Bêabá do marketing digital: um glossário com os termos que você precisa conhecer

Bêabá do marketing digital: um glossário com os termos que você precisa conhecer

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  • 15 de dezembro de 2016

É novo em marketing digital e está completamente perdido com a infinidade de termos, siglas e expressões que tem se deparado em suas pesquisas? Não se preocupe, preparamos um glossário com os principais conceitos de Marketing Digital que todo profissional precisa conhecer! Confira:

1. AIDA

Abreviação de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É importante para entender o principal conceito de Inbound Marketing e faz alusão à jornada cognitiva do consumidor, que vai desde a atração de um produto ou serviço até a conclusão da compra. O conceito é bastante importante para quem trabalha com marketing digital, já que o design da página/site deve levar em conta cada um dos passos.

2. Anchor Text

É o texto de um link para outro site ou página. Também é utilizado para otimização já que os mecanismos de buscas utilizam o Anchor Text para entender o destino do link.

3. B2B

Sigla para Business to Business. O termo B2B refere-se a uma empresa que vende seus produtos ou serviços para outras empresas.

4. B2C

Sigla para Bussiness to Consumers. B2C diz respeito a uma empresa que vende os seus produtos ou serviços diretamente para o cliente final.

5. Leads

O Lead é um cliente em potencial. Por exemplo, quando um usuário preenche um formulário ou cadastro deixando os seus dados pessoais para contato em um determinado site, significa que ele mostrou interesse por algum conteúdo que a empresa oferece, o que o caracteriza como um lead.

6. ToFu

Top of the Funnel ou Topo do Funil. Diz respeito à etapa inicial do processo de venda. Sua função é de introduzir ou apresentar ao visitante os valores da empresa/produto e transformá-lo em lead.

7. MoFu

Middle of Funnel ou Meio do Funil. Equivale à etapa intermediária do processo de venda, onde as ações são focadas em fortalecer a credibilidade da empresa e otimizar o seu relacionamento com o cliente potencial, fazendo com que ele avance na jornada de compra.

8. BoFu

Bottom of the funnel ou Fundo de Funil. Designa a etapa onde o lead está próximo de se tornar um cliente, ou seja, a etapa final do processo de venda. As estratégias utilizadas no Fundo de Funil devem ser objetivas, mostrando ao cliente qual decisão de compra é a melhor para a sua necessidade.

9. CAC

Custo de Aquisição de Cliente, como o próprio termo já sugere, é uma das métricas mais significativas para as empresas, pois é utilizada para calcular o quanto se está investindo para conquistar cada novo cliente. Indispensável para calcular e definir o orçamento das ações de marketing.

10. CRM

Customer Relationship Management ou Gerenciamento de relacionamento com clientes. Geralmente a sigla CRM é empregada para denominar softwares que oferecem serviços de gestão de relacionamento com os seus clientes, através da administração e armazenamento de dados e informações como: conversas, reuniões, agendas, contatos etc. Também é uma estratégia de negócio focada no cliente.

11. CPC

Custo por clique. A sigla remete a um modelo de publicidade realizado pela internet, no qual o anunciante paga por cada clique que os usuários fizerem em seu anúncio.

12. CPA

Custo por aquisição. É um método de cobrança semelhante ao CPC, mas com foco no pagamento apenas quando o objetivo da campanha é alcançado, seja ele uma venda, um formulário preenchido, a visualização de um vídeo ou qualquer outra meta.

13. CRO

Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se das estratégias adotadas para otimizar o percentual de usuários que se converteram no seu site, sem necessariamente aumentar o número de visitas. Ou seja, extrair melhores resultados do tráfego que o seu site já tem.

14. CTA

Também conhecido como Call to Action ou Chamada para Ação, em português. São mensagens ou comandos que incentivam o usuário a executar uma determinada ação no site de uma empresa. Geralmente, constam em links em blog posts, banners, landing pages e botões. As mensagens costumam ser imperativos como “Clique”; “Compre”; “Baixe”; “Confira” e refletem algum gatilho direcionado a persona.

15. CTR

Click Through Rate. O termo designa a divisão entre o número de cliques e o número de visualizações em um anúncio exibido em variadas plataformas, como Facebook, Google, Linkedin etc. O CTR é importante para avaliar o desempenho do anúncio, mostrando se ele precisa ser otimizado para que a sua taxa de aprovação seja elevada.

