperados, é importante traçar uma estratégia adequada à sua persona e estabelecer previamente objetivos, tudo isso sem jamais perder de vista os valores da sua marca.

Para obter resultados melhores ainda para a sua empresa, veja estes quatro casos de sucesso de efetividade na comunicação e se inspire!

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