[INSIGHT 2018] Campanhas pagas: porque seus resultados não chegaram?

[INSIGHT 2018] Campanhas pagas: porque seus resultados não chegaram?

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  • 22 de dezembro de 2017

Esse post faz parte da nossa série de INSIGHTS 2018. Vale dar uma conferida nos outros conteúdos ;)

Quando falamos de tráfego pago existe uma série de práticas que podem contribuir positiva e negativamente para o desempenho das campanhas. Neste artigo irei abordar algumas delas e como é possível otimizar suas campanhas para transformar 2018 no ano dos resultados!

Segmentação de campanhas

A segmentação é um dos elementos mais importantes para uma campanha de tráfego pago, independente dos canais usados; segmentar é o caminho para entregar o anúncio para o público certo.

Não tente alcançar todo mundo, tenha um foco na persona do anúncio. Use bases de dados segmentadas. Se você usa RD Station, extraia o máximo de informação que possa te ajudar a entender o público e seu comportamento.

Explore os criativos

É importante entender que só ativar a campanha não garante resultado. Fique atento ao formato do anúncio e as regras de utilização de imagens. Além de garantir que seu anúncio esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo canal, é imprescindível explorar vários formatos e entender o que impacta de maneira mais eficiente.

Faça uma promessa que resolva a dor, use um criativo que entregue valor, uma mensagem que chame a atenção do público. O encante e pinte o quadro do prazer. Faça com que ele sinta necessidade de saber mais, tenha curiosidade.

Seja específico, afunile as informações. Fale diretamente com o seu público, faça com que ele entenda que é com ele que você está falando. Imagine um cenário em que você está com um target em mãos, mas textualmente no anúncio você fala de maneira impessoal.

Faça análises constantes, diárias

Mais importante que os itens que já foram citados é a análise. Acompanhar constantemente os detalhes das campanhas, ter insights dos próximos passos. Entender o que tem funcionado, o que é necessário otimizar. Assim é possível identificar se é preciso renovar o copy dos anúncios, mudar a segmentação, criativos e mais.

Além de fazer essas análises manualmente existem também ferramentas que auxiliam na tomada de decisão. Trazendo uma riqueza de informações e sugestões dos caminhos a seguir.

Otimização de campanhas

Depois de analisar é necessário agir e otimizar seus anúncios com base nas informações obtidas. Testar o que funciona para a sua audiência, mudar constantemente e não apostar todas as suas fichas em apenas uma campanha. Faça testes, entenda o que realmente funciona. E não é só quantidade. A qualidade é sempre mais importante.

Imagine um cenário com duas campanhas. Uma gera metade dos leads com o dobro do investimento, você manteria essa campanha ativa? Minha resposta é: “depende”. É necessário entender além dos números e do investimento. Precisamos ir na camada de negócio e entender se quem está recebendo esses leads, entender sua qualificação. Se o conjunto que julgamos mais caro estiver gerando os leads mais qualificados e isso fizer sentido para o negócio porque não continuar?

Canais e testes

Em qual canal investir? Porque escolher apenas um canal? Não é necessário investir em apenas um canal. Testar canais, assim como a segmentação, copy e criativos, fazem parte do percurso. Claro que um dos canais pode se mostrar mais efetivo para um nicho de negócio ou para um momento da jornada.

Explore o máximo que cada canal pode te oferecer de formatos e segmentação. Teste muito e entenda além dos números, análise a qualificação e tome a decisão. Estar em mais de um canal pode ser a melhor opção. Mas para ter certeza é preciso testar.

Protegendo seu dinheiro

Não existe uma receita para que as campanhas alcance o resultado esperado. Mas seguir as boas práticas é o melhor caminho alcançar o nosso objetivo maior: gerar os melhores resultados com a menor verba possível. Essa é uma meta que se renova todos os anos e não será diferente em 2018!

* No próximo conteúdo, vamos falar sobre design para conversão!

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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