16. Growth Hacker

É o profissional que tem como principal objetivo tomar decisões focadas no rápido crescimento através da aquisição de clientes. Suas decisões são baseadas em dados demográficos e comportamentais; ele usa criatividade para encontrar soluções criativas e inovadoras sem comprometer tanto os recursos financeiros.

17. Inbound Sales

São as ações utilizadas para que os usuários possam encontrar a empresa de forma mais natural em suas buscas. O Inbound Sales é um processo de vendas que acontece prioritariamente dentro de casa para Leads gerados, qualificados e preparados para comprar pelo Marketing Digital. Ele busca reunir conhecimentos do universo digital, processos e tecnologias para alinhar as etapas de vendas e marketing com o ciclo de compra habitual dos consumidores, tornando as abordagens dos vendedores muito mais eficientes.

18. KPI

Sigla para Key Perfomance Indicators ou Indicadores Chave de Desempenho, métricas usadas para medir o desempenho de suas ações de marketing para alcançar uma meta determinada, ou seja, medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

19. Landing Page

Normalmente, representa a página de entrada em um site. Mas, em marketing digital, as landing pages são as páginas de entrada que possuem a intenção de conduzir o usuário a realizar uma ação específica. Atualmente, a maioria dos sites têm utilizado landing pages para converter leads através de formulários de cadastros.

20. Lead Scoring

O Lead Scoring é uma tática de qualificar e priorizar os Leads automaticamente e identificar aqueles que estão mais prontos para a compra, se são qualificados ou não.

21. Link Building

É a estratégia de criar links externos para um determinado site. A finalidade é tornar este mesmo site mais relevante perante os mecanismos de busca, melhorar o ranqueamento nas pesquisas orgânicas e também gerar tráfego.

22. Pagerank

É o algoritmo de avaliação utilizado pelo Google para classificar a relevância dos sites em uma escala de 0 a 10. É o que determina qual será a posição de um site mediante uma busca por determinada palavra-chave.

23. Meta Descrição

É o texto que apresenta de forma resumida qual o conteúdo do site ou de uma página específica nos resultados de busca no Google. Não possui utilidade para otimizar a posição do site no Page Rank, mas pode ser utilizada como estratégia para atrair mais visitantes.

24. Remarketing

É a exibição de um determinado anúncio logo após a visita de um site. Por exemplo, depois de visitar um site de um produto ou serviço, você verá banners com anúncios deste produto ou serviço em outros sites que acessar posteriormente.

25. ROI

Retorno sobre Investimento, expresso em uma fórmula aplicada para mensurar a rentabilidade de investimentos em campanhas de marketing digital, a fim de adotar as melhores práticas para otimizar estes resultados. Um ROI positivo significa que a campanha está gerando lucro para a empresa. Quando ele é negativo, representa prejuízo.

26. SEM

Search Engine Marketing é um conjunto de ações e estratégias de marketing que visam promover um determinado site de forma que ele tenha um melhor ranqueamento entre os resultados dos mecanismos de buscas.

27. SEO

É a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização de Ferramenta de Busca em português. Representa as técnicas utilizadas para otimizar a classificação de um site nas pesquisas orgânicas nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, etc). É uma estratégia para melhorar os resultados e a visibilidade do site, alcançando mais usuários que buscam por um determinado tema, produto ou serviço.

28. Sitemap

É um arquivo no formato .XML que contém uma lista com as URLs do site. Como o nome já sugere, atua exatamente como um mapa que irá guiar os robôs dos mecanismos de buscas ou usuários durante a navegação, para que possam encontrar as páginas mais relevantes do site.

29. Web Analytics

A expressão é usada para classificar as ações de mensuração, análise e coleta de dados na internet com o intuito de otimizar a experiência de navegação dos usuários, melhorando os resultados de suas ações de marketing no site ou em outras mídias digitais.

Esperamos que este glossário de marketing digital seja uma boa fonte de referência para você. Salve este link e volte a consultar os termos sempre que necessário.

Agora que você já conhece o vocabulário básico, descubra as 26 ferramentas indispensáveis para o profissional de marketing que quer se destacar.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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